Temtem (Early Access)
Temtem foi um grande sucesso na plataforma Kickstarter, angariando o montante previsto em pouco tempo. Assim o projeto dos estúdios espanhóis, Crema, vê agora a luz do dia nesta versão de acesso antecipado.
Para utilizadores repetentes do universo Pokémon, este é de facto muito semelhante. Inevitavelmente conta com
a sua própria identidade, história e principalmente, imensas criaturas
para capturar. Ainda neste sentido e tentado capturar um pouco a
ideia das criaturas raras, Temtem também tem a sua vertente, os
chamados Luma Temtem, criaturas com uma aparência ainda mais exótica
do que as restantes.
O mundo e história
de Temtem desenrola-se numa série de seis Ilhas, chamadas de
"Airborne Archipelago", que serve de palco para os aventureiros que
pretendem ser domadores de Temtem. Cada ilha conta uma história inspirada na cultura de locais bem conhecidos da vida real. No entanto, para tentar prejudicar
este caminho está o Clâ Belsoto, que tenta controlar todo o arquipélago.
Depois de concluída
a criação da personagem, o jogador acorda em casa, numa espécie de
ritual de passagem para a fase seguinte de se tornar um
criador/domador de Temtem. Vê-se assim saudado por toda a população
da sua pequena cidade e é apresentado ao professor Konstatinos bem como ao
seu amigo Max. Esta ideia do amigo é um pouco dúbia, uma vez que,
sim, é amigo da personagem principal mas tenta sempre ser superior
ao ponto de o derrotar na maior parte das vezes que se encontram.
Como na maioria dos
títulos deste estilo, os confrontos são o foco principal de toda a
ação. À medida que se viaja entre cidades é possível encontrar
NPC’s que pretendem um encontro “amigável” para testar as suas
capacidades na arena, ou Temtem selvagens que se podem capturar. Para
capturar as pequenas criaturas são necessárias usar as Temcard, que
são adquiridas aleatoriamente pelo mapa, ou na loja dos Temcenters.
Uma das mudanças
mais visíveis nesta fórmula são a maneira como os combates são
guiados. Todos os intervenientes usam dois Temtem (isto claro está,
se os mesmos estiverem na sua equipa). É claro que haverá encontros
com apenas um Temtem, embora menos frequentes, é realmente uma
variante de jogo.
Outra mecânica
interessante é a existência de uma barra de “stamina”. Cada
ataque ou habilidade efectuada necessita de uma quantidade diferente
de “stamina”. Se esta barra chegar ao fim é possível realizar
uma ação em troco de uma percentagem da barra de vida. No entanto,
faz com que o Temtem não possa atacar no próximo turno. O jogador
também tem a possibilidade de deixar o Temtem descansar e recuperar
um pouco esta barra, usar uma poção ou trocar de personagem.
Cada Temtem e todo o tipo de ataque (ou pelo menos os mais importantes) estão associados ao seu tipo específico. Cada tipo tem pontos fortes e pontos fracos, de maneira que é realmente o mais importante a reter antes de iniciar o combate. Ao todo existem 12 tipos:
Cada Temtem e todo o tipo de ataque (ou pelo menos os mais importantes) estão associados ao seu tipo específico. Cada tipo tem pontos fortes e pontos fracos, de maneira que é realmente o mais importante a reter antes de iniciar o combate. Ao todo existem 12 tipos:
A criação também abrirá a porta para novos conjuntos de movimentos, já que alguns deles serão herdados, permitindo que um Temtem conheça os movimentos que a sua espécie normalmente não aprende.
Outro fator a ter em conta é o valor de degradação genética que diminuirá cada vez que um novo ovo for produzido, para reduzir a quantidade de vezes que se se efectivamente pode produzir.
A inclusão de uma vertente co-op ajudará a acrescer horas de diversão. É possível assim terminar toda a história em modo cooperativo ou, realizar confrontos contra amigos. O modo história acompanhado é jogado apenas com um Temtem de cada jogador, diminuindo assim o número de Temtem para três de cada jogador, presentes na sua equipa. Parece um pouco confuso mas de facto é bastante simples.
O jogador tem à sua
disposição seis “slots” para os seus Temtem quando se encontra
em batalha. Isto faz com que seja possivel trocar entre estas seis
criaturas (em jogo). Fora de combate é claro que é possível
organizar a sua equipa como bem entender. Acontece que quando jogado
acompanhado esse número é diminuído para dar espaço à equipa do
companheiro, divindo assim a equipa de ambos para metade. Como alternativa, o
parceiro do jogador pode escolher um Temtem do amigo, usar items para
restaurar a vida evitando assim um desfecho negativo do combate.
De momento não
existe qualquer tipo de comunicação via chat, apenas uma
interações que são possíveis realizar em jeito de emotes.
É possível
adicionar uma pessoa como amigo do mesmo servidor ou se tiver o nome
do Tamer, acrescentando toda uma ideia de comunidade envolta em toda
esta experiência. A troca de Temtem, items ou até mesmo de
dinheiro são vertentes interessantes. Ainda no que toca a “dinheiro”
a inclusão de uma “Auction House” está em cima da mesa. Não tem uma data prevista para o seu lançamento mas certamente será num futuro próximo.
Todas as missões e
missões secundárias estão presentes no ecrã de jogo, do lado
direito. Ainda que não seja possível fazer “cicle” entre elas.
Seria interessante ter uma espécie de menu onde fosse apresentado
todas as missões em aberto.
A música é super cativante bem ao género anime. As falas não têm reprodução audível, contam apenas com alguns barulhos.
Graficamente brilhante, na sua essência da palavra. Os design das personagens são muito bem conseguidos, embora por vezes seja difícil a distinção de géneros, esteticamente falando. E esse foi um aspeto bastante discutido que acabou por ser incluído. Aquando da criação da personagem o jogador não escolherá masculino ou feminino mas sim pronomes como, "she/her", "he/him" e "they/them". Os Temtem são super engraçados e cada um denota uma personalidade diferente.
Ainda que apenas 3 das 6 ilhas estejam presentes nesta fase, atualmente é possível aventurar-se pelo mundo do "Airborne Archipelago" e perderem-se horas e horas com o conteúdo.
A música é super cativante bem ao género anime. As falas não têm reprodução audível, contam apenas com alguns barulhos.
Graficamente brilhante, na sua essência da palavra. Os design das personagens são muito bem conseguidos, embora por vezes seja difícil a distinção de géneros, esteticamente falando. E esse foi um aspeto bastante discutido que acabou por ser incluído. Aquando da criação da personagem o jogador não escolherá masculino ou feminino mas sim pronomes como, "she/her", "he/him" e "they/them". Os Temtem são super engraçados e cada um denota uma personalidade diferente.
Ainda que apenas 3 das 6 ilhas estejam presentes nesta fase, atualmente é possível aventurar-se pelo mundo do "Airborne Archipelago" e perderem-se horas e horas com o conteúdo.