Minecraft Dungeons


Dos estúdios da Mojang Studios e Double Eleven e publicado pelas mãos da Xbox Game Studios, é-nos apresentado o novo projeto do mundo de Minecraft, o Minecraft Dungeons. Um "dungeon crawler" que mistura o universo repleto de blocos de construção com uma jogabilidade “hack n’ slash” cheia de ação, bem ao estilo de Diablo.
A comparação com títulos do género é inevitável, embora este seja um título muito mais acessível para todas as idades.

Apesar de ter praticamente o mesmo estílo gráfico do original Minecraft, tem relativamente pouco a ver com o mesmo em termos de jogabilidade. Para começar não existe qualquer tipo de “crafting” ou elementos de sobrevivência. Em vez disso, e como indicado até no próprio nome, o intuito é ser um “Dungeon Crawler”, com um conceito bastante simples. As masmorras são geradas aleatoriamente, onde a ideia principal é a de encontrar novos e melhores equipamentos que ajudam o jogador a atravessar cada nível numa maior dificuldade.   


Existe uma história que serve de pano de fundo para esta aventura, onde um Arch-Illager com ideias não muito boas para o povo das terras circundantes e um MacGuffin mágico tentam controlar tudo e todos. Enfim, não é de todo o mais importante no meio de toda esta ação. A história centra-se toda no protagonista, encarnado pelo jogador, que pode ter a aparecia desejada pelo próprio utilizador. Entre masculino ou feminino, tipo de aparência, cor de cabelo e pele. De facto, as escolhas são muitas. De realçar que a aparência será alterada conforme o tipo de armadura equipada. 

No que toca à jogabilidade, a intenção foi mesmo a criação de algo simplificado. O intuito como referido anteriormente, é o de lutar contra monstros, apanhar itens e evoluir a personagem. No entanto, não existem classes de personagens ou qualquer tipo de árvore de habilidades. Qualquer jogador poderá usar o tipo de arma e item que pretender, o que deixa transparecer uma ideia de “arcade” em vez de algo mais “hardcore” e focado na linha de diferentes tipos de “builds”.

No que toca ao armamento disponível, a variedade é de facto muito grande. É possível ainda assim criar algum tipo de build especifica para certos encontros, como por exemplo infligir mais dano a inimigos “undead”, mas de facto não passa muito disso, assentando assim numa temática mais abrangente como dano em área de certo tipo de elemento. A nível de artefactos e encantamentos, estes oferecem uma grande variedade de buffs e habilidades especiais, como recuperar vida, envolver as flechas em fogo, etc.


O design do nível e os próprios monstros e puzzles são todos gerados de maneira diferente em cada “run”, o que indica que os mapas não possuem pontos de referência iguais. O mapa da cidade, ou por outras palavras, o local onde o jogador escolhe a missão que pretender jogar a seguir, é bastante vazio e conta apenas com duas bancas distintas onde é possível aplicar dinheiro para obter novos itens. Com um DLC a caminho e mais algum conteúdo na calha, deixa antever algo que tente cativar ainda mais os jogadores. E porque não a criação de novos níveis no “The Nether”? Fica a sugestão.   

A música e todo o som ambiente combinam na perfeição com o que se passa no ecrã. Com uma banda sonora ao estilo lo-fi, que consegue aprimorar toda a sensação de aventura inerente à exploração de masmorras e os seus perigos.


Minecraft Dungeons é um título interessante, graficamente apelativo e divertido, com um conjunto de sistemas bastante simples. Não traz nada de novo a um género de jogo já bastante visto, mas ainda assim é difícil apontar dedos por seguir um caminho “seguro”. Com imensos tipos de armas e equipamentos diferentes, áreas secretas e níveis de dificuldade progressivamente mais difíceis para desbloquear, faz com que este seja um título com bastante replayability. Mais que não seja para jogar com amigos, com uma party que pode ir até quatro elementos, torna toda a aventura mais interessante e divertida. 
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Microsoft.

Latest in Sports