Super Monkey Ball Banana Rumble


Recordo-me vivamente do início dos anos 2000 e da grande mudança que iria acontecer na SEGA. Ao fim de quase duas décadas desde o lançamento da sua primeira consola abandonaria o mercado, sendo a Dreamcast a sua última herança. Apesar de todos os problemas associados foi uma consola onde tentou sempre apresentar ideias diferentes para os seus jogos, reforçar o lançamento de jogos estilo arcade nas nossas casas e arriscar com novas séries.


Entrando no mercado como third-party a SEGA dedicou uns primeiros tempos a lançar alguns ports de jogos da Dreamcast em consolas como a PlayStation 2, a Xbox original e, mais curioso de tudo, a Nintendo GameCube. De antigas rivais passaram a lançar ports exclusivos com alguns extras como Sonic Adventure, Phantasy Star Online ou Skies of Arcadia, sendo que novas ideias (possivelmente planos para a Dreamcast) foram também lançadas. É asim que surge a série Super Monkey Ball, um curioso jogo de arcade que era lançado em exclusivo para a GameCube, que mantinha estes lançamentos originais da SEGA.

Uma série que conta com mais de 20 lançamentos desde 2001 e que ultimamente parece estar a dar tudo. Desta vez temos Super Monkey Ball Banana Rumble em exclusivo para a Nintendo Switch, um jogo que mantém a jogabilidade característica da série e traz algumas novidades! Para quem não conhece, aqui o objetivo é guiar a nossa personagem, um de diferentes macacos que estão em bolas, por níveis fora até ao objetivo. O twist é que não controlamos as personagens, mas sim os cenários, inclinando-os de modo a guiar a nossa personagem por labirintos no meio do ar, cheios de precipícios e armadilhas.


Nem tudo é perigoso, há imensas bananas para apanhar pelo caminho sendo que algumas delas dão pontos adicionais. É uma luta contra-relógio para chegar à meta, o espírito arcade está bem vincado através de tentar obter o maior número de bananas no menor tempo possível, com níveis que se seguem uns atrás de outros enquanto progredimos na história. Uma história bastante simples, onde acompanhamos AiAi e amigos, com algumas surpresas algo expectáveis cujas consequências são irrelevantes. O foco aqui não é a narrativa, até porque concluímos o modo história num par de horas, sendo que o grande propósito do jogo é a diversão proporcionada pelos níveis que nos são colocados à frente.

Há níveis bem difíceis, autênticos labirintos onde temos de ser muito precisos nos nossos movimentos para não cair da plataforma. Várias são as vezes que temos de usar rampas para saltar por cima de buracos, plataformas que aparecem e desaparecem e temos de acompanhar esse ritmo, pequenos boosts que nos permitem subir rampas aparentemente impossíveis. Tudo isto juntamente com a nossa habilidade em poder dar um boost no nosso movimento e ir a todo o gás. Separado por capítulos atravessamos diferentes cenários até ao fim do modo história, sempre com bastante variedade tanto ao nível de mecânicas como ao próprio tema visual dos níveis.


Até agora… tudo muito semelhante ao que conhecemos na série e, praticamente, é um jogo muito semelhante aos que foram lançados recentemente, em que mudam os níveis e é isso. Acompanhando o modo de campanha, que pode até ser jogado com outros jogadores, temos o verdadeiro modo multijogador onde até 16 jogadores competem para ver quem é o rei da macacada, ou o “Top Banana”. São cinco modos diferentes de jogo que, de forma geral, parecem misturar um pouco de Mario Kart com Fall Guys, o que funciona na perfeição! Estilos de jogo como Race que, na prática, é um simples modo de corrida, a Banana Hunt onde ganha quem apanhar mais bananas, Robot Smash onde destruímos uma horda de macacos robô, Ba-BOOM onde temos de passar uma bomba aos outros jogadores (antes que exploda nas nossas mãos) e Goal Rush onde 2 equipas competem para ver quem conseguiu passar por mais “balizas”.

De forma geral são modos bastante divertidos para jogar com amigos, sempre com muita coisa a acontecer no ecrã e onde impera o caos, mas “tudo” sempre muito controlado. É sem dúvida o jogo da série que recomendo se estiverem a pensar dar-lhe uma chance, com sessões multijogador bem divertidas. Tanto offline como online, pois são centenas os diferentes itens que podemos adquirir para personalizar a nossa personagem e exibir a outros jogadores. E, por nisto, acompanhando as imensas personagens originais há um conjunto de convidados especiais da SEGA que marcam também presença como Sonic, Tails, Knuckles, Amy, Beat de Jet Set Radio e Axel de Crazy Taxi. Algo simples, mas que me fez viajar aos tempos da Dreamcast e dos verões passados com a consola.


Visualmente colorido e com uma banda sonora que fica no ouvido, é assim mais um título de Super Monkey Ball, uma série que na Nintendo Switch parece estar bem presente, juntamente com outros jogos da Dreamcast como Samba de Amigo. Quem sabe, talvez, se um dia não viremos outros regressos de clássicos da SEGA como Skies of Arcadia ou Billy Hatcher? Eu cá os aguardo!



Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Ecoplay.

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