G.I. Joe: Wrath of Cobra
Confesso que quando chegou este jogo à minhas mãos tentei lembrar-me de algum videojogo inspirado na franquia G.I. Joe, nada me veio à memória. Fui ver o que até à data de hoje tinha sido feito e descobri que desde 1982, altura em que saiu o primeiro comic, já tivemos direito a uns quantos videojogos, mas a maior parte deles existiram nos anos 90 (altura em que tiveram mais sucesso) e boa parte dos mais recentes habitam no ecossistema mobile, à exceção de G.I. Joe: Operation Blackout que viu a luz do dia nas consolas e PC com uma recepção pouco convincente por parte do consumidor. Será que vai acontecer o mesmo com esta nova proposta?
G.I. Joe: Wrath of Cobra é um beat 'em up inspirado nos grandes clássicos 16 bit dos anos 90 onde a eterna luta entre os G.I. Joe e os COBRA é reeditada novamente. Obviamente que o "fan service" está obrigatoriamente presente e à nossa disposição temos Duke, Scarlett, Roadblock, Snake Eyes e mais uns quantos para desbloquear e todos eles prontos para defrontar os soldados Cobra e afiliados.
Não existe grande coisa a acontecer em termos de condução de história, talvez porque também existe muito pouca coisa para ser conduzida. A sequência que abre o jogo é mais uma introdução de série de desenhos animados do que uma tentativa de meter o jogador "dentro" da narrativa e os "diálogos" entre missões existem e basicamente terminam por aí o seu propósito.
A jogabilidade é mediana e o divertimento que traz consigo é de muito curta duração. Todas as personagens têm as suas próprias combinações de ataques, cada uma tem o seu próprio movimento especial e em termos de movimentos notam-se algumas diferenças entre as personagens que temos desbloqueadas, mas a sensação que fica é que pouco muda entre elas e o único fator verdadeiramente diferenciador são os seus próprios especiais. Além do combate corpo a corpo também temos direto a apanhar pelo caminho algumas armas que servem de limpa palato (bastante curto) no meio de um combate que se torna rapidamente demasiado repetitivo e que tem como principal defeito a IA dos inimigos que muitas vezes ficam parados num canto do ecrã a pensar no dia de ontem. O mesmo drama ocorre nas lutas com os bosses onde pouco ou nada de relevante acontece que nos faça sentir desafio, diria mesmo que o único sentimento que me ia ocorrendo era o de esperar que os bosses não fossem grandes esponjas de HP e que o deserto de ideias acabasse depressa.
Os pontos mais altos deste jogo são mesmo a pixel art que é bastante competente e com uma paleta de cores bastante viva e a banda sonora que carrega consigo toda a memória dos tempos da série animada.
É difícil recomendar este G.I. Joe: Wrath of Cobra. É um beat 'em up sem história, aborrecido, desinspirado e sem mecânicas dignas de destaque ou inovadoras. Limita-se a ser um “cash grab” como tantos outros que volta e meia aparecem na nossa indústria na tentativa de fazer dinheiro usando a nostalgia como principal motivador e gerador de dinheiro.
É claro que para qualquer fã desta franquia este título será quase uma compra instantânea, nem que seja pelo simples facto de pouca coisa “G.I. Joe” ter visto a luz do dia em formato de videojogo deste a géneses destes action figures (pelo menos digna de registo!). E está tudo bem com isso, cada um faz o que quer com o seu dinheiro e quem é fã… é fã, mas como videojogo este Wrath of Cobra roça a perda de tempo e aqueles que acham que tempo é um recurso valioso e também gostam de beat 'em ups clássicos diria que mais vale ir dar uma espreitada no TMNT: Shredder's Revenge mas se são fãs deste género, provavelmente já o fizeram.
G.I. Joe: Wrath of Cobra saiu no dia 26 de setembro de 2024 para PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One, Switch e Steam.
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PC, gentilmente cedido por ICO Partners.