Windjammers 2


A Dotemu tem vindo a realizar excelentes trabalhos nestes últimos tempos, e as suas adaptações de velhos clássicos tem sido executada de forma brilhante. Basta falarmos do belíssimo Streets of Rage 4 e o Wonder Boy, por exemplo, mas hoje falamos do espetacular Windjammers que vê agora uma sequela chegar depois de 20 e tal anos.


O original foi um puro clássico, mas curiosamente não é tão famoso assim, isto porque depende das gerações que o jogaram na altura. Windjammers é um jogo extremamente especial, pode-se dizer que é o Virtua Tennis dos bons velhos tempos, completamente viciante, especialmente a dois, uma dificuldade acentuada, mas estupidamente simples, é um mimo para veteranos e amadores. Agora, chega-nos este novo Windjammers 2.

Antes de começar, apesar de toda a sua simplicidade no que diz respeito à jogabilidade, convém o jogador espreitar no menu inicial o “How to Play”, é importante ter noção daquilo que é possível fazer, desde curvar o frisbee como usar ataques especiais ou atirar o frisbee no chão do adversário para ganhar pontos. No entanto, o objetivo principal é atirar o disco para a baliza do adversário, pode-se dizer que é uma espécie de ténis com balizas, tendo como alternativa atirar ao chão do adversário.


 
Os modos não são muitos mas são o suficiente, desde o modo online, arcade, multijogador local e claro as opções. Infelizmente, o How To Play está presente no menu, mas um tutorial jogável seria mais fácil para entender as mecânicas, coisa que não está incluída e que faz alguma diferença. Não há muito a dizer acerca dos modos, já que no online temos o quick match e ranked match, os outros são como em qualquer outro jogo, o importante é jogar e ter a máxima diversão, que é o que Windjammers 2 apresenta e bem.

No modo Arcade há a escolha da dificuldade entre easy, normal e hard, mas pode-se desde já afirmar que não é fácil chegar ao fim no modo normal. Embora se consiga obter créditos conforme a prestação de cada partida, ainda assim, é preciso trabalhar bem os dedos e escolher o personagem que mais se adequa ao estilo que pretendem adotar.

Se uns personagens têm mais força, outros vão ter mais velocidade, estes são apenas os dois aspetos a ter em conta, existem algumas nacionalidades e infelizmente, Portugal não está representado, neste caso temos um “irmão brasileiro” de nome Jao Raposa a representar a língua lusa durante o jogo, o que é um detalhe espetacular. A personagem japonesa Hiromi Mita já faz parte do primeiro jogo e faz o seu regresso nesta sequela. Neste caso, acreditamos que o jogador deva escolher a personagem que faça mais o seu estilo de jogo e não a sua nacionalidade.

  
O modo Arcade conta com alguns níveis e entre eles, existem os bónus que são bastante engraçados e é algo que já existia no primeiro jogo. O mais memorável é o lançamento do Frisbee na praia e o cão a perseguir para apanhar o Frisbee o mais longe possível, desviando-se de obstáculos na areia, pessoas em pé e deitadas nas suas toalhas, é simplesmente genial.

É necessário referir que para além dos truques básicos a executar com facilidade, existe uma barra que conforme vão jogando, irá aumentar até que possa ser executado o truque especial, no qual todos os personagens têm um característico, nenhum terá um igual, são os ataques de signature de cada um deles, é preciso conhecer bem os personagens para ser possível contra atacar.

Outros dois aspetos importantes a referir são a banda sonora e o grafismo, ambos aspetos com uma qualidade incrível, a Dotemu consegue adaptar sempre de forma inigualável esses elementos, atenção ao detalhe gráfico que está semelhante a Streets of Rage 4, no qual as personagens e os cenários foram todos desenhados à mão, coloridos e vivaços totalmente adaptados aos dias de hoje.

Claro que os modos que vão agarrar o jogador são mesmo o online e o multijogador local, sinceramente, este é um jogo imperdível e qualquer que seja o jogador, independentemente dos géneros de jogos que mais gosta, Windjammers 2 é um título para todos, que vai agarrar todos e que vai deliciar todos, o que significa que é um título a ter em conta na coleção.


Podendo ser jogado a solo, online, local, Windjammers 2 é um dos grandes jogos do ano que deixará muitos jogadores fascinados. A jogabilidade simples e viciante, os truques especiais que podem ser executados, partidas rápidas que se podem realizar, é impressionante como algo tão “básico” consegue ser tão brilhante e marcante. Se a diversão é o objetivo número 1 de qualquer jogo, Windjammers 2 transpira a palavra: divertimento! Por fim, gostaríamos de sublinhar que Windjammers 2 está disponível desde o dia de lançamento no serviço Game Pass da Microsoft.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox, gentilmente cedido pela Dotemu.

Latest in Sports