Spy X Anya: Operation Memories

De um dos anime mais populares dos últimos tempos, chega-nos um jogo deveras engraçado. Spy X Anya: Operation Memories foca-se praticamente numa rotina da personagem mundialmente famosa pela sua personalidade tão única e cómica Anya, que apanhou todos de surpresa. Será que o jogo conseguiu surtir o mesmo efeito nos jogadores? Nós cá temos a nossa opinião e podem ler a análise aqui no Meus Jogos.


Desde já de referir que sigo a série e a única coisa que falhei foi mesmo não ter ido ao cinema ver o filme na altura da sua estreia, isto porque apesar de até gostar, a série acabou por deixar-me um tanto desinteressado nesta última temporada. Não é má, mas as minhas expectativas eram altíssimas e a primeira temporada foi intensa misturada com muito humor, só que a segunda pareceu ser mais do mesmo e os episódios pareciam muito aleatórios. Acho que a estória não desenvolvia conforme o esperado e então não posso dizer, na minha opinião, que é um anime que me tenha fascinado.

Agora falando no jogo que honestamente foi uma surpresa! Inicialmente não tinha ideia de como iam fazer um jogo envolvendo Anya como protagonista, estava curioso e assim que comecei a jogar percebi qual era o objetivo, é um jogo extremamente focado nos fãs e em especial da personagem, embora que inequivocamente não faltam todas as personagens principais desde os colegas de turma da Anya, como os seus pais adotivos e personagens que têm alguma relação em específico com cada um deles. O irmão mais novo da Yor, por exemplo como a colega de trabalho de Loid, o próprio diretor da escola surge várias vezes e claro, não podia faltar o cão da família Bond.


Neste jogo o foco é na vida de Anya, é quase um diário da vida dela e que conta com vários minijogos para que o jogo não se torne em algo extremamente aborrecido porque de facto, se não fossem os minijogos, estaríamos perante algo que satura após 30 minutos de jogo. Os jogadores vão ter de reunir com os pais no início da semana para marcar um fim de semana diferente, Anya terá de escolher que brinquedos quer levar, a roupa e vários acessórios são uma customização que é desbloqueável conforme vão progredindo e muito resumidamente o jogo anda à volta destas saídas e das fotos que o jogador irá tirar ao longo de todos os dias da semana inclusive na própria escola. Como dito, se o jogo fosse focado apenas nisso, podem ter a certeza que o sono chegava depressa e creio que mesmo sendo um fã acérrimo não seria suficiente. Contudo, Anya tem um caderno para apontar aquilo que fez durante o dia e aí vão ter a oportunidade de escolher vários minijogos que são no fundo, o que dão vida ao jogo e que poderá ser mais engraçado, fora isso, é muito diálogo, escola, jantar e “xixi cama”.

No fundo, os fins de semana servem para passar com a família, saírem juntos para um jardim ou uma esplanada e encontrar eventos especiais nestes locais fechados para tirar fotos engraçadas. Quanto melhor a foto ficar, mais eureka points ganham que servem depois para comprar vestuário e acessórios para todas as personagens da família, incluindo Bond. Estas fotos têm 3 objetivos para ficarem perfeitas, uma será o timing em que é tirada a foto, a maior parte das vezes é apanhar Anya a fazer uma careta de admiração ou de desgosto. Já o ângulo é outro dos objetivos para a foto ficar perfeita, conforme vão vendo a personagem a movimentar-se, é necessário encontrar o ângulo perfeito para apanhar as personagens que se inserem na foto. O último aspeto a ter em conta é o foco onde têm de focar na ação importante para que, no final, obtenham a pontuação máxima nas fotografias. Inicialmente todos estes momentos são fáceis de fotografar e o desafio vai crescendo conforme vão jogando.

As fotos tiradas estarão num álbum e o desafio é ter as melhores fotos possíveis, em que o desafio também passa por conseguirem tirar estas fotos com um rolo que tem apenas 5 para tirar no espaço de um número de tentativas. Muito do tempo passado a jogar Anya será baseado nestas fotos e de facto o título do jogo aqui tem muito força, Operation Memories.

  
Falando noutros aspetos do jogo, há muito diálogo entre as personagens, às vezes parece que estamos a assistir ao anime, até porque os gráficos são engraçados e bem animados e as expressões fenomenais da Anya estão sempre presentes e ao menos isso está garantido claramente. Felizmente o jogo conta com um pouco mais para além destes dois aspetos referidos, através de minijogos que são o aspeto mais divertido e interessante de Spy X Anya. Estes envolvem várias atividades que conseguimos acompanhar no anime e que se adequam no perfil de cada uma das personagens, portanto não jogamos a 100 por cento com Anya, pois alguns dos minijogos são realizados com a Yor ou o Loid, até mesmo Bond participa como também os alunos da escola e colegas principais de Anya.

Os jogos vão desde o famoso episódio de Voleyball que até podemos ver uma referência ao Dragon Ball como também a Yor a cozinhar, coisa que os fãs sabem que geralmente os seus cozinhados são horríveis, mas aqui têm a oportunidade de alterar isso e se dominarem o minijogo da Yor a cortar os ingredientes, vão obter uma refeição decente. São realmente diversos e um dos minijogos disponíveis com Loid é cumprir missões da organização pela qual ele trabalha infiltrado. Já Yor, como os fãs sabem, é uma assassina profissional e tem uma missão de combater contra organizações como se fosse um beat’em up dividido em vários níveis num modo arena. A jogabilidade vai dependendo de cada tipo de minijogo, alguns estão engraçados, mas outros podiam ter sido limados, nada que afete muito a jogabilidade mas também não houve um esforço para a sua criação. Ao menos estão fielmente recriados ao que assistimos na animação.


Sinceramente, não é um jogo para todos, é básico, um bocado infantil, repetitivo e até cansativo. Um bom jogo para ser jogado passo a passo sem muitas horas de jogo envolvidas para não saturar muito o jogador e sublinhado uma vez mais, um jogo especialmente dedicado a fãs acérrimos do anime. Caso nunca tenham visto sequer o anime, devem mesmo evitar Spy X Anya: Operation Memories.



Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Playnxt.

Latest in Sports