Shovel Knight Showdown


A tão aclamada aventura de Shovel Knight produzida e publicada pelos estúdios da Yacht Club Games, vê agora uma adaptação ao estilo Brawler do seu jogo de plataformas. Eis Shovel Knight Showdown, que tanto poderá ser adquirido de forma isolada, como incluído em Shovel Knight: Treasure Trove.

Neste título estão incluídas 16 personagens, separadas entre heróis e vilões. É possível até jogar-se com a Shield Knight e a Enchantress. Mas como é que um título com estas nuances pode ter uma história associada?

Tudo começa na “Tower of Faith”, onde uma terrível verdade acabou de ser revelada. A batalha final entre o cavaleiro fantasma e a feiticeira estava prestes a acontecer. Os habitantes da torre juntaram-se e decidiram que o melhor seria tentar ajudar o seu amigo. A melhor opção seria assim modificar o espelho mágico e tentar prender a feiticeira. Mas algo corre mal e todos os personagens desta história ficam presos dentro do espelho.


Esta é a premissa que serve de base a este título, no entanto cada personagem tem a sua própria história dentro deste espectro, com a sua própria "cutscene" com gráficos de jogo.

Até mesmo durante as batalhas no modo história, cada personagem recebeu um rival ou uma personagem que introduz um impacto único, relativo ao historial de encontros em títulos passados. Dá a ideia que essas personagens “impacto” foram escolhidas a dedo para tornar tudo o mais interessante possível. Através das pequenas linhas de fala entre encontros, cada aventura tem o seu próprio pequeno balão de história.

De facto, é um ponto que torna a história fresca com a presença de pequenos episódios relativos a cada personagem, num modo de jogo que poderia tornar-se algo repetitivo. Este ponto fica completamente de lado, visto que apesar das mecânicas da personagem escolhida serem as mesmas, os modos de jogo, os mapas e as personagens inimigas são variados, tal como pode ser vivido no Modo Clássico do Super Smash Bros.


Pois bem, o modo single player é apresentado em modo de escada, ou seja, o jogador terá de derrotar uma série de inimigos até chegar ao confronto final. A torre apresenta assim 9 encontros completamente distintos e misturados entre combate normal, mini boss e o boss final.

Estes encontros focam-se na captura de um número de gemas apresentado no inicio do combate, ou no número de vidas de cada jogador. Por vezes estes modos misturam-se com pequenas diferenças. No modo “Battle” é possível escolher-se subgéneros de combate. O modo “Treasure Clash”, onde o jogador pode vencer a batalha por ser o último em pé, ou, por ser o jogador que colecionou o número de gemas pedido é realmente bastante divertido, no entanto os jogadores mais destemidos e competitivos irão certamente escolher o modo “Showdown” que consiste apenas em chegar ao fim da batalha com mais vidas. O último subgénero de jogo disponível é o ”Chester’s Choice” onde o próprio sistema escolhe o modo, bem como as pequenas nuances que pretende imprimir no combate. Por exemplo, apenas com um toque é possível eliminar o inimigo, o mapa mover-se, entre outros.

Estão também disponíveis o modo “Practice” e a implementação do modo “Targets”. O modo “Targets” é bastante simples, quebrar os alvos que entram nos trilhos para ganhar pontos. Se o jogador quebrar um grupo de alvos consecutivos é adicionado um bónus de pontos por completar a corrente bem como segundos extras de tempo de jogo. Quando o tempo acabar, o jogo termina.


À medida que a pontuação aumenta os alvos ficam mais rápidos, existem novos tipos de alvos e o chão pode cair. Os elementos dinâmicos apresentados neste modo de jogo enfatizam a necessidade de perceber as mecânicas de cada personagem para descobrir qual a melhor maneira de alcançar todos os alvos.

Shovel Knight Showdown apresenta-se como um jogo que grita por multiplayer. Infelizmente apenas é possível jogar cooperativamente ou multiplayer até 4 jogadores se for feito na mesma plataforma. Isto porque não existe modo online. Ainda assim, é possível jogar a história em modo cooperativo. Neste modo as batalhas podem ser bastante diferentes, uma vez que é possível ter o apoio de um amigo, em vez de ser um todos por um. De notar que a análise deste título foi feita em PC, deste modo não é possível formalizar uma opinião relativamente ao multiplayer noutras plataformas, em termos de conexão entre consolas. Ainda assim fica a questão.

Outro aspeto bastante interessante é a inclusão de “achievements” dentro do próprio jogo. Uma vez que apenas uma percentagem das personagens e mapas estão disponíveis para se jogarem, há que completar estes “achievements” para os desbloquear. Não esquecer que também existem diversas “skins” para as personagens que também são adquiridas via conquistas.     


Desde o modo single player ao modo multiplayer, existem várias maneiras de se jogar Shovel Knight Showdown. Com o seu estilo super característico de pixel art, efeitos sonoros e uma banda sonora soberba em 8 bits, pode traduzir-se em várias horas de diversão sozinho ou em conjunto, até 4 jogadores.  


Nota: Artigo efetuado com base em código final do jogo para o PC via Steam, gentilmente cedido pela Yacht Club Games.

Latest in Sports