Kirby Air Riders Direct: Principais novidades
Esta apresentação serviu para nos apresentar o jogo e, deixar o Sakurai falar (que ele gosta de se extender nos seus vídeos) e apresentar a data de lançamento. Começando por este último ponto, Kirby Air Riders chega à Nintendo Switch 2 a 20 de novembro, um bom título para acompanhar a época festiva e meter toda a família à volta de um jogo! Título este que surge como uma parceria entre Sakurai (e o seu estúdio Sora Ltd.) e a Bandai Namco, para mais uma colaboração.
Falando do Direct em si, ele serviu para mostrar as principais mecânicas, alguns truques, que personagens podemos escolher tal como os veículos disponíveis. Teve ainda uma revelação surpresa com uma misteriosa (e aparentemente nova) personagem mesmo no final da apresentação, que nos irá deixar curiosos com a sua identidade muito provavelmente até ao lançamento do jogo. Ter mais personagens foi algo bem-vindo, atendendo o número muito limitado delas no jogo original, com Waddle Doo, Knuckle Joe, Bandana Waddle Dee, entre outros a juntarem-se a Kirby, King Dedede e Meta Knight.
Vimos também o leque de diferentes veículos que todas as personagens podem conduzir, que se adaptam melhor ao nosso estilo de jogo que vai além da simples condução. Extensivamente explicado por Sakurai, o jogo apresenta-se como um jogo de corridas "ao estilo de Mario Kart", mas onde há uma forte componente de combate, com habilidades e diferentes poderes a obter que apanhamos no decorrer da corrida. Tal como o original, este é um jogo bastante simples, agora que conta com um segundo botão feito a pensar nos ataques, que para referência, o jogo original usava apenas um botão. Ainda falando nos ataques, Kirby já não é o único a conseguir usar as habilidades de cópia, algo novo e, talvez, estranho?
Foi-nos apresentado o modo Prova Urbana, onde até 16 jogadores (até online) podem explorar uma ilha flutuante, enfrentar vários desafios e melhorar as suas máquinas, enquanto combatem. Um evento principal do jogo que evolui muito comparativamente com o original, que agora decorre em Celéstia e foi-nos dito que provavelmente vamos passar lá muito tempo. Acaba por ser uma espécie de mapa aberto com diferentes biomas como um campo de flores, cavernas, uma floresta, zona urbanas e típicas de cidades, entre outros locais como o mar. Aqui exploramos bem o mapa, adquirimos itens para melhorar a nossa máquina e, no fim competimos para ser os melhores.
Vimos os Estádios, diferentes locais onde temos atividades como as Rixa Kirby onde derrotamos imensos inimigos, o Planador Preciso onde tentamos voar o mais longe possível, Corrida de Arrancada para conduzir em linha reta o mais rápido que conseguirmos, o Voo ao Alvo para tocar em enormes (e coloridos) painéis numéricos para obter pontos, este algo semelhante à Queda Livre onde mergulhamos para obter imensos pontos, a Disputa Destrutiva para enfrentar os nossos rivais, a Corrida Gourmet onde tentamos devorar um banquete. São diferentes competições que acompanham a Prova Urbana.
E, sim, tratando-se de um jogo essencialmente de corridas não podiam faltar estas provas em si, no modo Rali Rasante. Aqui usamos todas as nossas técnicas com as personagens e veículos favoritos em provas onde correm seis jogadores, numa competição pela vitória, um número menor de jogadores justificado para manter a ordem em todo o possível caos que pode surgir nestas corridas. Vimos pistas como os Campos de Floria, os Recantos Cavernosos, a Rodovia Cibernética, entre o outros locais. Aqui Sakurai ainda nos mostrou um pouco do jogo, usando diferentes técnicas para ter a melhor prestação possível nas corridas.
Foi isto e muito mais que pudemos assistir neste Kirby Air Riders Direct, uma apresentação longa e detalhada para nos prepara para o jogo até ao seu lançamento, onde certamente iremos descobrir muito mais sobre ele até lá. Um jogo que estará disponível em português do Brasil.