Emio – The Smiling Man: Famicom Detective Club - Primeiras impressões
A visual novel da Nintendo está aí mesmo a chegar, uma aventura repleta de mistério que se aproxima mais de um romance da Agatha Christie do que propriamente um jogo como estamos normalmente habituados. De modo a promover Emio – The Smiling Man da série Famicon Detective Club os primeiros capítulos estão disponíveis na Nintendo eShop para irmos conhecendo o macabro mistério deste título! Assim numa de aguçar o apetite pelo mistério trago-vos as primeiras impressões com base nos primeiros dois capítulos do jogo, juntamente com o prólogo.
Estes primeiros capítulos servem-nos para apresentar várias personagens com quem vamos reunindo informações e provas, como o caso do protagonista (sem nome) com quem jogamos, juntamente com a sua detetive assistente Ayumi que também controlamos em determinada altura enquanto reúne mais provas. Este é um jogo de leitura extensa, bastante bem preenchido com visuais bastante detalhados, com animações simples e eficazes, bastante diferentes das visual novels que joguei no passado. Neste início não senti que a história se arrasta, as pistas para o crime vêm seguidas e podemos ainda destacar palavras ou frases-chave importantes para o desenrolar da história.
Também é uma experiência em que se estivermos completamente bloqueados basta percorrer as opções todas, embora por vezes não conseguimos progredir até escolher a opção de observar o nosso redor ou até mesmo personagens que tenhamos à nossa frente, pois podem estar a esconder algo… ou até mesmo perdidas no seu próprio pensamento. São várias as personagens que conhecemos logo no início, o que torna-se complicado para pessoas como eu que são péssimas a decorar nomes, mas, felizmente, temos connosco um bloco de notas que vai automaticamente acrescentando informações sobre todas elas, o que fazem da vida e de que modo estão envolvidas na história.
E há muitos detalhes a apanhar logo neste arranque… O nosso protagonista vê-se em algumas situações peculiares, com personagens bastante diferentes em que o meu cérebro começa logo a pensar “és tu o assassino?”, pois para mim todos são suspeitos e o jogo parece alimentar bem esta minha reação. Há bastante que quero apontar, mas… fica para uma análise ao jogo, já com as minhas ideias mais consolidadas e uma visão mais ampla do mistério.
Estou curioso com o desenrolar da aventura, descobrir mais personagens e desvendar o macabro crime que nos foi apresentado, algo que podem também fazer ao descarregar a versão demo do jogo para ficarem com um cheirinho do jogo!