Museu LOAD ZX dá mais um passo na preservação dos videojogos!


Após ter ganho o reconhecimento como ponto de interesse cultural, a nível nacional, o Museu LOAD ZX em Cantanhede acabou de dar um novo passo na preservação da cultura e conhecimento dos videojogos! Um passo importante, não só por ganhar ainda mais reconhecimento, como também ter ainda mais visibilidade no panorama gaming em Portugal, e não só.

O Museu LOAD ZX passou agora a integrar a Federação Europeia de Arquivos, Museus e Projetos de Preservação de Videojogos (EFGAMP), sendo a primeira entidade em Portugal a juntar-se à rede europeia, que representa mais de 20 instituições e organizações internacionais. A EFGAMP dedica-se à preservação do património dos videojogos, das iniciativas aos museus, com todos os seus arquivos, indo até a bibliotecas nacionais.


João Diogo Ramos, fundador e curador do Museu LOAD ZX, partilhou que:

“É com enorme satisfação que nos juntamos à EFGAMP, precisamente no ano em que celebramos o nosso quinto aniversário. Desde o início, sempre nos vimos como um projeto de vocação internacional. Tal como definido no nosso Plano Estratégico, este é um passo natural que nos permitirá alargar a cooperação transfronteiriça com instituições que partilham os mesmos objetivos. É uma oportunidade de beneficiar da experiência e do conhecimento dos restantes membros da EFGAMP”.


Uma federação que tem também o objetivo de promover o acesso ao património digital, tal como a sua preservação, criando redes com outras comunidades mundo fora. Pelas palavras de Andreas Lange, diretor de operações (COO) da EFGAMP:

“O Museu LOAD ZX não é apenas o primeiro membro proveniente de Portugal, mas também a primeira instituição no mundo dedicada ao ZX Spectrum. Este computador desempenhou um papel particularmente importante no desenvolvimento e consolidação da cultura europeia dos videojogos. Graças ao seu preço acessível e à facilidade de programação, os computadores Sinclair foram amplamente utilizados tanto em contextos privados como educativos.”

Foi assim feito mais um passo pelo Museu LOAD ZX, que desde 2020 colocou Cantanhede no mapa nacional dos videojogos e, agora, também no mundo! O fruto da parceria entre o Município de Cantanhede e a associação sem fins lucrativos Associação Geração SPECTRUM, que detém a mais completa coleção mundial de artigos feitos pelas empresas de Sir Clive Sinclair, que para muitos de nós, foi a porta de entrada no universo gaming!

Latest in Sports