CYGNI: All Guns Blazing


Mas que saudades já eu tinha de jogar este género, faz algum tempo que não pegava num shoot’em up e chegou-me às mãos esta surpresa de nome Cygnis: All guns blazing, que na minha ótica não teve nem vai ter o direito de antena que merecia. Não é o Ikaruga, mas é deveras surpreendente e nos dias de hoje faltava um jogo destes para reviver um género que está quase extinto.


Não posso dizer que é o meu género favorito, mas já passei uns quantos, até cheguei a receber para review um ou outro, todos interessantes, especialmente o Luftwaffe do qual falei muito bem aqui no Meus Jogos. Foi sem dúvida um grande jogo do género, embora também creio que tenha passado por baixo do radar de muita gente. No entanto, ao contrário do Luftwaffe, Cygnis é muito mais intenso e nem se pode comparar: o próprio grafismo é muito superior e realista, evidentemente que a ideia do Lufwaffe é ser em cell shading, mas o que quero apontar é o facto de a destruição ser maciça e explosiva, com efeitos de luz e sons bombásticos que tornam a experiência poderosa caso tenham um bom sistema de som.

Cygnis é realmente uma maravilha de jogo e pode ser jogado em couch co-op, que fará muita diferença caso tenham essa possibilidade e por várias razões, pois o gameplay quase que pede por favor para que tenham um auxiliar no meio de todo o tiroteio que surge no ecrã. Claro que podem jogar no modo solo tal como eu fiz, mas a dificuldade é bastante elevada e passar o primeiro nível no modo normal não é fácil, pelo contrário é quase impossível, por muita habilidade que tenham a jogar este género que já por si grita desafio, Cygnis não perdoa e atira com tudo para cima de vocês! Eu terminei o meu primeiro playthrough no modo easy porque é a única forma de conseguirem terminar o jogo quando dão início a Cygnis.


O jogo é curto, diria que por volta de uma hora e meia devem conseguir terminar, isto jogando no easy que vos dá por cada nível 3 vidas extras. Já no modo normal mal perdem uma vez vão ter de recomeçar o jogo, portanto já podem imaginar o nível de dificuldade que vão encontrar aqui e, como o nome indica e bem, all guns blazing porque não há como sobreviver sozinho e sem upgrades. Felizmente esses upgrades podem e devem ser feitos conforme vão progredindo no jogo que conta com apenas 7 níveis, mas são espetaculares embora pudessem ter sido um pouco mais originais ou incluir vários cenários diferentes. Dá a entender que estamos sempre num ambiente um tanto obscuro e poderiam incluir uma selva, um cenário em gelo, esse tipo de coisa.

Como referido, é extremamente importante destruir a maior quantidade de inimigos e ganhar os créditos suficientes para efetuar os upgrades à vossa nave e isso ajudará a concluírem o jogo sem grandes dificuldades no modo easy. Depois disso podem e devem passar para o modo normal, pois os upgrades mantêm-se e, por isso mesmo, já não vão sentir o peso da dificuldade como é sentida inicialmente. Estes upgrades vão tornar a vossa nave mais segura e os disparos a provocarem mais danos, o que garante uma maior probabilidade de conseguir ultrapassar os níveis. Ainda assim, joguei e embora não tenha sido de imediato obliterado, tive de repetir os níveis para conseguir progredir.

A narrativa neste tipo de jogos não tem qualquer relevância, mas este até está engraçado, com uma cut-scene inicial da personagem principal que faz até lembrar personagens de Overwatch com um estilo cartoonesco e tudo à volta com um grafismo realista para contrastar. Os inimigos não são muito variados, mas para além dos bosses finais de cada nível serem distintos, alguns inimigos novos vão sendo incluídos à medida que avançamos no jogo.



Quanto ao armamento, para além dos tradicionais disparos infinitos, o jogador terá vários modos de disparo em direções diferentes, um escudo e mísseis escassos para as situações mais complicadas, além dos disparos é necessário referir que vão poder disparar para a vossa frente como para alvos terrestres, e é aqui que caso tenham um parceiro a jogar convosco, fará toda a diferença, um jogador a solo não consegue concentrar disparos para a frente e para a área terrestre e isso será um problema enorme. Nos bosses, vão estar a disparar sem fim, a saúde destes bosses é imensa e requer muitos desvios e disparo contínuo, concentração e pontaria.


É realmente um jogo curto, mas totalmente bombástico e com o seu replay value devido à sua dificuldade, se tiverem alguém com quem jogar, a experiência será certamente melhor. Estamos perante um grande jogo do género que não deve ser deixado de lado por ninguém que ainda tem um carinho especial por shoot’em ups.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PlayStation 5, gentilmente cedido pela Konami via Keymailer.

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