Overboss

Artigo escrito por Catarina Gonçalves.

Overboss

Overboss tem como cenário o mundo retro inspirado no best-seller Boss Monster da Brotherwise Games (que recentemente lançaram a campanha de kickstarter para o seu mais recente jogo Call to Adventure - Epic Origins), mas consegue criar uma experiência completamente nova. Isto porque, em Overboss, toda a história dá uma verdadeira reviravolta: o Boss Monster deixa de ser o vilão e passa a ser assaltado pelos próprios "heróis", na sua própria casa! 

Este é um jogo desenhado por Aaron Mesburne e Kevin Russ, que combina desenho, coleção de cenários e colocação de peças. Pode ser jogado entre 1 a 5 jogadores com mais de 8 anos e tem a duração média de 20-30 minutos. 

Todos os participantes vão assumir o papel de Boss Monsters e lutar para criar o mapa com maior poder para conseguirem ser o chefe supremo e conquistar o overworld. Para isso, vão construir mapas com florestas, pântanos, cavernas, acampamentos, cemitérios, entradas de masmorras e mais uma série de paisagens vibrantes.



Em cada turno, os jogadores, incorporando o papel de Boss Monsters, vão escolher e colocar fichas de terreno e fichas de monstro, lutando pelo poder, sendo que a pontuação do poder é conseguida através dos ladrilhos no mapa e dos tokens de monstro, dispostos sobre esses ladrilhos. No entanto, cada tipo de terreno tem um valor de pontos diferente e o jogador terá de construir a sua masmorra com atenção. 

Dito assim até parece fácil, não é? O problema é que, como não podia deixar de ser, todos os jogadores estarão a competir com os outros boss monsters não só pelos melhores terrenos, mas também pelos melhores monstros do mercado. Por isso, os jogadores devem conseguir equilibrar o posicionamento ideal, definir valores e interromper os conjuntos dos seus adversários. 

É um jogo que nos leva muito, a nível gráfico, de volta aos videojogos Retro que todos adoramos, isso é um elemento incrivelmente presente e positivo em toda a experiência do jogo e, se prestarem atenção, vão encontrar fantásticas referências subtis e até mesmo muito humor inserido nestes elementos visuais do jogo, que são especialmente deliciosos para os amantes de Retro Gaming, mas que podem passar despercebidos para os restantes "muggles", que não são tão sensíveis a essa magia. Apesar de simples do ponto de vista de regras e mecânicas, o jogo tem uma profundidade estratégica muito interessante e imensa interação entre os jogadores, que não vai desiludir nenhum gamer que decida dar-lhe uma oportunidade.


Avaliação D.I.C.E.

Dinâmica 

Overboss combina a interação com os outros jogadores com os diversos elementos e mecanismos do jogo. A grande variedade de peças, os diferentes métodos de pontuação e as diferentes modalidades de jogo tornam o jogo bastante dinâmico. No entanto, é mais dinâmico a partir de três jogadores.

                                             

Integração temática

Overboss é um jogo que tem espaço no mesmo universo que o anterior jogo Boss Monster, pelo que o tema é o mesmo. Para quem conhece e gostou de Boss Monster, provavelmente terá bastante curiosidade em experimentar também este, e terá um gosto especial em fazê-lo, mas mesmo para quem não conhece, é fácil e divertido compreender a integração temática de Overboss. 

                                            

Complexidade 

Overboss é um jogo simples e rápido de jogar. A mecânica não é complexa e, por isso, torna-se muito fácil aprender e ensinar as regras. Se jogado em modo solo, existem seis níveis diferentes de dificuldade, o que aumenta a complexidade do jogo, mas nunca em demasia.

                                            

Entretenimento, Design e Arte 

Para quem está familiarizado com o tema do jogo, Overboss apresenta um design e um entretenimento muito bons. Mas mesmo para quem não está, é impossível não vibrar com as diferentes cores, peças e toda a arte em si. A arte retro do jogo faz lembrar os videojogos de antigamente, e as cores das peças são vibrantes e específicas para cada tipo de terreno, sendo mais fácil identificá-las. 

Outro aspeto muito positivo e que marca a diferença é o facto de, para além do livro de instruções, existir também um guia de início rápido, que facilita bastante o esclarecimento de algumas dúvidas durante o decorrer do jogo. O próprio design do livro de instruções e do guia de início é muito bom, com cores fortes, esquemas simples e letras grandes, o que aumenta ainda mais a vontade de o experimentar. 

                                            


Considerações Finais

Em resumo, Overboss é um jogo fácil e simples tanto de aprender como de ensinar, pelo que é uma ótima opção para quando se está em grupo entre amigos e/ou familiares. Para além disso, como é um jogo relativamente rápido de jogar, é também uma boa escolha para quando o tempo não é muito. 

É um jogo com várias vertentes, sendo possível jogar a versão "curta" ou "longa", e ainda o modo campanha solo, com diferentes níveis de dificuldade. É possível perceber que os criadores do jogo tiveram a preocupação de tornar o jogo o mais versátil possível. No entanto, julgo que se torna mais divertido quando estão pelo menos três participantes em jogo. 

Por fim, a arte retro do jogo e o tema em si são dois aspetos que cativam muito e que prendem a atenção do jogador. Em suma, é um jogo fácil de aprender, e uma boa opção para se jogar quando não existe muito tempo disponível. 

                                  


Latest in Sports