Lisboa Games Week 2024


Decorreu mais uma edição do Lisboa Games Week (LGW), um evento anual que traz o gaming às ruas de Lisboa (mais tecnicamente, a FIL no Parque das Nações) criando as condições para mais um ajuntamento entre os amantes do género. Andamos pelo evento, que encheu um pavilhão com vários stands e com os corredores cheios de visitantes!


Foi também a desculpa perfeita para os reencontros, vários abraços e meter a conversa em dia com aqueles com quem nos cruzamos online e, à falta de grandes oportunidades, usamos estes eventos para tal. Muitas conversas entre o ruído dos diversos stands que ocupavam o pavilhão, entre marcas de comida, lojas e produtos ligados de alguma forma ao gaming.

Um dos destaques habituais era o espaço dedicado às arcades, com jogos dos mais variados formatos, onde filas enormes se criavam para uns breves minutos de diversão. Houve ainda alguns conceitos curiosos, como uma adaptação de duas autênticas motorizadas para se tornarem em controladores de jogo, criando uma experiência verdadeiramente imersiva!


Houve espaço para o retro, com a presença do Museu LOAD ZX que recentemente celebrou o seu quarto aniversário, trazendo há LGW um pouco da sua história e da história da Spectrum em si! Tivemos um canto dedicado a alguns jogos indies, mostrando do bom que se faz em Portugal. Outro dos espaços em destaque foi o dos jogos de tabuleiro, repleto de mesas adornadas com os mais variados jogos, sempre com gente a jogar. Também ao fundo, ocupando grande parte do pavilhão, um enorme palco com finais, concursos de cosplay e muita emoção à volta dos Esports, com um público ao rubro.

Tudo sempre coisas a acontecer, vários jogos em todo o lado, mas… o gaming em si, parecia tímido num evento que outrora contava com gigantescos palcos da Nintendo, PlayStation e Xbox com as mais recentes novidades, sempre com muita gente entusiasmada por experimentar os seus jogos. Sim, haviam umas Nintendo Switch mesmo à porta do pavilhão e umas quantas PlayStation 5 por diferentes espaços como os da FNAC, com Astro Bot e LEGO Horizon Adventures para as pessoas experimentarem, geralmente sem filas embora sempre ocupadas.


É o ponto que mais me deixa com pena, não só deste evento como de outros no geral em Portugal. Gaming é o tema recorrente, na prática, é algo que infelizmente não parece ter o destaque devido num evento desta envergadura. O espaço ocupou bem um pavilhão extremamente movimentado, sem a necessidade de um segundo pavilhão, salvando-nos a (boa) distribuição da Axe com pequenos desodorizantes, quase como se fossem uma indireta a eventos passados. 

Algo que me deixa com muita pena, pois fica a saudade de um LGW como tivemos em 2019, entre outras edições passadas, onde se sentia o gaming em todo o lado com um entusiasmo notório. Comparativamente a 2023 este ano esteve bem superior, sem competições desnecessárias ou dramas que se deram a conhecer, mas fica a vontade de ver um evento que volte ao que era, que grite gaming em todos os cantos com enormes stands dedicados aos mais variados jogos, produtoras e marcas.


Foi este um breve resumo do Lisboa Games Week 2024, um evento que viveu bem da companhia de quem nos é importante, das conversas que ficaram a meio e da vontade de um reencontro num próximo evento ou, quem sabe, noutras oportunidades! Quanto ao futuro? Podem já marcar nas vossas agendas, pois o Lisboa Games Week regressa de 20 a 23 de novembro, em 2025!


Até para o ano!

Latest in Sports