State of Play: Novembro 2025
Caso não seguiram em direto, fiquem aqui com a apresentação.
Tudo começou com uma visão mais extensa de Dragon Quest VII Reimagined, com lançamento a 7 de fevereiro de 2026. Vimos novo conteúdo, mais história com Kiefer, personagem que nos acompanha na aventura, embora numa versão mais velha. Não seria a única presença da Square Enix nesta apresentação, com Octopath Traveller 0 a receber um novo trailer para abrir o apetite, para o seu lançamento a 4 de dezembro.
Tivemos de tudo, de jogos mais calmos como o InKonbini: One Store, Many Stories, com foco na narrativa enquanto cuidamos de uma loja de conveniência. Nesta onda vimos um pouco mais de Coffee Talk Tokyo, que pega na série e dá um toque japonês. Tivemos o oposto, com um pouco mais de Fatal Frame II: Crimson Butterfly Remake com lançamento a 12 março de 2026 que, continuando o clima de horror, tivemos dois títulos que exploram o soturno e o macabro, os BrokenLore: Unfollow e BrokenLore: Ascend. Numa onda mais retro tivemos Motion Rec, um jogo que mistura puzzles e plataformas, com lançamento na próxima primavera.
Houve todo um segmento grande de DLCs com vários jogos a receberem conteúdos em breve, conteúdos adicionais para Dynasty Warriors Origins, Gran Turismo 7, Once Upon a Katamari e Super Robot Wars Y. Sejam este tipo de conteúdos ou simples atualizações, que também mereceram destaque nesta apresentação, como Monster Hunter Wilds e Sonic Racing: CrossWorlds, que se prepara para receber NiGHTS e AiAi. Também Digimon Story: Time Stranger teve novidades sobre o seu season pass, com o primeiro conjunto de DLC intitulado Alternate Dimension, que acrescenta cinco novos Digimon, entre eles BlitzGreymon e CresGarurumon, já este inverno.
Para os fãs de jogos mais tradicionais vimos BlazBlue Entropy Effect X, que dá um twist à bem conhecida série da Arc System Works num jogo de ação 2D roguelite, uma nova versão do título já disponível para PC. Houve espaço para Never Grave: The Witch and The Curse, um jogo muito à Hollow Knight que chega a 5 de março, publicado pela Pocketpair. Do 2D para as três dimensões tivemos Kyouran Makaism com algum destaque, o novo RPG de ação dos criadores de Disgaea, e ainda dentro do mesmo estilo artístico vimos Damon and Baby, um curioso jogo com lançamento para os inícios de 2026.
Este State of Play terminou com dois jogos que andam na boca do mundo, como é o caso do jogo de luta MARVEL Tōkon: Fighting Souls cujo lançamento está planeado para o ano. Não tivemos uma enchente de novidades para o jogo, mas vimos o anúncio de Ghost Rider, que se junta ao leque de personagens disponíveis. Tivemos um pouco de atenção na sua apresentação, com a presença de um cenário bem adornado com icónicas personagens dos X-Men.
Terminou com novidades para Elden Ring: Nightreign, que se prepara para receber um DLC já a 4 de dezembro, com o subtítulo The Forsaken Hollows. Não foi um Bloodborne que há tanto aguardamos por novidades, ainda assim nesta atualização do jogo cooperativo que nos leva a explorar o universo Elden Ring, podemos agora contar com dois novos bosses e duas personagens jogáveis. A primeira, o Scholar, é um académico que anda pelas Lands Between enquanto observa o seu redor, usando o seu conhecimento para a sua vantagem. A segunda personagem é a Undertaker, cuja força principal é a sua fé, uma abadessa cuja missão é de derrotar o Nightlord.
Foi assim as principais novidades do mais recente State of Play, isento de grandes revelações, mas ainda assim recheado de vários jogos focados que nos chegam do mercado oriental, com muitos novos trailers de lançamentos já conhecidos. Não teve muitas surpresas, embora tenha aberto bem o apetite para os meses que nos esperam!




