Shin Megami Tensei V: Vengeance


A versão definitiva de Shin Megami Tensei V, acrescenta uma nova história, mecânicas e demónios.

A história começa ligeiramente diferente, com uma escolha que determina qual dos dois caminhos (original ou o novo) seguimos. Vamos focar-nos no novo, dado que é uma das grandes adições ao jogo (e das melhores). A história mantém-se relativamente semelhante até cerca de metade, onde aquela escolha inicial leva a uma alteração profunda e drástica do desenrolar dos eventos. Existem novos personagens que nos acompanham durante grande parte da história (incluindo em combate) e que tornam o nosso papel muito mais ativo nos eventos, para além da influência própria e das opções que trazem. A história é muito mais orgânica e com muito mais desenvolvimento de todos os personagens.


A maioria do tempo de jogo é dividido entre exploração e combate, sendo que esta versão traz uma adição à exploração que permite atravessar grandes áreas mais rapidamente e leva a áreas. No combate temos ataques novos exclusivos desta versão, mais demónios e a possibilidade de falar com os nossos companheiros (humanos e não só) num novo retiro espiritual. Fora as adições, mantém o sistema de turnos que a série nos tem habituado, a manter sempre a possibilidade de um game-over ao virar da esquina e a beneficiar os jogadores que estudem os oponentes. Para além da miríade de opções já existentes para recrutamento de novos demónios, agora também podemos ter mini jogos para facilitar convencer os mais teimosos.


As missões secundárias adicionam muito contexto sobre os demónios e as motivações deles num mundo regido pela força e pela sobrevivência. As recompensas variam de novos ataques a demónios, tendo alguma ligação ou continuação e até escolhas, tornando a narrativa muito mais consistente até no conteúdo opcional. Os sons e banda sonora continuam iguais, tendo sido acrescentadas muitas linhas de diálogo e interações devido aos novos personagens. A nível visual mantém o estilo característico da série, um nipónico colorido e muito detalhado no que diz respeito à representação das entidades demoníacas.


Uma nova versão muito melhorada em quase todos os níveis, sendo que os que não melhoraram já eram bons. Uma história mais envolvente e muito mais conteúdo justificam plenamente uma segunda volta (ou primeira para os que não jogaram o original) a este título.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Ecoplay.



Latest in Sports