Forza Horizon 5


Vai uma aventura no México? Há muito que a série Forza Horizon se distingue dos restantes "jogos de corridas", até mesmo da série Forza Motorsport, ao descartar a experiência dos "simuladores" para dar asas à diversão. Agora, o festival de carros mais divertido do mundo chega ao México, com o Forza Horizon 5!

Chamar a Forza Horizon 5 (FH5) um "jogo de corridas" é, na realidade, algo muito redutor. Sim, há partidas e campeonatos de corridas competitivas, tanto contra o CPU como contra outros jogadores, mas este é também um jogo de desafios radicais, exploração e até mesmo descontração, deixando a experiência à escolha e estado de espírito do jogador.

A introdução do FH5 coloca os jogadores logo no pico da diversão, como que a dar um cheirinho do que virá: desde a descida de um vulcão, à exploração da selva, passando pelo centro de uma tempestade de areia, estas são apenas uma pequena amostra das grandes emoções que se irão encontrar pela frente. Logo de seguida, a primeira competição oficial do festival Horizon e, pouco depois, todo o mapa do jogo fica disponível, recheado de eventos e ambientes a explorar.


Uma das grandes novidades deste jogo está nas Expedições, uma nova atividade que mistura história, alta velocidade e exploração. Para dar um exemplo bastante inicial, um piloto desafia o jogador a acompanhá-lo até ao centro de uma forte tempestade. O que começa por ser uma corrida, porém, rapidamente passa a exploração com uma falha do avião, com o objetivo de o encontrar e alguns bónus adicionais ao estilo "side-quest". Encontrado o piloto, está na hora de o tirar dali, conduzindo a alta velocidade para escapar à tempestade. Missão cumprida!

Seguindo os passos dos jogos anteriores, a campanha principal é agora mais rica em termos de conteúdos e interação, mas sem fazer qualquer pressão no jogador: ultrapassada uma corrida / desafio / missão, esta ficará marcada como completa e, conforme se avança, novos ícones aparecerão pelo mapa, mas fica sempre à escolha o que se quer fazer a seguir. Se num dia apetecer enfrentar desafios, noutro pode-se simplesmente querer "passear" por este mundo que, ao todo, contém 11 regiões (biomas) exploráveis e mais de 500 estradas a percorrer, de todos os tamanhos e feitios.

Quanto às corridas em si, há uma imensidão de opções para ajustar ao critério do jogador, desde a dificuldade dos adversários até às caraterísticas e controlos da viatura propriamente dita. Como incentivo a aumentar o desafio, o jogo irá recompensar com mais ou menos experiência conforme a intensidade escolhida, mas sem fazer com que jogadores mais casuais se possam sentir penalizados de alguma forma. A propósito, o jogo inclui ainda várias opções de acessibilidade, com o objetivo de chegar a ainda mais jogadores.


Se há coisa universal a toda a franquia Forza, é o amor pelo automóvel, e FH5 conta com mais de 500 carros à disposição, logo no dia de lançamento. Uma variedade enorme de viaturas, que vão sendo desbloqueadas das mais diversas maneiras conforme se vai jogando, desde as mais modernas até aos grandes clássicos, e que afetam diretamente a jogabilidade de acordo com as suas caraterísticas. Como habitual na série, está incluído todo um modo de visualização dos carros até ao mais ínfimo detalhe, assim como uma grande lista de opções de personalização (e sem julgamentos de bom ou mau gosto associados a essas escolhas).

De volta, estão também os Drivatars, NPC's de Inteligência Artificial que representam outros jogadores do mundo real, com base na forma como jogam. Isto permite que, mesmo em modo offline, se possa de certa forma competir com os amigos. Além disso, é possível ver os melhores tempos de outros jogadores nos circuitos de corridas e, além de ver o desempenho da sua melhor volta, tentar fazer um melhor tempo, por exemplo. Outra caraterística divertida, para os mais exploradores, está no facto do jogo ir indicando o número de ruas já visitadas e, logo a seguir, comparar com a pessoa mais próxima na lista de amigos. No caso desta review, quer tenha sido consciente ou não, deu para uma saudável competição do Meus Jogos contra o FutureBehind!

Já no modo multiplayer, além das habituais corridas e competições, FH5 conta agora com um mundo partilhado entre jogadores, o que certamente dará mais vida a todo o mapa deste jogo. Infelizmente, durante o período desta análise, não foi possível ter a noção do quão "recheado" ou não ficará o mundo, algo para o qual será importante haver um equilíbrio.


Testado numa Xbox Series S, o jogo foi testado em HD, mas com a promessa de correr a 1440p após o dia de lançamento. Nesta consola, é possível optar entre o modo Gráfico, que corre a 30fps, e o modo Performance, que sacrifica alguns efeitos visuais para garantir os 60fps. Já na Xbox Series X, os developers asseguram a resolução de 4K, com as mesmas opções em termos de framerate.

Pormenores técnicos à parte, porém, é um jogo visualmente impressionante que, comparando com o anterior, não só oferece cenários bem mais detalhados, como beneficia de uma maior diversidade entre os diversos ambientes. Há aldeias coloridas, monumentos ancestrais, praias extensas, florestas densas… e depois há a noite e o dia, com um belo anoitecer, as diferentes estações do ano e as tempestades tropicais. Conduzir por este mundo é um verdadeiro prazer, que incentiva a usar e abusar do modo de fotografia também.

Já a banda sonora, com várias rádios de estilos diferentes à disposição, está bem servida em termos musicais, incluindo temas com uma sonoridade bem associada à cultura mexicana. Ainda assim, falta-lhe uma vertente mais pop da música latina.

O único aspeto mais negativo é que, no meio de tanto conteúdo, os menus do jogo acabam por não ser muito intuitivos. Há certas opções e funcionalidades que só estão disponíveis em certos locais como a moradia escolhida para a personagem do jogador, por exemplo, o que por vezes leva à procura de certas funcionalidades nos menus errados. Isso, e algumas opções dos menus principais estão longe de ser autoexplicativas, só se percebendo para o que servem depois de lá entrar.

No fim de contas, Forza Horizon 5 é uma boa continuação do título anterior, pegando em tudo o que já tinha de bom e acrescentando uma boa dose de novidades em termos de conteúdos. Para quem já tenha jogado um Forza Horizon, este será um jogo bem familiar, mas os restantes terão uma bela surpresa neste jogo que tanto é de corridas e alta competição, como um "sandbox" com total liberdade de exploração. Além disso, é um jogo que em todos os aspetos transmite boa disposição pois, faça o que fizer, o condutor será sempre idolatrado e premiado, que conduza na perfeição ou deixe um rasto de destruição. Até mesmo ao perder uma corrida, o jogo incentiva a voltar a tentar.

Seja pela competição, pela exploração, ou um bocadinho dos dois, este jogo é um verdadeiro "feel good", o que faz dele uma excelente forma de entretenimento. Forza Horizon 5 estará disponível para Xbox Series X|S, Xbox One, PC (Windows 10 e 11) e Xbox Game Pass a partir do dia 9 de novembro.

Nota: Análise efetuada com base em código de pré-lançamento numa Xbox Series S, gentilmente cedido pela Xbox Portugal.

Latest in Sports