Steam Machine revelada, entre outras novidades da Valve


A Valve, empresa muito bem conhecida pela plataforma Steam e por grandes jogos incónicos como Half-Life e Portal, bem gosta de lançar surpresas assim do nada. Foi assim com o Steam Deck, tal como com a sua versão OLED e, agora, deixou tudo e todos a falar da sua nova máquina. Isto é, máquinas, porque tivemos um autêntico três em um!

Sendo que o número 3 é quase como fruto proibido para a Valve (ainda estamos à espera do Half-Life 3), tivemos três novos anúncios que aumentam a família de dispositivos Steam, trazendo novas maneiras de levar a nossa biblioteca para qualquer lado. Temos assim um catálogo de Steam Hardware expandido, com respostas aos pedidos de muitos fãs, assim de rompante! Tudo coisas que chegam já para o ano, também.


Começamos pelo grande anúncio, o Steam Machine (mais informações na página oficial) com o seu bem compacto — e adorável — formato de um pequeno cubo, que leva toda a experiência Steam, tal como a nossa biblioteca, de modo bem acessível a qualquer TV ou monitor. De certo modo é transportar aquilo que o Steam Deck trouxe, agora ligado ao ecrã das nossas salas de estar, pegamos no comando e estamos prontos para uma nova sessão de jogo! Traz um SteamOS otimizado, ventoinhas silenciosas e especificações que nos permitem jogar até 4K a 60 fps.

Vem também com dois diferentes tamanhos de memória interna disponíveis, 512 MB e 2 TB, esta que pode ser expandida via microSD de alta velocidade. Espaço para instalar tudo o que são os nossos jogos das extensas bibliotecas que crescem sempre que há Steam Sales, e não só, porque como na prática o Steam Machine é um PC, podemos instalar as nossas próprias aplicações ou até mesmo outro sistema operativo, tendo também potencial para uma compacta estação de trabalho que podemos transportar.


Muito compacto, com várias entradas USB3 e uma USB tipo C, HDMI e DisplayPort, tem um design que marca pelo seu formato de cubo, mas não só. A LED frontal pode ser costumisada ao nosso gosto com diferentes cores e animações, notificando-nos facilmente do que está a acontecer mesmo quando o ecrã está desligado. Mas, a grande feature é a capa frontal que pode ser facilmente retirada e trocada por outra, abrindo aqui um potencial de personalização enorme!

Mas, do que nos vale uma máquina sem ter o comando apropriado? Aqui entra outro dos anúncios que tivemos, com o regresso do Steam Controller (que podem ver aqui em detalhe), agora bem reformulado! Mais próximo de um comando tradicional, face ao modelo anterior que apostou bem nos trackpads, com este comando a Valve olhou para o Steam Deck e trouxe-nos um comando bem mais convencional. Mantém os trackpads, agora com menor destaque e a acompanhar os restantes botões, acrescentando ainda quatro botões na parte detrás.


Vem com joysticks magnéticos, vibração de alta definição e também aquilo que chamam de "Grip Sense", um novo tipo de interação que, ao agarrar com força o comando podemos ativar controlos por movimentos, ou até mesmo usar este tipo de input como se fosse um outro botão qualquer. Comando este que funciona em qualquer dispositivo que tenha Steam, dos nossos PCs até mesmo ao Steam Deck, ou até mesmo com o Steam Frame, o terceiro anúncio!

Os fãs de realidade virtual têm aqui um novo dispositivo para meterem os olhos, literalmente! O Steam Frame (mais informações aqui) é um novo headset VR que tanto funciona stand-alone, sem a necessidade de outros dispositivos, embora também o permita. Leve, com comandos feitos a pensar nos movimentos típicos dos jogos VR, ao mesmo tempo que nos deixa jogar jogos mais tradicionais no headset. Com ecrãs para cada um dos olhos que vão até aos 144 Hz, permitindo uma fluidez impressionante!


Um headset bem versátil, que pode ser usado individualmente para uns jogos ou, caso quisermos tirar partido de experiências imersivas com jogos mais pesados, podemos ligar a um PC sem grandes complicações. Ou, até mesmo, ligar ao Steam Machine com o Steam Controller e temos aqui a trindade completa, dos anúncios que chegaram de surpresa.

Foram assim as novidades que surgiram do nada! Ainda há coisas por saber, desde os preços de cada coisa e uma data de lançamento concreto, mais do que simplesmente dizer 2026. Aumenta assim o ecossistema Steam, com novas formas de aceder ao nosso catálogo de jogos e poder jogar em, literalmente, qualquer lado!








Latest in Sports