Gravity Chase


Fãs de Wipeout? Se o género de naves em pistas curtas com armas e velocidade mais confusão vos agrada, este é um jogo que pode agradar alguns dos leitores, mas estará à altura das expectativas?


Gravity Chase é isso mesmo, um jogo de corridas que desafia a gravidade, e tanto pode ser jogado a solo, como em multiplayer com o ecrã dividido para 2 ou até 4 jogadores. Os modos de jogo disponíveis são o Arcade para jogar a solo e sem armas, sendo puramente para corridas, já o modo combate serve para correr com as armas disponíveis, o que é sempre mais divertido e aqui não é de todo exceção. Por fim, o Eliminator que irá destruir o jogador que vai em último lugar de 30 em 30 segundos, uma espécie de battle royale nas corridas por assim dizer.

Os jogadores têm à escolha 10 naves que podem ser personalizadas, cada uma delas com as suas características, umas mais velozes outras com melhor controlo como também as que são mais resistentes a danos, no entanto a jogabilidade de Gravity Chase não é algo satisfatório e o jogador terá uma certa dificuldade em se habituar a controlar, a nave estará a rodopiar para os lados vezes sem conta e de forma frustrante, sendo este o pior aspeto do jogo.

 

A banda sonora é boa mas nada que agarre o jogador como em outros jogos acontece, além de que o botões para as ações são bastante confusos e tudo podia ter sido mapeado de forma bem mais simples e acessível, algo que na minha opinião ficou bastante mal. São 16 pistas mas todas são percorridas de forma igual, têm no chão armadilhas e painéis de velocidade, como é costume nos jogos do género. Alguns dos itens que podem ser recolhidos são munições para as armas e escudos para bloquear os danos, além dos itens de velocidade.

De referir que Gravity Chase pode tornar-se repetitivo, após conhecer as pistas, pois é apenas realizar corridas sem qualquer emoção e agir de forma natural nas curvas sem atingir qualquer painel vermelho e vencer a corrida. Não há sequer um botão que seja utilizado para olhar para trás, os triggers de RB e LB servem apenas para ligar e desligar as músicas como alterar a faixa, com tantos botões disponíveis, existem opções dos desenvolvedores que não se entendem.

 
Sabemos que se trata de um indie mas um bom exemplo é Pacer, que foi analisado recentemente aqui no Meus Jogos e é do mesmo género, no qual foi bem aproveitada a herança de Wipeout. Gravity Chase tenta de alguma forma se misturar com Wipeout e F-Zero mas falha e torna-se apenas num razoável jogo de corridas de naves espaciais.


É um jogo básico, simples e que requer algum treino, numa promoção no caso de gostarem, é uma boa opção, mas os modos não são muitos e a originalidade como o vazio das pistas não é algo que esteja a favor de Gravity Chase, seria necessário algo mais para ser um jogo do género competente e proveitoso.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox, gentilmente cedido pela Repixel8

Latest in Sports