Picross Lord of the Nazarick


A série Picross teve sempre como base o conceito de um puzzle cuja resolução dá origem a uma pequena imagem pixelizada, representando desde objectos a atividades e variando conforme o puzzle em causa. Por esse motivo, é um puzzle muito fácil de se adaptar a diversos contextos, que é precisamente o que fizeram com este Lord of the Nazarick, baseado na franquia japonesa Overlord.

Por cá, poderá não ser algo com um grande público, pois será certamente um jogo mais apelativo aos fãs do anime, mas mesmo assim é uma boa adaptação e até mesmo o primeiro "picross" com uma pequena história. Basicamente, Momonga (ou Ainz Ooal Gown) tem como plano dominar o mundo, mas não se lembra propriamente de como o tenciona fazer. Para isso, tanto ele como cada um dos colaboradores terão de resolver puzzles de picross, cujas imagens reslvidas irão então fazer lembrar dos planos. É meramente "fan service", mas funciona bem tendo em conta o contexto.


Quanto aos puzzles em si, todos os tipos de picross estão presentes, incluíndo o modo Color Picross introduzido em Picross S3 também na Nintendo Switch. Cada puzzle é uma grelha cujas linhas e colunas apresentam dicas de quais os quadrados que devem ser pintados de forma a se obter a ilustração pretendida. Entre cada um dos modos, Picross, Mega, Color e Clip, há pequenas variações das regras, o que oferece uma boa variedade e até mesmo diferentes graus de dificuldade, sendo que o Color é de todos eles o mais complexo.

Com um total de 9 personagens, cada uma tem a sua lista de puzzles de todos os tipos, contendo assim mais de duas centenas de níveis ao todo. Todas as resoluções contribuem para a a galeria, onde os jogadores poderão apreciar toda a arte relacionada com as personagens e os seus itens e eventos favoritos, claramente dedicado aos fãs de Overlord.

Infelizmente, sendo um jogo para a Nintendo Switch totalmente compatível com o modo portátil, é uma pena não suportar a utilização do ecrã tátil para se jogar.


O nome não engana, este é realmente um título feito a pensar em fãs, pelo que os jogadores que apenas procuram um puzzle para curtos momentos de entretenimento poderão simplesmente ficar satisfeitos com qualquer outro dos jogos Picross S também disponíveis na Nintendo Switch.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Jupiter.

Latest in Sports