Jogos que joguei em Dezembro 2021

 

Artigo escrito por Bruno Maciel.

Olá a todos,

Mais um mês passou e vários jogos foram à mesa. Dezembro é, por norma, um bom mês no que toca à quantidade de partidas jogadas, aproveitando as pausas festivas para colocar o hobby a rolar sobre rodas.

Vou mencionar 5 dos jogos que joguei neste mês e "spoiler alert", alguns desses jogos poderão ou não fazer parte do meu top 5 de jogos favoritos de sempre!


5- RAILROAD INK


O Railroad Ink é um Roll & Write, bastante simples nas regras, mas que nos obriga a tomar decisões interessantes e que, com o passar do tempo, se torna um puzzle muito desafiante.
Tem uma duração curta e é um jogo ideal para começar ou acabar a noite. É daqueles que se pode levar com leveza, sem queimar muitos neurónios e que qualquer um pode jogar, desde o mais inexperiente dos jogadores aos mais "gamers".


Sendo eu um entusiasta deste tipo de jogos, este ficará na coleção. Não me desiludiu, apesar de não estar no topo desta classe de jogos.


4- CUBIRDS


Fui introduzido a este jogo já no final do mês e serviu para finalizar uma "game night". Fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade do mesmo! Mais uma vez, é um jogo muito simples de ensinar e aprender, mas tem alguns "twists" interessantes que o tornam mais cerebral do que o comum dos "fillers" que inundam o mercado.


É um Set Collection, em que na nossa vez de jogar temos de libertar uma ou mais cartas do mesmo tipo de ave, colocá-las na extremidade de uma das filas para ir buscar outras cartas (que estão no meio). A ideia é fazer conjuntos de aves do mesmo tipo, até atingir um dos critérios de vitória.
Foi divertido, intenso e que deu mais que pensar do que inicialmente esperava. Ainda assim, é extremamente rápido!

3- FURNACE


Furnace era um dos jogos que mais aguardava do ano passado e gostei. É um jogo simples, em que tomamos o lugar de um capitalista industrial que adquire empresas/fábricas e tenta criar sinergias entre elas para que estas consigam produzir e gerar dinheiro, que é o critério de vitória neste jogo.


Inova com uma mecânica curiosa! Os jogadores entram num leilão pela aquisição das cartas (fábricas) e para isso tem 4 discos disponíveis, numerados de 1 a 4. Para adquirirem estas fábricas deverão colocar o disco mais alto em determinada carta. No entanto, se não ganharem esse leilão, terão uma compensação de produção baseado no valor do disco lá colocado.
O jogo vale por este mecânica. É sobretudo um construtor de engenho, em que à medida que o tempo passa, o sistema começa a produzir mais e com maior rapidez.
Apesar de ter gostado, não foi unânime na sessão inicial...


2- PAX PAMIR (2nd EDITION)


Se até aqui os jogos que mencionei eram simples, este não o é. Pax Pamir (2nd Ed) é para alguns um jogo de culto, para outros um "monstro de 7 cabeças" que intimida pela reputação que tem.

Ora bem, o jogo não é assim tão pesado quanto isso. Sim, tem várias regras e regras dentro de outras regras, mas é bastante fluído e as mecânicas fazem sentido tematicamente, o que o torna bem mais intuitivo do que muitas pessoas possam pensar.


Neste jogo, estaremos no meio de uma crise política afegã, baseada em factos reais, e estaremos a disputar regiões com o apoio de alguns países europeus com interesses na área. Russos, ingleses e nacionalistas digladiam-se em batalhas, jogos de bastidores, intriga e política. 
É elegante, intuitivo e surpreendentemente rápido. Uma partida tanto pode durar cerca de meia hora como perto de 90 min. 
Nota altíssima para um jogo que os curiosos não deverão temer em experimentar!


1- ARK NOVA


Um dos jogos mais esperados do ano de 2021 chegou inesperadamente, já que as previsões apontavam para Março de 2022 e que rica surpresa! Vamos diretamente ao assunto... substitui o famigerado Terraforming Mars? Não, porque haveria? Entendo a comparação por causa da forma como as cartas são jogadas, mas são 2 jogos completamente diferentes e podem perfeitamente coabitar na mesma coleção.


Mas... para mim, Ark Nova é melhor! É apenas uma opinião pessoal, mas é melhor em larga escala! Sim, estou enamorado com o jogo e após 5/6 partidas realizadas posso dizer que está no meu top5 de jogos de sempre e nem sei se não estará perto de destronar o meu querido Dominant Species.
Bem... falemos do jogo! A premissa é: somos donos de um zoo e é isso que estamos a construir... um zoo! Iremos construir espaços para os animais habitarem, edifícios de apoio, entretenimento e informativos, tal como um zoo real. Iremos comprar animais para colocar nesses espaços que já construímos e alguns deles requerem determinados requisitos.


Iremos formar parcerias com alguns continentes que nos garantirão alguns benefícios ao adquirir animais dessas regiões e algo que acho genial no jogo foi a preocupação com a conservação das espécies. Existe mesmo um tabuleiro e parte do jogo dedicada a projetos de conservação!
É relativamente pesado, mas com regras tematicamente bem integradas. Tem um sistema de pontuação bastante interessante e que nos obriga a um equilíbrio estratégico. É longo e obriga a vários jogos para dominar o sistema. Com experiência torna-se um jogo bem mais rápido, mas ainda assim... não sinto o tempo a passar. 

Apesar de na primeira partida a 2, o jogo ter demorado cerca de 3h, posso dizer agora que as últimas 3 partidas a 3, não demoraram mais que 90min.
É o meu jogo do ano, de longe! E talvez de sempre...

Latest in Sports