Novidades de Pokémon Pokopia
Começando pelo lançamento, Pokémon Pokopia chega à Nintendo Switch 2 a 5 de março! Ainda faltam uns meses, mas… voltemos ao início, e fiquem com o vídeo em seguida:
O longo trailer começou com uma visão de ruínas, um local destruído que nos incentivará a reconstruir e popular novamente com Pokémon. É logo no início que temos a revelação de um novo Pokémon, ou vá, uma forma alternativa de Tangrowth, aqui com um aspeto mais sábio, de nome Professor Tangrowth. Isolado e no meio do caos, recebe a companhia de Ditto, aquele que será a nossa personagem principal, após assumir uma forma humanoide, e não só!
Depois de uma breve explicação do que aconteceu, que o local tornou-se árido e inabitável, tanto os humanos como os Pokémon desertaram o local, que agora com a companhia de Ditto, o duo poderá voltar a reconstruir o mundo. Será aqui que novas criaturas se juntam ao nosso novo paraíso, criando habitats para os atrair, onde até se podem juntar Pokémon Shiny!
À medida que diferentes criaturas se juntam, o nosso protagonista aprende novos movimentos para melhorar tudo ao seu redor, desde abrir caminhos pedras fora a plantar legumes, até mesmo revitalizando partes mortas do terreno. Mais tarde, Pokémon especiais como Lapras e Dragonite ensinam-nos a nadar ou voar, respetivamente, usando a característica principal de Ditto que é copiar qualquer criatura.
Falando em Pokémon, este Ditto especial que controlamos tal como o Professor Tangrowth não são as únicas novidades relativas aos monstros! Foi nos momentos finais do trailer que ficamos a conhecer variantes de conhecidos monstros, como um Smeargle bem colorido (embora igual ao normal), de nome Smearguru, ou o Snorlax todo coberto em musgo Mosslax. Também há Peakychu, um novo Pikachu especial, bem pálido e com um aspeto mais frágil.
Voltando à ilha, ou ao terreno que nos rodeia, ali podemos construir coisas divertidas usando os recursos que fomos apanhando, podendo construir variadas peças de mobília, postes de iluminação ou estradas para melhorar o aspeto da nossa pequena vila, que aos poucos parece ganhar forma. Os Pokémon que se juntam ao nosso pequeno paraíso também nos ajudam a revitalizar o espaço, sendo até mesmo fundamentais em missões variadas ou projetos de construção de maior volume, que entre as várias missões dadas a Ditto pelos mais variados Pokémon, parecem trazer bastante atividade ao jogo.
Satisfazer os pedidos dos Pokémon e colaborar com eles é uma das diferentes coisas que podemos fazer, entre viajar pelas várias ilhas à medida que Ditto torna-se um melhor nadador, com a transformação de Lapras. Até quatro jogadores podem jogar em conjunto e construir as mais variadas coisas, tirar fotografias para adicionar ao álbum, ou até mesmo questionar as nossas escolhas na decoração dos nossos quartos. O GameShare é suportado, por isso, com apenas uma cópia do jogo todos podem jogar em conjunto, mesmo quem possua uma Nintendo Switch original, apesar do jogo não estar disponível para essa consola.
Foi um trailer bem completo que deu a conhecer não só do que se trata Pokémon Pokopia, em maior detalhe, como as várias mecânicas que surgem no jogo. Um trailer que deixou também muitos com um travo amargo no meio de uma doce apresentação, ao revelarem que este será um jogo lançado nas lojas através do Game Key Card, formato que afasta muitos compradores e, atendendo o estilo de jogo, se não fará mais sentido simplesmente compra-lo digitalmente para estar sempre disponível na consola. Que, já agora, ao fazer a pré-aquisição do jogo receberão um tapete especial de Ditto, para decorar os vossos quartos!
Resta agora esperar pelo início de março e mergulhar neste novo spin-off, o resultado da parceria entre a Game Freak e a Koei Tecmo. Um jogo que segue muito a onda dos vários estilos de jogo que Pokémon já explorou, dos combates à Tekken aos puzzles, passando pelos jogos de ação, os esquecidos como Rumble Blast aos mais narrativos como Detective Pikachu.







