Nintendo Indie World Showcase: Agosto 2025
Até porque, para muitos, a Nintendo Switch sempre foi vista como a consola dos indies, pelo seu formato híbrido perfeito para jogar em qualquer lado no modo portátil, sendo o modo preferido de muitos para estes jogos. Com o lançamento da Nintendo Switch 2 ainda não tínhamos visto grandes destaques ou anúncios a acompanhar a consola, algo que poderia agora mudar neste Indie World Showcase! Uma apresentação que podem assistir na íntegra no vídeo que se segue, contudo, temos um breve resumo do que foi apresentado.
Mina the Hollower abriu esta apresentação, a próxima aventura dos criadores de Shovel Knight com um breve trailer a preparar o seu lançamento. Honestamente, é o indie que mais aguardo pelo seu lançamento, com o seu estilo pixel art que nos recorda dos tempos da Game Boy Colour, um grafismo que pessoalmente adoro. Jogo este que será lançado a 31 de outubro! E, para não ter de esperar muito sem meter aos mãos no jogo, podem já experimentar a demo do jogo!
Seguiu-se de Well Dweller, um jogo de aventura com muitas plataformas e ação à mistura, com um grande foco na ilustração e que será lançado em 2026.
Voltando um pouco à pixel art, tivemos a presença de Neverway do estúdio brasileiro Coldblood Inc., uma presença fora do vulgar nestas apresentações, mas muito bem-vinda! Trouxeram-nos o seu jogo de estreia, um RPG com simulação e muito terror, com o toque das equipas que nos trouxeram Celeste, Fez e Hyper Light Drifter, nos visuais e banda sonora. Um jogo com lançamento para 2026.
Tivemos animais reais com o anúncio da atualização para Little Kitty, Big City para este ano, onde entre outras coisas costumizamos o nosso felino. Tivemos animais fantásticos com Herdling, uma aventura com muita exploração onde guiamos um grupo de misteriosas criaturas por diferentes biomas, adicionando novos "bichos" ao nosso rebanho. Com alguns puzzles pelo caminho, este é um jogo para 21 de agosto.
Por falar em puzzles, vimos Is This Seat Taken?, um simples jogo de enigmas onde decidimos e organizamos pessoas pela sua preferência de lugares, escolhendo o sítio ideal para os sentar, interagindo não só com o sítio que indicamos como com quem está à sua volta, através de diferentes cenários. Um jogo curioso, com um problema mais comum do que pensamos, que fica já hoje disponível!
Passando para títulos como foco na Nintendo Switch 2 (embora alguns estejam também disponíveis para a Nintendo Switch original), tivemos o jogo cooperativo Content Warning, que mistura sobrevivência, terror e o jogo cooperativo onde procuramos criar o melhor conteúdo possível para ter o maior número de reações entre o público. Feedback valioso para ter a melhor prestação possível, onde podemos até ver as nossas criações. Um jogo para 2026!
Vimos BALL x PIT, com muita ação, caos e uma "tranquila" cidade a construir, conhecer personagens, conseguir upgrades e aprender habilidades para uma melhor prestação, disponível em outubro próximo para a Nintendo Switch e durante o outono para a Nintendo Switch 2.
Terminando, vimos um curioso RPG de aventura e muita ação inspirado pelos muitos JRPG, que é Glaciered, um jogo com lançamento temporário exclusivo para a Nintendo Switch 2 no próximo inverno. Uma aventura futurista, num planeta terra congelado cheio de vida nos vastos oceanos por debaixo do gelo, que parece dar vários piscar de olhos a clássicos da SEGA como ECCO the Dolphin e Panzar Dragoon.
Simples, curto e sem a presença de Silksong, jogo que ainda assim está disponível no booth da Nintendo na próxima Gamescom. Foi um quarto de hora bem passado com novidades indies para as consolas Nintendo, para os lançamentos nos próximos meses e para 2026!