Sunset Hills


Sunset Hills é uma aventura divertida que bebe de inspiração de títulos do género point-and-click como o clássico Monkey Island ou ainda Broken Sword. Este é um dos casos onde a capa vende sem dúvida o livro. O traço e cores acolhedores que este título proporciona ao visualizador transparece uma calma familiar, quase que como se tratasse de um abraço amigo ao entardecer.

O protagonista principal é um adorável cachorro do seu nome Nico, que se tornou num escritor, após o seu tempo de serviço militar, onde construiu uma relação de amizade com vários indivíduos que vamos conhecendo ao longo do nosso tempo pelas peculiares regiões aqui apresentadas. Regiões essas que nos transportam para cidades com ambientes Europeus, em especial a primeira região, que ou muito me engano, ou é inspirada na cidade de Lisboa, caracterizada pelas suas casas vibrantes, encostas pautadas por escadas com vários degraus e até a luz que é tão reconhecível não apenas pelos seus habitantes, como pelos turistas que visitam as suas ruas.


Artisticamente Sunset Hills é um mimo apresentado por um misto de personagens 2D e ambientes 3D. É também um jogo bastante cinemático, com pontos de vista bastante interessantes e cutscene que ajudam o jogador a ambientar-se à sua trama. A juntar a tudo isto, apresenta um dos Menus principais mais interessantes que já vi, ao jeito de um diário que Nico carrega consigo durante as suas viagens de comboio.

A história passa principalmente pela reconexão de Nico, com os seus antigos amigos do tempo da tropa espalhados por várias cidades, no entanto, para lá chegar terá de passar por um número de puzzles e mistérios. Pareceu-me que a história principal foi deixada para trás dando principal foco a todas estas atividades secundárias. Admito que fiquei um pouco desiludido com o peso e linha da história. Pareceu-me tudo um pouco desconectado.


Relativamente ao seu gameplay, é necessário explorar bastante para chegar às soluções dos puzzles que muitas vezes estão bloqueadas pela necessidade de se descobrir algo em primeiro lugar numa outra zona que em nada tem a ver com o objetivo que se está a tentar chegar, o que dá lugar a momentos de frustração desnecessário. A inclusão de "hints" poderia ajudar nestes momentos. Foram necessárias 11 horas para chegar ao fim dos 2 Capítulos entregues pelo estúdio Cotton Games, que continuará num próximo título(s). Sabem, fiquei com aquele gosto de "soube a pouco", tanto trabalho para ter de ficar a aguardar pelo desfecho desta história. 
 

Ainda assim, Sunset Hills é uma experiência interessante que levará o jogador de mão dada numa viagem de comboio ao redor do mundo.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Cotton Game.

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