ZHED


Desenvolvido pela nacional Ground Control Studios, ZHED é um novo jogo de puzzles que se foca precisamente nisso: desafios que puxam pela cabeça e exigem concentração.

O conceito principal destes puzzles é bastante simples: numa grelha, há quadrados com números, que quantas casas poderão pintar, e um quadrado especial onde essa tinta terá de chegar. O desafio, então, será fazer com que a tinta de algum quadrado consiga chegar a esse objetivo, sendo que casas já pintadas irão permitir a tinta seguir mais longe. Algo que na realidade é mais simples ao experimentar do que possa parecer enquanto se lê - felizmente o jogo conta com uma demo gratuita, que é a melhor explicação.


Como habitual, o jogo começa com alguns puzzles bastante simples, mas que gradualmente vão intensificando a nível de complexidade e dificuldade. O jogo pede bastante concentração e puxa pela capacidade de imaginar o resultado das ações, mas em contrapartida é fácil voltar atrás nos movimentos sem ter de recomeçar.

O jogo não conta com qualquer tipo de classificações nem temporizadores, não há qualquer "castigo" por um mau desempenho, deixando que cada um jogue como bem entender. Para quem estiver bloqueado num puzzle, poderá facilmente contar com um sistema de ajuda, mas infelizente este não dá propriamente "dicas", apresenta sim a resolução do puzzle passo a passo. Por vezes, basta saber em qual dos quadrados se deve começar, mas as ajudas deixam mesmo avançar até ao fim. O jogo não julga: resolvendo a pensar ou só a seguir as dicas, está resolvido, mas é sempre possível escolher e repetir qualquer nível já passado.


Com uma mecânica simples e uma complexidade que aumenta de forma gradual, ZHED é um bom jogo de quebra-cabeças disponível a um preço bastante acessível, já disponível tanto para smartphones, como para PC e Nintendo Switch.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Ground Control Studios.
ZHED ZHED Reviewed by Telmo Couto on 20 abril Rating: 5

Latest in Sports