Undisputed


Por anos que joguei Fight Night Round na era dos 128 bits e eu adorava aquilo, especialmente o terceiro jogo, era o topo daquilo que representa o verdadeiro boxing! Sentia-me feliz só de fazer partidas em mais partidas com o meu personagem personalizado, no entanto, com o passar dos anos, desliguei-me um pouco do desporto e praticamente pouco nada joguei relacionado com ele. Mas eis que surgiu Undisputed, será que me cativou e ativou o “bichinho” pelo desporto? Fiquem já a saber de seguida.
Ao iniciar o jogo é-vos indicado o modo tutorial, pelo qual deve ser obrigatório, para novatos ou veteranos, não é um jogo fácil e exige muitas habilidades do jogador, pois são muitas as ações e comandos, é preciso grande concentração e foco. Há uma grande curva de aprendizagem para quem nunca jogou um título semelhante, mas os veteranos vão entender pouco a pouco que é realmente parecido a tantos outros títulos recentes tal como o Fight Night Round, assim sendo, a diversão será garantida a seu tempo.

Após o tutorial que podia até estar melhor, decidi pegar num pugilista clássico considerado por muitos o melhor de todos os tempos, Muhammad Ali, o “dançarino” do ringue, quem conhece minimamente o desporto sabe o quão importante foi este lutador, onde também estão disponíveis tantos outros como o Sugar Ray, por exemplo, outro ícone do desporto. Senti, no entanto, a falta daquele que é na minha opinião o melhor de sempre, Mike Tyson, não sei se virá em forma de DLC, mas este pugilista faz ainda hoje pegar no telemóvel e assistir aos seus brutais knockouts perfeitos, uma máquina no ringue!


Assim que comecei, decidi lutar contra um outro oponente clássico e ao combate foi renhido, deu para entender as mecânicas e igualmente a resistência de um pugilista famoso, isto porque de seguida, saltei para o modo carreira e a diferença foi claramente abismal. Não somos nenhuma estrela e temos de personalizar o nosso avatar, nesse campo este jogo é incrível, há todo um tipo de personalização da cabeça aos pés que chega a ser impressionante, vão levar quase meia hora para tal, no entanto, podem optar por uma personagem pré-definida.

Quando tiverem o avatar pronto, vão ter de atribuir pontos, desde a stamina à força dos punhos como também à recuperação de fôlego, tal como dito antes, a personalização neste jogo é brilhante e creio nunca ter visto nada semelhante, pelo menos no que diz respeito a este género de jogo.

No final de terem o vosso avatar com todas as estatísticas é que podem começar a trilhar o vosso futuro. É recomendado iniciarem a carreira com os tenros 18 anos de idade, isto porque a duração da carreira é maior e faz todo o sentido, por isso optei por começar bem verde para carregar o cinturão de campeão no combate final. Há todo um tipo de regras a cumprir, a subida para o topo não é fácil e sentimos na pele que os primeiros combates são relativamente fáceis, mas que os custos de sarar feridas e treinadores podem ser carregados, portanto, há que manter a cabeça fria e ser estratégico nos combates.


Os combates são bons, esperava uma maior atenção a detalhes e está dentro do aceitável, mas não foi o suficiente para me impressionar, apenas alguns dos socos mais dolorosos é que sentimos tanto a dar como levar, nada de fascinante ou a deixar o jogador em êxtase por conseguir um knockout. O interessante nestes combates é quando contratamos os treinadores e estes terem experiência suficiente para nos darem conselhos de como agir no próximo round, a estratégia aqui é importantíssimo e é realmente interessante ter nos intervalos os nossos treinadores a fazer tais recomendações como deixar cansar o adversário, ou defender mais, estas palavras devem ser escutadas e postas a prova em combate, faz toda a diferença. Já quando caímos no tapete, o countdown de 10 segundos está deveras interessante, terão de reagir com os botões dos ombros e seguir umas barras verdes em ambos os lados para que o jogador se levante do tapete com sucesso.

Neste momento não há nada que seja mais recente ou algum concorrente de peso para fazer frente a Undisputed, por isso é um bom jogo para os amantes do desporto, com um modo de carreira sendo de longe o mais impressionante e completo de sempre. Os combates podiam ser mais intensos, mas têm conceitos interessantes e sem dúvida que exigem bastante do jogador, é necessário pensar de forma estratégica antes de começar a socar o oponente como se não houvesse amanhã o que torna-o realista, portanto é o jogo de boxe que recomendamos neste momento.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PlayStation 5, gentilmente cedido pela Ecoplay

Latest in Sports