Concord: Primeiras impressões


Concord foi apresentado durante o Playstation State of Play de maio e deixou a maioria dos jogadores confusos sobre o seu principal foco. O seu trailer cinematográfico pareceu algo saído do universo de Guardiões da Galáxia, apresentando um grupo de personagens alienígenas com um senso de humor bastante peculiar.
Quem adquiriu o jogo em pré-lançamento agora tem a oportunidade de testá-lo em um closed beta, com a nuance de ter de criar conta PSN, ou efetuar o log in na sua conta. Haverá também um período de open beta para os restantes jogadores com o intuito de os fazerem mudar de ideias brevemente, de 18 a 21 de julho. Por cá, tivemos acesso à closed beta e temos umas primeiras impressões a partilhar!

Mas o que torna este jogo digno de atenção num género predominantemente ocupado por títulos free com forte ênfase em microtransações, principalmente em termos visuais? Foi prometido aos jogadores que todas as futuras atualizações, incluindo novas personagens, serão gratuitas, sem a necessidade de investir dinheiro real. Todas as personagens vêm equipadas com elementos personalizáveis, como skins, acessórios, poses de vitória, entre outras. Todos estes itens serão desbloqueados aleatoriamente à medida que o jogador e a personagem evoluem. 


Cada vez que o jogador iniciar este jogo, uma cutscene revela a história de Concord e posiciona cada personagem no seu universo. Honestamente, gostei destes pequenos elementos narrativos, que se destacam pelos gráficos e físicas faciais, embora em alguns momentos a voz não coincida com as legendas. São arestas que certamente serão limadas no seu lançamento. No entanto, senti que o cenário do jogo não se alinha com a cutscene inicial, que sugere que o grupo está prestes a entrar numa aventura pela galáxia e, na verdade está presa num arena shooter PVP.

A jogabilidade é divertida, combinando ação intensa e alguma estratégia. Não é de todo uma experiência similar a Call of Duty ou Overwatch. Se fosse comparável a algo, diria que o movimento e a sensação das personagens lembram um pouco Destiny, mas com a sua própria essência, talvez um pouco mais pesada, onde cada tiro conta, exigindo vários disparos para eliminar um inimigo. Cada Freegunner possui duas habilidades, que podem ser usadas ofensiva ou defensivamente, além de uma habilidade passiva.


Os gráficos são excelentes. As expressões faciais estão entre as melhores que já vi, embora não tenha impacto direto na jogabilidade. O design dos mapas captura perfeitamente a atmosfera galáctica e estão montados de maneira interessante que possibilitam uma adaptação rápida.

Esta versão beta conta com 3 tipos de modos de jogo: Brawl, onde o objetivo é derrotar a equipa inimiga alcançando o maior número de takedows; Rivarly, que não permite respawns e é dividido em duas subcategorias: Cargo Run, onde o objetivo é plantar uma "bomba" e defender a área, e Clash Point, que envolve capturar a zona e eliminar os rivais. Por último, existe o Takeover, que consiste em capturar e defender os objetivos da equipa adversária.


Sem dúvida, Concord será um título a ter em conta, no espectro dos arena shooters. Não competirá com Overwatch, mas quem sabe será o título que criará o seu próprio nicho dentro do género.

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