Subway Midnight


Subway Midnight é o projeto criado pelo solo developer Bubby Darkstar, que se distribui por carris de terror surrealista e que representa, de certa forma, uma metáfora a um trauma e/ou depressão. Um mundo de sonho onde, ao mesmo tempo, tudo parece bastante real.

Não existe propriamente uma história contada por vias de texto ou por voz, sendo toda ela ilustrada de uma maneira bastante diversificada e intrigante, com um certo charme do ambiente de Alice no Pais das Maravilhas. Este título começa por nos apresentar uma personagem que acorda na carruagem de um metro. O seu intuito será o de se dirigir para a porta de saída. No entanto, repara que existe uma presença que a acompanha a cada passo, a cada nova carruagem. Depressa se fica com a ideia de "que raio é que estou a jogar", por todo o ambiente diferente e vibrante que se encontra em cada nova porta de carruagem que se abre. Estarei a dormir? Será isto a realidade? Estarei preso com esta entidade que desconheço?


O objetivo principal é o de escapar do metro, no entanto, durante esta aventura, é possível encontrar outras personagens, ou fantasmas, que precisam da ajuda do jogador. Este título não é de todo assustador, não existe nenhum tipo de "jump scare", violência ou qualquer tipo de "gore". Na verdade houve um "jump scare"... Mas, assenta tudo na sua atmosfera e na sensação inquietante dos seus ambientes e no propósito da carruagem seguinte.

De facto esta é a mais valia de Subway Midnight, o seu potencial em termos de gráficos estonteantemente diversos, que se desdobram entre backgrounds em 3D, umas vezes super coloridos, outras vezes bastante pobres em cores e substância, e personagens que fazem lembrar papel. Todo o som ambiente ajuda a elevar o aspeto gráfico, misturando tudo num turbilhão de sensações algo difíceis de descrever. 
 
Em termos de jogabilidade, também ele é um pouco complicado de ser apontado a um género. É um walking simulator com apontamentos de puzzles, mesmo que muitos deles sejam mais por tentativa e erro do que propriamente por lógica. É uma experiência abstracta em todos os sentidos.
 


No geral, Subway Midnight é uma experiência cativante e com uma atmosfera assustadora, que é movida por uma sensação de se estar a ser perseguido, com o intuito de criar tensão, mas com uma duração bastante pequena. Definitivamente algo que cativa pelo seu lado estranho, mas que em termos de jogabilidade se parece perder um pouco pelo seu lado mais abstracto.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Popagenda PR.

Latest in Sports