Chicory: A Colorful Tale


Inspirado nos livros de colorir, Chicory é um jogo que nos leva a um mundo muito especial, cujas cores e ilustrações dependem de uma importante pintora, equipada com um mágico pincel. Um indie vindo de uma pequena equipa, mas que traz consigo uma grande história para pequenos e graúdos.

Chicory: A Colorful Tale passa-se num mundo de piqueniques, no qual todas as personagens têm o nome de uma comida, ou um ingrediente. A história, porém, nada tem a ver com isso, colocando-nos no papel de uma cadelinha sonhadora, que trabalha como empregada de limpeza da grande Pintora, pela qual tem uma grande admiração. Afinal, ela é a responsável pela forma como o mundo é tão colorido! Tudo parecia estar bem até ao dia em que, misteriosamente, tanto as cores do mundo como a pintora desaparecem, ficando só o pincel. O que terá acontecido? Será esta a grande oportunidade para a protagonista começar a pintar?


Pintar, pintar e pintar. Este é um jogo de aventura cujas mecânicas assentam na ideia de pintar, trazendo de volta a alegria a um mundo que ficou a preto e branco, em busca do que possa ter sido a causa do problema. O pincel, que na Nintendo Switch tanto pode ser controlado através do analógico como com os movimentos do Joy-Con, permite colorir livremente com 4 cores distintas (que irão variar com os cenários), ou apagar de forma a corrigir algum engano. Ao pintar, tanto as personagens como vários tipos de objetos irão reagir das mais variadas formas, o que dá origem a uma série de puzzles bastante criativos.

Conforme se vai avançando, tanto o pincel como a pintora vão adquirindo novas habilidades, que enriquecem bastante toda a jogabilidade. Do lado do pincel, vão sendo obtidos novos padrões e até a possibilidade de personalizar a palete de cores, puxando pela criatividade dos jogadores, enquanto que a personagem ganha novos poderes ligados às tintas, podendo por exemplo "mergulhar" nas cores para se deslocar mais depressa. Isto para dizer que, ao contrário do que possa parecer à primeira vista, este jogo consegue ter bastante complexidade, sem perder a sua acessibilidade para os mais pequenos.


A surpresa é, aliás, uma das grandes caraterísticas deste jogo. Aquilo que ao início parece um mero pretexto para se começar a jogar, acaba por se revelar com uma história bem mais profunda sobre temas bastante importantes, como a autoestima, as inseguranças e, acima de tudo, o poder da amizade. Os cenários, à primeira vista simples, estão recheados de caminhos secretos e interligações entre eles, muitos dos quais só se tornam percetíveis depois de pintar, por exemplo. E mesmo sendo este um jogo sem lutas ou inimigos, existem alguns perigos e até mesmo "bosses" que terão de ser derrotados com o pincel!

Pelo meio, há imensos conteúdos opcionais, incluindo desafios e colecionáveis para encontrar. Uma das missões mais impressionantes está relacionada com uma escola de pintura que se encontra ainda numa fase inicial da história. Aqui, é possível ter "aulas" de pintura, onde a professora apresenta um tema e ilustração para se tentar recriar. Com uma ferramenta básica como é o pincel deste jogo, com apenas 3 tamanhos e uma seleção muito limitada de cores, os developers não procuram ter aqui uma ferramenta de pintura "a sério", mas conseguiram algo realmente bom na avaliação da professora: ao concluir o desenho, esta irá reconhecer se foram usadas cores mais ou menos animadas, traços direitinhos ou mais abstratos, e até dissertar sobre a obra em si, como faria um apreciador de arte na vida real. Fantástico, mesmo, e incentiva a regressar às aulas para pintar!


Com uma duração aproximada de 10h, sem contar com os conteúdos opcionais, Chicory é um jogo que tem tudo para encantar tanto os mais pequenos, como os próprios pais. Também por isso mesmo, o jogo inclui desde o início a possibilidade de jogar a dois, com um segundo pincel para colorir este adorável mundo de animais antropomórficos.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Finji.

Latest in Sports