WORDLE

Isto é... um videojogo? Eis Wordle, um quebra-cabeças que se tornou viral e com um elevado rácio de transmissão, mas neste caso com sintomas bastante positivos.

Há pouco mais de uma semana, umas publicações estranhas com quadrados coloridos começaram a aparecer, esporadicamente, na minha feed das redes sociais. A acompanhar, apenas uma palavra "Wordle" mais uns números... e a curiosidade foi mais forte do que eu. Mas um que se juntou aos milhares de jogadores em todo o mundo. Segundo o The New York Times, o jogo inicialmente lançado em outubro de 2021, contava com apenas 90 jogadores em novembro, mas a 2 de janeiro de 2022 contava já com 300 mil jogadores por dia - um número que, facilmente, continua neste momento a crescer.

Mas de que se trata este jogo? O conceito do Wordle é bastante simples: tentar adivinhar, em Inglês, uma palavra de 5 caracteres em apenas 6 tentativas. Composto por uma grelha de 5x6, cada linha corresponde a uma tentativa e, ao submeter, os quadrados mudam de cor, dando uma de 3 informações:

  • Verde: a letra pertence à palavra e está no sítio certo
  • Amarelo: a letra pertence à palavra, mas não nesta posição
  • Cinzento: a letra não pertence à palavra

Conseguem adivinhar?

Na prática, o jogo utiliza uma mecânica bastante semelhante ao "Color Guess" / "Adivinha as Cores", onde se tenta adivinhar a posição de círculos coloridos numa linha, mas aqui em versão de texto, com todos os caracteres à disposição. Se por um lado, a variedade de caracteres aumenta bastante as possibilidades, o facto de terem de formar uma palavra aumenta as probabilidades. Com um limite de 6 tentativas, caso se falhe o jogo apresenta a resposta, não havendo assim possibilidade de tentar novamente até ao dia seguinte.

A própria limitação de apenas um desafio por dia acaba por contribuir para o "vício", criando uma pequena rotina mesmo à mão de semear, seja no browser do PC, ou do smartphone. O facto de ser um jogo em Inglês pode dificultar bastante os que não o tenham como língua primária, mas ao mesmo tempo incentiva a praticar e puxar pela cabeça a pensar em quais as palavras que podem funcionar (se não estiverem no dicionário, não contam como tentativa errada). Com o dia-a-dia, vão também surgindo estratégias próprias de cada jogador, como por exemplo palavras com muitas vogais para rapidamente reduzir as possibilidades.

Sendo um jogo gratuito e relativamente simples de implementar, é expectável que rapidamente surjam múltiplas versões e adaptações do Worlde. Já existe, até, uma versão em Português chamada "Termo", em term.ooo. Quanto ao original, basta aceder a powerlanguage.co.uk/wordle e experimentar!


Latest in Sports