Gamescom Opening Night Live 2025: Principais novidades
E, se não conseguiram seguir em direto, fiquem com o vídeo da apresentação em seguida:
Esta Gamescom abriu com Hollow Knight: Silksong, um muito curto teaser (como parece ser tradição para o jogo, agora interrompido pela conversa do Geoff) donde vimos um pouco mais do jogo. Este bocado de vídeo serviu para algo mais importante, a confirmação que o jogo será lançado este ano! Um muito antecipado jogo que se seguiu com uma novidade surpresa, o clássico jogo de plataformas Bubsy está de volta com Bubsy 4D, embora que não tenha data de lançamento.
Tivemos alguns títulos seguidos, depois. Battlestar Galactica: Scattered Hopes traz a icónica série de TV aos jogos de estratégia em 2026, o clássico da Lucasarts Outlaws regressa com um remaster e, para completar o trio de coisas clássicas, He-Man and the Masters of the Universe: Dragon Pearl of Destruction traz os tradicionais beat 'em up pixelizados aos fãs da série, com lançamento em breve. Por falar em beat 'em ups, a Dotemu traz-nos Absolum onde mistura esse estilo de ação com elementos roguelite, já a 9 de outubro próximo!
Voltando aos trailers de revelação, vimos Sword of Legends, um RPG de ação baseado nos mitos chineses, com muito de soulslike ali presente, jogo esse com lançamento em breve. Também com um toque mais soturno tivemos a revelação de Valor Mortis, um jogo onde andamos a matar bizarros monstros em França no passado. Fazendo assim um trio de coisas que tocam no horror e gore também Lords of the Fallen 2 foi revelado, com lançamento para 2026.
Houve um grande momento dedicado a Call of Duty: Black Ops 7 com um extenso trailer que revelou mais sobre o modo campanha, multijogador e até o bem recebido modo de zombies. Um jogo que se passa no futuro distópico de 2035 onde passamos por cenários que vão de Los Angeles a Tóquio, passando pela Nicarágua, Angola e outros inventados como Avalon. Um trailer que serviu também para anunciar que o jogo será lançado a 14 de novembro.
Aligeirando um pouco a coisa de ação intensa também foi revelado LEGO Batman: Legacy of the Dark Knight, um jogo bem típico como conhecemos da LEGO para toda a família, com lançamento no próximo ano, marcando também o regresso dos jogos da série a Batman. Arknights: Endfield, um RPG de ação gratuito para consolas, PC e dispositivos móveis também coube nesta apresentação, que juntamente com Hollow Knight: Silksong, Absolum eo anúncio do jogo de ritmo e ação Unbeatable (com lançamento a 6 de novembro), foram dos poucos jogos mais coloridos e "leves" que tivemos nesta Gamescom, onde a ação e os ambientes pesados reinaram.
Como foi o caso de Onimusha: Way of the Sword que recebeu um novo trailer com jogabilidade, onde os toques à soulslike parecem estar cada vez mais fortes, afastando-o um pouco do estilo de jogo que a série deu-nos a conhecer, onde reinava uma ação simples, mais tradicional. Até os jogos de condução tiveram um toque mais sério, como foi o caso de Road Kings, um simulador de camiões de entregas que nos parece querer levar a atravessar um tornado, porque ninguém pode ficar sem os seus produtos.
Num toque mais pessoal, o meu momento favorito desta apresentação foi o anúncio de uma dupla colaboração que chegará nos próximos meses, em dois jogos que ainda vou jogando. Monster Hunter Wilds e Final Fantasy XIV vão receber uma colaboração conjunta onde os mundos de ambos os jogos se cruzam, muito à semelhança do que aconteceu com Monster Hunter World e o mesmo MMORPG da Square Enix. Em Monster Hunter Wilds iremos enfrentar o mecânico Omega Planetes, com direito a andar em cima de chocobos e ver cactuars por lá, para os finais de setembro. Já Final Fantasy XIV recebe o monstro Arkveld, juntamente com a mount Seikret, algures no início de outubro.
Também tivemos espaço para novidades de mais jogos já conhecidos ou revelados. Resident Evil Requiem recebeu um novo trailer focado na história e na protagonista Grace Ashcroft, onde vimos que o terror parece estar bem presente neste jogo. Ainda no mesmo tom vimos um pouco mais de Silent Hill f que apresentou o regresso de elementos tradicionais da série, como o uso do rádio e os bizarros monstros que iremos enfrentar. Ninja Gaiden 4 teve também um story trailer a detalhar um bocado melhor o jogo de ação que sai já a 21 de outubro, lançamento muito próximo de The Outer Worlds 2, o RPG da Obsidian que também teve um trailer a apresentar novas personagens, um jogo com lançamento a 29 de outubro.
Tivemos anúncios e detalhes de DLCs de jogos, como Woolhaven para Cult of the Lamb em 2026, que pode ser a desculpa perfeita para muitos de nós voltarmos ao jogo. O novo update para Enshrouded Wake of Water também teve direito a trailer, tal como Legacy of the Forge para Kingdom Come Deliverance 2 e Island Getaway para inZOI, aclamado como o novo "The Sims".
Mas, nem tudo foram jogos. Houve um tempo dedicado para a segunda temporada da série de Fallout, com estreia marcada para 17 de dezembro para nos levar a New Vegas, naquele que é o local do favorito da série para muitos fãs de Fallout. Ainda sobre séries tivemos o anúncio de Sekiro: No Defeat, uma adaptação anime para o jogo da From Software. Houve um belíssimo momento com a música Alicia de Clair Obscur: Expedition 33, trazendo a incrível banda sonora do jogo ao palco.
E também nem tudo foram trailers com jogabilidade, servindo apenas para dizer que "isto existe" sem prolongar mais o anúncio, onde nem datas ou anos foram revelados. Tal é o caso de Black Myth: Zhong Kui, o novo projeto da equipa que nos trouxe Black Myth: Wukong que regressa com mais mitologia chinesa, que está numa fase muito inicial de desenvolvimento. Já para algo mais concreto tivemos um trailer de Ghost of Yōtei que chega já a 2 de outubro, que na Gamescom teve o anúncio que o modo multijogador Legends será adicionado ao jogo em 2026.
Houve muitos outros trailers, jogos de diferentes dimensões e estilos, da estratégia aos jogos de plataformas, com muita (mas muita) dose de jogos de ação pelo meio. Um dos grandes momentos mais antecipados para esta Gamescom era o premiere trailer de World of Warcraft: Midnight, a próxima expansão do MMORPG da Blizzard e a segunda parte (de três) da trilogia Worldsoul Saga, com uma história a ocupar tudo. Um trailer bem cinemático como já é habitual, abrindo assim a onda de novidades para esta expansão que recebe agora mais informação e muitos outros detalhes vão ser conhecidos, até ao seu lançamento no próximo ano.
Foram estas as principais novidades para a Gamescom Opening Night Live de 2025, uma apresentação recheada de trailers, com várias surpresas e novidades para jogos (e não só), onde parece que os jogos de ação ocuparam quase a totalidade da apresentação. Serviu também para prepara caminho, agora que o fim do ano se aproxima vamos ter imensos lançamentos uns atrás de outros, onde parece que nem tempo vamos ter para tudo!