Jogos que joguei em Outubro 2021

 

Artigo escrito por Bruno Maciel.

Lanço hoje uma rubrica nova, em que falo dos jogos que joguei no mês anterior, e faço um ranking dos mesmos. Outubro foi um bom mês no que toca à quantidade de jogos realizados, pelo que me ficarei apenas por 10 títulos.

Sem mais demoras, eis a lista:

#10 - CASCADIA

Cascadia é um "tile-laying" com regras muito simples, em que tentamos criar um habitat para os animais que vivem em Cascadia. A colocação dos terrenos e dos animais nesses mesmos terrenos faz toda a diferença, uma vez que em cada jogo existem cartas de pontuação com critérios diferentes. Um bom jogo, muito bem produzido, fácil de explicar e de aprender, mas surpreendentemente desafiante.


#9 - ESSEN THE GAME - SPIEL '13

Não é uma obra-prima, mas o timing foi determinante. A maior convenção de jogos de tabuleiro do mundo é realizada em Essen (Alemanha), em Outubro, e jogar este jogo enquanto a feira se desenrolava tornou a experiência muito mais interessante! Simula bastante bem a corrida aos novos lançamentos das editoras que marcam presença no evento e o jogador representa um visitante que tenta comprar o máximo de jogos possível. O jogador tem uma mochila e o carro estacionado perto do pavilhão, e a partir daí é garantir o equilíbrio entre o peso da mochila e o timing para deixar os jogos na bagageira do veículo. O peso é determinante para o número de ações que o jogador pode fazer no seu turno, uma mecânica que torna o jogo bastante temático.


#8  28 LISBON TRAM
Um produção inteiramente portuguesa! Editora, autor e ilustrador nacionais! O jogo é sobre o famoso elétrico 28 que há muitos anos leva os turistas a visitarem os mais conhecidos monumentos lisboetas. É um "pick up & delivery", em que o jogador tem de gerir as cartas que tem na mão, para recolher passageiros, fazer o elétrico andar e deixar os passageiros nos destinos pretendidos. É um jogo familiar, para todas as idades, rápido e simples, é uma proposta muito interessante e que tem sido um sucesso em Portugal e no estrangeiro. Foi lançado em Essen e esgotou!


#7 JUST ONE
Um "party game" que ganhou o prémio de jogo do ano em 2019. Só isto deveria ser o suficiente para ser considerado uma recomendação! Joguei-o pela 1ª vez na VianaCon e em 5 minutos percebi o porquê do sucesso deste pequeno jogo. Comprei-o e já marcou presença em 2 aniversários com muitas gargalhadas pelo meio. Um jogador tira uma carta e não a vê. Cada carta tem 5 palavras, numeradas de 1 a 5. O jogador ativo diz um número (que corresponde a uma palavra) e os outros jogadores têm de escrever uma palavra que ajude o jogador ativo a acertar na palavra secreta. No entanto, os jogadores que dão as dicas têm de mostrar as suas dicas uns aos outros, antes que o jogador ativo possa vê-las. Se houver palavras iguais, essas dicas serão eliminadas. Muito divertido, rápido e é mesmo um jogo ideal para festas.


#6 HALLERTAU
Hallertau é uma região na Alemanha conhecida pela produção de lúpulo e Uwe Rosenberg, fiel ao seu estilo, decidiu fazer um jogo sobre agricultura. É um jogo médio-pesado, para jogadores mais experientes, com uma duração média de 90min e altamente estratégico. Entrei com algum ceticismo, por temer que fosse mais do mesmo (Agricola, Caverna, Fields or Arle, Glass Road, Reykholt, etc), mas fiquei surpreendido - é mesmo diferente dos anteriores e com mecânicas bem refrescantes, sobretudo a forma como lida com a fertilidade dos solos. Recomendo vivamente, tem alguma sorte, mas depende maioritariamente da estratégia.


#5 HADRIAN'S WALL
Mais um "Paper & Pencil"! A moda dos "Roll/Flip & write" ainda está viva e estes jogos continuam a ter saída. Hadrian's Wall, no entanto, é uma proposta diferente. Dentro desse estilo, opta por um conjunto de regras mais extenso, uma profundidade mais densa, o que o torna num jogo para jogadores experientes e numa experiência mais longa. Mas, não desilude! É uma festa de "explosões" de bónus e ações extra, que dá uma sensação muito satisfatória ao jogador. No entanto, é altamente solitário. Jogar sozinho ou com adversários é quase igual, uma vez que pouco muda, a interação é quase nula e nem turnos existem, pelo que um jogador pode terminar de jogar e ficar à espera que os outros terminem as suas jogadas. Mas, o jogo? É muito bom! O título diz quase tudo: estamos a construir uma muralha para nos proteger dos invasores que virão no fim de cada ronda. Pelo meio, há o desenvolvimento interno da cidade.


#4 ANNO 1800
Um excelente jogo de Martin Wallace! Retrata da forma possível a franquia de jogos digitais "Anno" em formato analógico e, sendo experiências completamente diferentes, diria que a implementação é bem sucedida. Os jogadores investem em indústrias e usam os produtos que daí resultam para poderem construir novas indústrias mais inovadoras, como se de uma "tech tree" se tratasse. Altamente interativo, os jogadores alimentam-se do que fazem, mas também do que os adversários constroem. Com uma mecânica de gestão de mão muito interessante e que é um verdadeiro quebra-cabeças, não desiludiu e a experiência é sempre agradável. Joguei-o na VianaCon em 90min, quebrando o mito de que o jogo dura demasiado tempo.


#3 ORLÉANS
É sempre bom revisitar um dos meus jogos preferidos e atenção que este ranking é das experiências e não dos jogos em si! O que dizer de Orléans? Provavelmente o melhor "bag building" criado até agora! É um misto de "bag building" com "worker placement", em que os jogadores estão a juntar um grupo de seguidores, especialistas em determinadas atividades para o ajudarem a desenvolver Orléans. Fluído, estratégico e com aquela pitada de sorte que entusiasma. Introduzi-o a pessoas que nunca o tinham jogado e adoraram... o normal!


#2 MARACAIBO
Mais um dos preferidos revisitados e a experiência foi ótima e surpreendente porque também este foi apresentado a novos jogadores. O meu Pfister (autor) preferido, em Maracaibo os jogadores são capitães de um barco que circum-navega o Mar das Caraíbas e envolve-se em trocas comerciais, expedições pela América Central e dá até uma ajuda às nações que se estão a degladiar-se pelo domínio territorial daquela região. É um jogo para jogadores experientes, com muitas mecânicas interligadas, mas com um rácio de desafio/satisfação muito bom.


#1 MESSINA 1347
Era um dos jogos mais aguardados de Essen e foi o único que consegui receber de uma lista enorme de jogos desejados que foram lançados nessa CON. Depois de no ano passado ter ficado fascinado com Praga Caput Regni, a expetativa era enorme pelo título seguinte de Vladimir Suchy. 
Messina 1347 retrata a época em que Messina e quase toda a Europa foi assolada pela Peste Negra e a proposta é que o jogador seja uma família influente que tenta salvar/resgatar o maior número de habitantes possível, ao mesmo tempo que prepara a repopulação da cidade.
É um excelente jogo, com vários puzzles para decifrar, muito estratégico e não... não desiludiu! Não diria que seja melhor que Praga Caput Regni, mas é um jogo muito bom. Não fosse o "setup" para cada ronda ser "fiddly", teria uma nota ainda mais alta, mas fica no número 1 das melhores experiências do mês de Outubro!



Mais jogos foram jogados e reforço que este é um top das minhas experiências de Outubro e não um ranking da qualidade dos jogos!

Que Novembro seja recheado de jogos e que as experiências sejam tão boas ou melhores que as de Outubro!

Até à próxima!

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