CarGo!


Nem todos os jogos com aspeto mobile puro são maus, pelo menos isso foi o que sempre me deu a entender, vejo um jogo com esse aspeto e fico na dúvida se é algo que me tire o sono. Uma surpresa há uns anos foi o Cat Quest, foi tão bem recebido que até já tenho um terceiro jogo, por isso nem tudo aquilo que parece é, ou melhor, muitas vezes esses jogos com essa aparência de jogos flash podem até ser uma boa surpresa. Tanto foi com o Cat Quest como também foi uma agradável surpresa este Car Go.

Para começar, acho piada ao facto de o jogo se chamar CarGo!, visto que juntando as palavras temos "cargo", que significa mercadoria, que é exatamente o que fazemos, transportamos mercadoria. Não é apenas o produto final, neste jogo a ideia é recolher todos os recursos, deixar em fábricas para eles poderem embalar e empacotar e então no final sim, fazer a recolha e enviar para o local certo. O objetivo é simples, fazer o maior número de entregas possível.

Este é um jogo que conta com a classificação por 3 estrelas, se atingirem os objetivos no maior número e rapidez possíveis, vão obter essa pontuação. Caso contrários podem obter de 2 ou 1, no entanto, para avançarmos de níveis é importante obter a melhor classificação em todos os níveis ou então teremos de perder tempo e voltar atrás nos níveis para melhorar as classificações em níveis mais fáceis.


Creio que um outro bom exemplo é o fenómeno mundial Angry Birds, é um jogo desse género, no entanto, o conceito deste é mais interessante e não tão simples, requer uma estratégia porque nos primeiros níveis tudo é básico. Apenas temos de recolher os materiais e levar para o local correto e temos a encomenda entregue, com a progressão a exigência começa a ser maior, requer então um pouco de exercício mental para conseguir obter apetecíveis 3 estrelas.

O jogo começa apenas com uma carrinha com a capacidade de transporte de 2 caixotes, sejam estes de recursos ou de entrega de produto final, com apenas este espaço o jogador terá de se dirigir por entre tráfico citadino, evitar excesso de velocidade perto das estações de polícia e até locais com obras a decorrer ou mesmo pontes que erguem para barcos passarem. Há toda uma gestão que deve ser realizada para não perder tempo e tudo isto servirá para abrandar o processo de recolha e entrega dos caixotes, e com apenas a possibilidade de 2 por carregamento a tarefa torna-se complicada, bastante, até porque chegamos a um momento em que entramos em paranoia e ficamos perdidos entre quais materiais devem ser recolhidos, o local exato e quando já estão prontos para serem entregues.


Parece fácil, mas requer muita atenção e concentração, acaba por ser desafiante e claro é perfeito para os speed runners na internet compararem os seus tempos de entrega e as suas respetivas classificações. Ao longo dos níveis a complexidade começa a ganhar terreno mas também acabamos por obter novos veículos, uns mais velozes outros mais fáceis de manobrar, há todo um tipo de veículos que vão sendo desbloqueados. A ideia é ser rápido, mas nem tudo se resolve com rapidez e sim eficácia, o relógio fica a contar e o stresse a aumentar, se aguentarem a pressão, conseguem resolver com a melhor classificação possível e avançar.

O grafismo é bastante engraçado, a jogabilidade não é complexa mas tudo deve ser planeado e o bom disto tudo é que podem jogar em co-op com os vossos amigos. Se tiverem um bom poder de memória e paciência, este jogo vale a pena espreitar.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PlayStation 4 / PlayStation 5, gentilmente cedido pela Ultimate Games.

Latest in Sports