O que esperar de Pokémon Legends: Arceus


Há muito tempo que não se via tanta expetativa e curiosidade em torno de um novo jogo da série Pokémon, como o que tem havido em torno do novo Pokémon Legends: Arceus, que chegará ainda este mês à Nintendo Switch. Mas o que poderão os jogadores esperar desta nova aventura?

A acompanhar o mais recente trailer do jogo, a The Pokémon Company fez uma apresentação à imprensa com o objetivo de dar a conhecer um pouco mais de como todo este jogo irá funcionar. Um jogo que, apesar de fugir ao formato habitual desta saga, está a ser desenvolvido internamente pela própria Game Freak.

Pokémon Legends: Arceus é um jogo single-player que nos leva aos primórdios da relação entre os humanos e as criaturas pokémon, numa região então conhecida pelo nome de Hisui. Uma ilha que, na realidade, é o passado da "atual" região de Sinnoh, e será facilmente reconhecida pelos jogadores dos novos Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl, até mesmo em algumas personagens que são antepassados de outras bem conhecidas em Sinnoh.


Aqui, os jogadores fazem parte da Galaxy Expedition Team, uma equipa que tem como objetivo investigar a região de Hisui, explorar os seus mistérios e catalogar os pokémon que lá residem, para criar aquele que será o primeiro Pokédex. Esta região encontra-se dividida por vários biomas e ecossistemas, com caraterísticas distintas entre si e habitados por diferentes pokémon, cujo aparecimento irá também variar conforme a meteorologia e até mesmo a hora do dia.

Há muito para explorar, mas é preciso ter também alguns cuidados, pois os pokémon selvagens podem ter vários comportamentos distintos. Umas criaturas serão indiferentes à presença do explorador, outras podem fugir ao mais pequeno movimento nas proximidades, e outras podem até mesmo atacar! Para os capturar, caso estejam distraídos, irá bastar atirar uma pokébola, mas caso eles estejam alerta, será necessário combater. Utilizar itens para os distrair, como atirar comida, também pode ajudar nas capturas, mas é preciso ter cuidado com os que atacam o jogador, pois caso ele fique demasiado ferido será derrotado e volta ao acampamento, perdendo boa parte dos itens que foi recolhendo.



Como os humanos chegaram à relativamente pouco tempo, Hisui conta com apenas uma pequena vila chamada Jubilife, que os jogadores irão ajudar a desenvolver. Aqui, há equipas dedicadas a várias pesquisas, como a saúde ou os minerais, por exemplo, e será dos seus quartéis que serão atribuídas as missões que permitem avançar com a história. Já os restantes NPCs que se vai encontrando irão apresentar diversos pedidos, que na prática funcionam como missões secundárias para as quais depois oferecem uma recompensa. É também nesta vila que se poderá aceder a um sistema de trocas entre jogadores, através do serviço Nintendo Switch Online.

Mas se o objetivo será catalogar todos os pokémon, o combate também não podia faltar. O jogo conta com um sistema de batalha completamente novo, que se caracteriza por ter dois estilos de ataque: Strong (forte) e Agile (ágil). Aqui, as batalhas ocorrem também por turnos, mas estes dependem totalmente dos estilos utilizados: ataques em modo Agile serão rápidos, apesar de não muito fortes, e podem até permitir atacar duas vezes seguidas; já os ataques Strong irão ser bastante poderosos, mas poderão deixar o pokémon vulnerável. Para ajudar com o planeamento e estratégia dos ataques e estilos, o jogo apresenta a sequência de turnos prevista para os ataques seguintes.

Além das criaturas comuns, existem ainda os Alpha Pokémon, que funcionam como uma espécie de "mini bosses" ao longo do jogo. Estas criaturas, maiores e mais poderosas que o habitual, são identificáveis pelos seus olhos vermelhos luminescentes, e trazem consigo um maior desafio em termos de estratégia.



O grande desafio, porém, virá numa outra categoria: os Noble Pokémon. Estes são pokémon especiais que aparecem em modo "frenzy", para os quais não bastará simplesmente atacar. Aliás, quando estão enraivecidos, o jogador terá de se esquivar dos ataques, enquanto lhe atira bálsamos baseados na comida preferida deles, até que finalmente baixem a defesa. Aí sim, está na hora de partir ao ataque, até que ele volte a ficar enraivecido, e assim sucessivamente até o derrotar.

Com lançamento previsto para 28 de janeiro, já falta pouco para que os treinadores se possam tornar exploradores desta vasta região de Hisui e, assim, começar mais uma jornada para "Apanhá-los todos!", em exclusivo para a Nintendo Switch. Até lá, podem assistir ao mais recente trailer aqui:


Latest in Sports