God of War (PC)
Começo por este segundo ponto. A história de Kratos e Atreus, uma aventura de pai e filho pelos reinos da mitologia nórdica, enfrentando todo um conjunto de desafios e lutando contra das mais banais criaturas a deuses que querem pôr um fim à demanda. A história é imensamente rica e surpreende-nos emocionalmente, vendo Kratos muito além do brutamontes sedente de sangue e guerra, como era visto até então.
Já conhecendo todas as surpresas e reviravoltas, tal como os eventos que me esperavam nos momentos que me esperavam, não deixa de ser impressionante como a história e todas as personagens foram cuidadas. Kratos evolui imenso durante as várias horas de jogo, mesmo quando nos focamos apenas na aventura principal, mas é Atreus quem mais cresce e, tendo conhecido o seu percurso na história, foi bastante curioso começar de novo, compará-lo então como o vi no final da aventura, e assistir novamente ao seu amadurecimento.
São muitos os desafios pela frente, puzzles simples, mas que nos deixam a pensar: alguns deles, mesmo já os conhecendo, deixaram-me a pensar o que raio tinha eu de fazer. Mesmo se olharmos apenas para a aventura principal, temos imenso para explorar e, em vários momentos, é Atreus que nos pergunta se podemos explorar novas zonas que aparecem no decorrer do jogo. Este é um dos pontos onde o jogo brilha, não é uma aventura open-world mas todas as zonas oferecem missões secundárias que enriquecem imenso o(s) mundo(s) do jogo e, o que ainda me dá gozo, é não ter quebras ou loadings quando decido explorar caminhos e desviar da missão principal. Mesmo sabendo o que me esperava, há todo um leque de missões que queria visitar novamente, que me deixaram novamente espantado.
Assim de forma geral, se têm uma PlayStation 4 ou 5, ou agora também PC, God of War é um daqueles jogos que considero obrigatórios para qualquer fã de jogos de ação, que procurem uma boa narrativa e, sem qualquer dúvida, para todos os fãs de mitologia ou contos fantásticos. Foi um jogo que me deu um gozo tremendo voltar a jogar, que mesmo com jogos que me vão ocupar bastante tempo nos próximos tempos, quero regressar de vez em quando, nem que seja para completar mais uma missão, conseguir determinado equipamento e, quem sabe, explorar o New Game Plus! Por último fico ainda com boas expectativas para as próximas adaptações de jogos PlayStation a serem lançados no PC, e temos aí a coleção Uncharted: Legacy of Thieves este ano.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela SIEE.