Jogos do Ano 2018: Um Ano Excelente!


2018 foi um ano recheado de excelentes e surpreendentes videojogos! Por isso mesmo, não poderíamos abrir os nossos conteúdos de 2019 sem recordar os nossos títulos favoritos do ano passado, aqueles que nos marcaram e foram distinguidos com a nossa pontuação máxima.

Num formato um pouco diferente do habitual, seguem-se então, por ordem alfabética, os oito jogos que em 2018 levaram com um Excelente!



Dragon Ball FighterZ (PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch)

" A nível de grafismo, técnico, acessibilidade, o desejo correspondido, este Dragon Ball é até à data o melhor jogo da franquia e um dos melhores jogos de luta de sempre. Um jogo imperdível para todos os jogadores que apreciem o género, sendo ou não fãs da série. Mas se forem... Devo sublinhar que, se vocês se consideram realmente os maiores fãs de Dragon Ball, então aqui está o jogo com que tanto sonharam, tornado realidade. VAI GOKU!"


Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age (PlayStation 4)

"Dragon Quest XI é o culminar que a série tem vindo a criar, uma aventura épica não só feita para os fãs, mas convida muitos outros a se envolverem num RPG old school sem problemas. São várias as horas de jogo que nos esperam, tendo demorado cerca de 65 horas para completar o jogo, onde ver os créditos não é sinal que acabamos o jogo. É também um dos melhores jogos que a série vem oferecer e um dos jogos do ano, com muito conteúdo pela frente que facilmente se traduz em mais de 100 horas de jogo."


God of War (PlayStation 4)

"Em vários aspetos, o jogo assemelha-se mais a um clássico do que a um jogo moderno. Numa altura em que a tendência é fazer jogos de mundo aberto e exploração livre, histórias dinâmicas e jogabilidade "sandbox", God of War é um jogo linear com uma jogabilidade muito restrita. Contém bastantes elementos modernos, como a jogabilidade assente na dinâmica entre duas personagens, que se popularizou desde The Last of Us, mas a principal sensação que o jogo transmite é a de estarmos a jogar um grande clássico, com influências de séries tão díspares como antigos jogos de Tomb Raider, Metroid ou Final Fantasy."


GRIS (Nintendo Switch, PC)

"Poderia isto ser apenas um filme? Nunca seria o mesmo. Os saltos, os mergulhos, os puzzles, a escolha dos caminhos, é a interatividade que faz a diferença. O jogador é a personagem, a jornada é sua. A interpretação também. GRIS é um jogo indie com uma qualidade extraordinária, desde toda a sua direção artística até à sua jogabilidade. Acima de tudo, é uma experiência memorável que dificilmente será esquecida por quem o jogar."


Marvel's Spider-Man (PlayStation 4)

"Depois deste Marvel's Spider-Man, os jogos de super-heróis nunca mais serão como dantes. A Insomniac Games bebeu imensa inspiração de comics e filmes para construir o seu próprio universo, capturando ao mesmo tempo o humor e leveza da personagem e o tom sombrio dos vilões. A Marvel tem que estar orgulhosa da sua aposta neste estúdio, pois o seu feito é extraordinário."


Shadow of the Colossus (PlayStation 4)

"Shadow of the Colossus é um dos grandes clássicos dos videojogos. A visão agora oferecida pela Bluepoint Games apenas o enaltece com um grafismo impecável para o que já era uma direção artística extraordinária. Um jogo magnífico, deslumbrante e solitário, agridoce. Obrigatório."


Super Smash Bros. Ultimate (Nintendo Switch)

"O cuidado com que cada uma das 74 personagens foi desenvolvida é simplesmente notável. Sejam fãs do Mario ou do Sonic, do Pikachu ou da Bayonetta, todos os jogadores encontrarão facilmente neste título personagens que adoram e irão apreciar a atenção que foi dada durante a sua criação. O mesmo pode ser dito em relação aos jogadores, com toda a atenção que foi dada a possibilidades de personalização da experiência de cada um. Sem sombra de dúvida, é um trabalho de amor e dedicação."


Tetris Effect (PlayStation 4)

"Para as pessoas que têm o dispositivo PSVR, Tetris Effect é um título obrigatório para uma experiência única. O mesmo se aplica aos jogadores que seguem a franquia há muitos anos e a novatos que queiram investir algumas horas a aprender e melhorar as suas técnicas. Como tal, é impossível negar a fantástica qualidade deste projeto da Enhance Games."

Foi mesmo um ano...

Latest in Sports