Space Adventure Cobra - The Awakening
Antes de falar do jogo em si, gostaria de referir que a fama do Space Adventure Cobra não alcançou muita gente, com quer que seja que eu fale neste anime praticamente ninguém o viu nem sequer ouviu falar. Um pouco como Golgo 13, já Lupin the Third teve um impacto maior, no entanto, tanto este como Golgo 13 (quem sabe não possa ser até o próximo projeto da Microids) são animes totalmente indispensáveis. No caso de não acharem piada à qualidade de animação que roça perto dos anos 70, podem até nem gostar, no meu caso foi fascinante assistir ao filme e ficam desde já a saber que o jogo inclui, por assim dizer, o anime por completo.
Portanto, caso não tenham assistido ao anime e nem querem assistir, mas até gostavam de algo resumido, nada é mais perfeito que jogar Space Adventure Cobra – The Awakening, porque o jogo inclui cinemáticas da animação pelo jogo inteiro, do começo ao fim. Basicamente vão jogar a série, têm as secções de jogo 3D intercaladas com sequências vindas dos anos 80, onde não foi colocado qualquer referência do anime com uma qualidade mais recente. Aqui vão assistir ao original on os puristas como eu vão amar, é um toque especial e delicioso acompanhado pela música da abertura do anime, uma cover perfeita que vai ser semeada na vossa cabeça até ao final do jogo e pós jogo. Numa palavra: belíssimo.
Agora que já falamos de todo o fan service excecional do jogo, podemos falar do jogo em si. Este é um jogo muito semelhante à série Metroid, embora não lhe quero chamar metroidvania por ser mais linear e simples, embora hajam caminhos alternativos para obter itens que no início do jogo não conseguem adquirir devido à falta de habilidades que vão ser desbloqueadas na progressão do jogo. Isto incentiva a repetirem a campanha e a obter todos os upgrades para o famoso pirata do espaço Cobra.
Uma das semelhanças a Metroid é porque Cobra usa a sua arma secreta Psycho Gun, que resumidamente, dispara raios pelo braço como Samus ou Mega Man, diria até que Cobra pode mesmo ter inspirado ambos os jogos devido a ser um produto mais antigo. Agora imaginem os níveis com inimigos, armadilhas e plataformas de Space Adventure Cobra, quem não conhecer até pode mesmo vir a pensar que o jogo é uma cópia descarada de Metroid ou Mega Man quando, na verdade, é algo que teve a sua série animada em 1982.
Correr, saltar, disparar, é basicamente o que vão fazer em Space Adventure Cobra, o que faz dele diferente é o facto de seguir a série animada com as tais sequências do anime e é isso que torna o jogo tão especial. Se assim não fosse, até podiam olhar para o jogo como algo sem grande interesse até porque não é tão desafiante como um Metroid, mas, não esperem as coisas fáceis, há bosses e mid bosses que requerem alguma estratégia.
Não há um mapa imerso e repleto de coisas a fazer, não existem aqui missões secundárias e o replay value cinge-se a jogar novamente os níveis para adquirir os upgrades que outrora não eram possíveis de adquirir devido à falta das habilidades específicas, mas podem contar com uma campanha relativamente longa e extremamente interessante, é completamente viciante e creio que os primeiros níveis vão deixar isso latente.
O primeiro nível servirá mesmo de tutorial e aí vão aprender a usar ao máximo a vossa Psycho Gun, que para além dos disparos normais e carregados, pode ser usado como um ataque especial caso tenham as barras indicadas no canto superior direito para fazer o disparo e sempre que o fizeram vão eliminar todos os inimigos no ecrã com uma sequência anime fenomenal. Os charutos explosivos também fazem parte do arsenal tal como o seu poderoso revólver que desempenha um papel importante.
Sem alongar muito mais, no que diz respeito ao menu inicial, podem contar com o modo Story que segue o anime inteiro, há um modo para dois jogadores no qual não consegui testar, pois requer um segundo comando e, por alguma razão não conseguia voltar ao menu inicial após entrar nesse modo. Também temos um outro modo com missões para a Lady e a Jane, criadas para o jogo e que usam as suas próprias armas logo a jogabilidade é relativamente diferente uma das outras.
Por fim, eu adorei o jogo, não estamos a falar de nenhum candidato a GOTY muito longe disso, mas, nos dias de hoje por vezes um jogo simples, divertido, viciante e que deixe o coração a palpitar de alegria, é mais importante do que grafismo e longevidade. Aqui está um jogo que qualquer verdadeiro fã de anime e Metroid deve jogar, se for o vosso caso, vão ter uma experiência muito especial com Space Adventure Cobra – The Awakening!