Kena: Bridge of Spirits (Xbox Series)


Uma guia de espíritos e os seus fofinhos companheiros tentam restaurar o equilíbrio à floresta.

Kena chega a uma floresta sagrada e encontra um espírito que recusa a ajuda dela. Neste mundo, quando alguém morre, o costume é fazer uma máscara de madeira que, com o tempo, se desfaz, acompanhando o espírito na sua travessia. Ao recusar avançar para o outro lado, este espírito está a corromper a floresta e a causar um desequilíbrio entre o mundo natural e o espiritual. O trabalho de Kena é restaurar o equilíbrio, ajudando os espíritos presos a avançar. A ela juntam-se os Rots, pequenos espíritos da floresta que se escondem em todos os cantos e que a ajudam a limpar a corrupção.



Começamos com um tutorial de movimento e combate, ambos bastante intuitivos. Com a adição dos Rots, e mais umas habilidades que vão evoluindo com Kena, a quantidade de opções tanto de exploração, como de combate evolui. No entanto, este aumento nunca as complica muito, o interessante do combate passa por misturá-las e na variedade de inimigos. Muitos têm pontos fracos diferentes e resistências diferentes, fazendo com que, ainda que limitado em movimentos, o combate nunca se torne muito repetitivo. Juntando a isto, as interações específicas dos Rots e cada combate é um mini puzzle bastante satisfatório de resolver.


Por falar em puzzles, grande parte do jogo é isso mesmo: puzzles ambientais que envolvem usar a perspetiva, o movimento e os Rots para podermos avançar. Há imensa variedade de desafios, Rots e recursos escondidos pelo mapa, que nos mantêm sempre à procura do próximo segredo. Podemos, também, após um bocado de história, participar em desafios que nos recompensam com fatos para Kena e chapéus para os Rots. São apenas cosméticos, mas acrescentam aos objetivos e é toda uma aventura escolher os chapéus para a quase centena de Rots que nos podem acompanhar.


A nível artístico, o jogo está sublime: as animações e efeitos estão muito bem conseguidos e acompanhados de música e efeitos sonoros ao mesmo nível. O voice acting está decente, tanto de Kena, como dos personagens secundários e acrescentam à história. Sendo uma história sobre a morte e arrependimentos, este ambiente bem imaginado ajuda ao sentimento de envolvência e impacto emocional do que vamos fazendo. Sempre que limpamos a corrupção de uma zona o ambiente também muda e cria uma sensação visível de harmonia e paz.



Kena e os Rots dão-nos uma aventura emocionante e divertida, com uma grande qualidade de execução em tudo que faz.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox Series X|S, gentilmente cedido pela Renaissance PR.

Latest in Sports