Tandem: A Tale of Shadows


Tandem: A Tale of Shadows é um puzzle platformer desenvolvido pela Monochrome Paris, ambientado num mundo meio ao estilo de Tim Burton, e que assenta em mecânicas de jogo de luzes e sombras e de perspectiva entre duas personagens.

Este título é passado na cidade de Londres durante a época Vitoriana e segue a aventura de uma jovem chamada Emma, que descobre que Thomas Kane, filho de uma famosa família de mágicos excêntricos, desapareceu sem deixar rasto. A aventureira Emma decide assim investigar a Mansão desta família que deixa qualquer um perplexo pela sua complexidade, bem como o seu estilo estranho e chamativo. No caminho, um ursinho cai de uma carruagem em alta velocidade, levanta-se e começa a correr em direção à mansão. Nesta corrida fervorosa para o desconhecido Emma nomeia o pequeno urso de Fenton e ambos entram de mãos dadas à descoberta da Mansão Kane, com o objetivo de encontrar o pequeno Thomas. 




A este ponto seria normal pensar que fosse existir algum tipo de desenvolvimento talvez emocional entre as personagens, mas nada disso. Existe apenas um sentimento de entreajuda nos labirintos da resolução de cada puzzle. Em certas momentos chave, existem pequenos apontamentos ao jeito de cutscenes que ajudam o jogador a ambientar-se a este título peculiar, numa tentativa de criar algum impacto sobre a mansão que de facto é enorme e misteriosa.

Ambas as personagens apresentam-se de maneiras diferentes, ou por outras palavras, em perspectivas diferentes. Fenton tem a habilidade de andar nas parede e de saltar. No entanto existem plataformas separadas por uma distância que são impossíveis de alcançar sem a ajuda de Emma. Emma transporta consigo uma luz que ao encontrar um objeto sólido cria uma sombra. Esta sombra serve de base de suporte para o seu companheiro felpudo atravessar em segurança locais que anteriormente eram inalcançáveis. Por outro lado Fenton não se consegue mover se estiver completamente rodeado de sombras. O jogador consegue em qualquer altura trocar de personagem, desde que ambos estejam em bases sólidas, por isso, as sombras não contam para esse efeito.


 

O objetivo principal de cada nível é o de encontrar a próxima peça da chave que será usada para explorar a mansão e consequentemente todos os seus níveis. À medida que o jogador vai avançando são apresentadas novas mecânicas e novas formas de inimigos que se desembrulham entre aranhas, inimigos gelatinosos com tentáculos que puxam Emma se esta se aproximar demasiado deles, mecânicas de tempo, onde é necessário utilizar ambas as personagens no tempo limite para alcançar a nova área do nível.

No total existem 5 áreas distintas e cada uma apresenta vários níveis, separando-os sensivelmente por uma hora de duração. É claro que cada jogador encontrará diferentes dificuldades e consequentemente o tempo de jogo irá incrementado se se encontrar preso em certos aspetos. A verdade é que me encontrei preso em alguns destes níveis, mas foi causado por falta de atenção. Os níveis são pequenos mas a exploração também é importante, porque é realmente "fácil" escapar uma porta que permite alcançar o segmento seguinte. Também existe segredos bem escondidos, por isso refiro novamente, a exploração é de facto importante se és daqueles que gosta de colecionar tudo o que o jogo oferece.

Graficamente bem conseguido este título mistura ambiente Steampunk com mundos de fantasia como os de Alice no País das Maravilhas com os mundos criados por Tim Burton e uma pitada de Sherlock Holmes já que como referido anteriormente, no inicio do jogo é possível ter um vislumbre de uma cidade de Londres Vitoriana.


Embora tenha encontrado alguns glitches e consequentemente tenha utilizado um para concluir um nível, Tandem: A Tale of Shadows é pequeno em duração, mas é um título que promete dar que fazer aos cérebros dos jogadores. Um mundo de fantasia bastante divertido de explorar.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Playstation 5, gentilmente cedido pela Hatinh Interactive

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