Collapsed


Desenvolvido pelo estúdio Glaive Games, Collapsed é um jogo de ação e plataformas com a componente roguelike a fazer-se destacar.

Em Collapsed o jogador tem a possibilidade de escolher quatro personagens diferentes, ou neste caso caçadores. Cada um tem o seu próprio estilo de combate, com armas e um conjunto de habilidades que os diferenciam bastante dos restantes. De notar que cada personagem apresenta um nível de difuculdade também ele diferente, fazendo com que este título apresente uma linha de aprendizagem moderada.


Como na maioria dos jogos roguelike, a história não é o seu ponto forte, de maneira que toda a sua diversão provém da sua jogabilidade. No entanto, terá pequenos apontamentos de linhas de escrita ao longo dos mapas, deixando perceber e desvendar um pouco o que levou a este ambiente pós-apocalíptico.

Reaper é apresentado como a personagem mais acessível com um estilo de combate versátil. Hostenta uma rifle automática e uma enorme foice de duas mãos, fazendo juz ao seu nome, que permite atacar os seus inimigos a close range. Devourer é um especialista em ataque à distância. A sua arma principal é a Gauss Gun que tem um alcance considerável e uma lança para curto alcance, que permite atacar vários inimigos em linha reta. Warrior tem como arma principal a sua espada super pesada de duas mãos, com um ataque mais lento que as restantes classes mas que inflige imenso dano. Como os restantes, também tem uma arma de tiro, desta feita uma shotgun que inflige dano a curta e a média distância. Enfim, uma classe que é totalmente pensada para ser jogada corpo a corpo correndo assim mais riscos de sofrer dano. Por último, o Pest, como o jogo indica tem presente a alma de um grande químico do mundo antigo, usa neste caso umas pistola de pulverização que permite aplicar um debuf de veneno aos inimigos. Conta com duas "Daggers" ou punhais de ataque rápido e com um alcance super curto, equiparando-se ao mesmo nível de dificuldade da classe anterior.  


De notar que as armas não alteram a sua forma estética. Ao longo da progressão do jogo é possível apanhar modificações de armadura, anéis e colares que permitem aumentar a defesa do jogador. Relativamente ao ataque é possível apanhar modificações de ataque, aí sim, quanto ao valor de dano que produzem e a nível estético das balas. Um exemplo disso são as balas, que podem fazer ricochete ou saltar enquanto embatem contra as paredes.

Toda a skill tree ficará intacta se o jogador eventualmente morrer durante a sua progressão ao longo das nove localizações diferentes. Esta não é independete de classes, fazendo com que a mesma se aplique em cada uma delas. Neste sentido, o jogo não transmite uma sensação de progressão individual. 


Um jogo destinado a fãs de ação e plataformas, mas que fica um pouco abaixo de títulos anteriormente lançados, ainda assim consegue dar algumas horas de diversão.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Glaive Games.

Latest in Sports