Super Monkey Ball Banana Rumble
Entrando no mercado como third-party a SEGA dedicou uns primeiros tempos a lançar alguns ports de jogos da Dreamcast em consolas como a PlayStation 2, a Xbox original e, mais curioso de tudo, a Nintendo GameCube. De antigas rivais passaram a lançar ports exclusivos com alguns extras como Sonic Adventure, Phantasy Star Online ou Skies of Arcadia, sendo que novas ideias (possivelmente planos para a Dreamcast) foram também lançadas. É asim que surge a série Super Monkey Ball, um curioso jogo de arcade que era lançado em exclusivo para a GameCube, que mantinha estes lançamentos originais da SEGA.
Uma série que conta com mais de 20 lançamentos desde 2001 e que ultimamente parece estar a dar tudo. Desta vez temos Super Monkey Ball Banana Rumble em exclusivo para a Nintendo Switch, um jogo que mantém a jogabilidade característica da série e traz algumas novidades! Para quem não conhece, aqui o objetivo é guiar a nossa personagem, um de diferentes macacos que estão em bolas, por níveis fora até ao objetivo. O twist é que não controlamos as personagens, mas sim os cenários, inclinando-os de modo a guiar a nossa personagem por labirintos no meio do ar, cheios de precipícios e armadilhas.
Uma série que conta com mais de 20 lançamentos desde 2001 e que ultimamente parece estar a dar tudo. Desta vez temos Super Monkey Ball Banana Rumble em exclusivo para a Nintendo Switch, um jogo que mantém a jogabilidade característica da série e traz algumas novidades! Para quem não conhece, aqui o objetivo é guiar a nossa personagem, um de diferentes macacos que estão em bolas, por níveis fora até ao objetivo. O twist é que não controlamos as personagens, mas sim os cenários, inclinando-os de modo a guiar a nossa personagem por labirintos no meio do ar, cheios de precipícios e armadilhas.
Há níveis bem difíceis, autênticos labirintos onde temos de ser muito precisos nos nossos movimentos para não cair da plataforma. Várias são as vezes que temos de usar rampas para saltar por cima de buracos, plataformas que aparecem e desaparecem e temos de acompanhar esse ritmo, pequenos boosts que nos permitem subir rampas aparentemente impossíveis. Tudo isto juntamente com a nossa habilidade em poder dar um boost no nosso movimento e ir a todo o gás. Separado por capítulos atravessamos diferentes cenários até ao fim do modo história, sempre com bastante variedade tanto ao nível de mecânicas como ao próprio tema visual dos níveis.
De forma geral são modos bastante divertidos para jogar com amigos, sempre com muita coisa a acontecer no ecrã e onde impera o caos, mas “tudo” sempre muito controlado. É sem dúvida o jogo da série que recomendo se estiverem a pensar dar-lhe uma chance, com sessões multijogador bem divertidas. Tanto offline como online, pois são centenas os diferentes itens que podemos adquirir para personalizar a nossa personagem e exibir a outros jogadores. E, por nisto, acompanhando as imensas personagens originais há um conjunto de convidados especiais da SEGA que marcam também presença como Sonic, Tails, Knuckles, Amy, Beat de Jet Set Radio e Axel de Crazy Taxi. Algo simples, mas que me fez viajar aos tempos da Dreamcast e dos verões passados com a consola.
Visualmente colorido e com uma banda sonora que fica no ouvido, é assim mais um título de Super Monkey Ball, uma série que na Nintendo Switch parece estar bem presente, juntamente com outros jogos da Dreamcast como Samba de Amigo. Quem sabe, talvez, se um dia não viremos outros regressos de clássicos da SEGA como Skies of Arcadia ou Billy Hatcher? Eu cá os aguardo!
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Ecoplay.