Robbie Swifthand and the Orb of Mysteries


Robbie Swifthand and the Orb of Mysteries um jogo de plataformas que dará ao jogador muitas dores de cabeça e de dedos. Um jogo indie dos estúdios Pixel Reign, cujo slogan “Our vision is to create high quality games.” é completamente assertivo neste título.

A história é muito simples, o jogador apresenta-se na pele de Robbie. O mesmo cai repentinamente para uma sala estranha, super vazia com apenas um pequeno espírito misterioso. A partir daquele momento este espírito torna-se numa espécie de mensageiro e “amigo” de Robbie que o informa que ele é o único que pode salvar o mundo… Para esse fim Robbie terá de desafiar e eliminar os maus espíritos que acabaram de ser libertados e que residem no templo sagrado. Caso contrário, o aparente renascimento de um grande mal que foi selado há muitos anos irá ameaçar todo o planeta e consequentemente destruirá todos os habitantes sem misericórdia. Acontece que Robbie é um ladrão comum que só se importa com tesouros e continuar a fazer o que melhor faz – roubar coisas. Para este fim, o misterioso novo amigo de Robbie tenta intimidar o protagonista com a promessa de uma recompensa significativa, caso lá está ele tenha sucesso na sua missão.

Começa assim a aventura. É necessário aventurar-se por três câmaras/zonas distintas, cada uma com vários níveis e obstáculos cada vez mais difíceis, até ao nível final que será um combate contra o “Boss” dessa mesma câmara.


Robbie Swifthand é um jogo cheio de vidas perdidas, situações injustas, pequenos pormenores de última hora que se demonstraram mortais. Enfim fazendo lembrar um pouco jogos como o “Super Meat Boy” e “I Wanna Be The Boshy”, o que poderá ser fantástico para os jogadores que gostam imenso de níveis difíceis juntamente com puzzles e muitos saltos à mistura.

A tarefa do jogador é encontrar o orbe místico e trazer o mesmo para o portal fazendo-o acionar assim a porta de saída no nível. Parece simples mas de facto não o é.

Os comandos também são eles super simples e contam com controlos para saltar, saltar mais alto, agachar e andar/correr. Com o decorrer dos níveis é possível apanhar uma espécie de poder que permite saltar duas vezes. O game design é de facto bastante bom, apresenta sempre algo a cada nível e um aumento gradual de dificuldade em termos de obstáculos e puzzles apresentados. As armadilhas presentes nos níveis são imensas e muitas das vezes são uma surpresa desagradável, deixando o jogador com os nervos à flor da pele (no bom e no mau sentido da palavra). No meio deste ambiente um pouco pesado, conseguem ainda assim transparecer momentos de riso, tanto com os momentos de fala entre a personagem e o seu amigo como com o posicionamento de algumas armadilhas.


De referir que em praticamente todos os níveis existe um objeto colecionável que está numa sala escondida, o que pode fazer com que o jogador necessite de repetir o nível na procura deste objeto.

Como referido anteriormente, cada área tem um “Boss” no nível final. Todos os “Bosses” são diferentes o que exige que se aprenda o padrão de ataque para se conseguir ultrapassar esse mesmo obstáculo. Todo este confronto não passa de saltar, tentar esquivar-se aos ataques até que se recupere um fragmento de cristal deitado pelo inimigo e atirá-lo com o mesmo, até um X número de vezes. No fim de cada confronto é apresentado ao jogador uma nova habilidade que possibilitará concluir níveis que anteriormente não eram possíveis.


Robbie Swifthand and the Orb of Mysteries é efetivamente um jogo hardcore mas que deixa um gostinho na boca a “guilty pleasure” de morrer demasiadas vezes e tentar superar cada nível. Está tudo muito bem ambientado e o design de cada nível e dificuldade muito bem pensado. O ponto negativo é de facto a quebra de frames que se tem em determinados pontos do jogo, pelo menos na versão testada numa Nintendo Switch. Felizmente estas quedas são muito pontuais e não atrapalham muito a experiência total.

Não será para todos, mas é um título que traz imensa satisfação quando se consegue concluir um nível onde se perdeu imenso tempo e vidas.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Pixel Reign.

Latest in Sports