Active Neurons


Música relaxante e puzzles tão clássicos como complexos, Active Neurons é um excelente companheiro de viagem, pausa ou de qualquer ocasião.

Active Neurons é um jogo cujo propósito lhe dá nome. É um jogo de puzzles clássico, em que movimentamos o nosso pequeno quadrado brilhante de encontro a outros quadrados vazios de forma a partilhar a nossa luz. A conexão com o objectivo é uma clara analogia da maneira como, biologicamente, as nossas ideias são passadas de neurónio em neurónio. O próprio interface é simplicíssimo, temos um tutorial e a partir daí é resolver os puzzles (tem algumas opções quanto ao volume da música e efeitos sonoros e convenhamos que não precisa de mais).


A cada 10 puzzles é adicionada uma mecânica nova, os primeiros são apenas perceber como atingir o outro quadrado mas a partir daí vai complicando gradualmente. Desde outros quadrados que não podemos atingir, a quadrados que abrem portas, tele-transporte, temos um bocadinho de tudo e os puzzles seguintes incluem sempre as mecânicas anteriores. Após o primeiro, podemos a qualquer momento indo ao menu, escolher qualquer dos conjuntos já desbloqueados (ou até mesmo puzzles específicos) para nos voltarmos a desafiar ou meter à prova um amigo ou familiar. À medida que vamos completando os desafios vamos preenchendo o cérebro etéreo que serve de menu de selecção de cor (mas não acabam aí).

A música, como referi na introdução é super relaxante e perfeita para acompanhar o raciocínio necessário à resolução dos puzzles. Os efeitos sonoros também sendo o som de conclusão do puzzle uma escolha sublime e que nos dá uma óptima sensação de satisfação. As animações são fluídas, sem serem incómodas ao pensamento, e tudo combinado cria o ambiente perfeito para a única frustração ser não conseguir perceber como resolver o puzzle.


Uma óptima maneira de exercitar o cérebro perfeito tanto para pequenas doses como para longas sessões e partilhar o desafio, Active Neurons activa os neurónios e entretém, de uma maneira simples e eficaz.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Sometimes You.

Latest in Sports