Offroad Racing - Buggy X ATV X Moto


Quem gosta de jogos de corridas em geral, conta com muitas ofertas disponíveis, mas o mesmo já não pode ser dito para os fãs de ATV e MX, que agora podem contar com este Offroad Racing. Um jogo já disponível nas diversas plataformas, e que tivemos a oportunidade de testar na Nintendo Switch.

Sendo um jogo totalmente single-player, o seu próprio menu conta com poucas opções à escolha. No fundo, apenas apresenta duas, o modo Season e Quick Game, excluíndo até um modo online que faria imensa diferença.

O modo Season (temporada), é a campanha do jogo. Aqui é onde o jogador irá conquistar os troféus. Cada torneio conta com um nível de dificuldade, dando início ao mais fácil, progredindo ligeiramente até ao mais difícil. Todos contam com um número determinado de pistas, que o jogador terá oportunidade de desbloquear para depois jogar no modo Quick Game, como também novos pilotos os quais servem apenas de estética não tendo qualquer tipo de habilidades/características especiais. Os pilotos podem ser customizados com várias cores diferentes, mas nada mais que isso.


O Quick Game é, como o nome indica, dedicado a partidas rápidas, o que numa consola como a Nintendo Switch é sempre divertido para quem for fã do género de jogo. Aqui, a estão disponíveis as opções Single Race, Championship, Time Attack e Hot Lap. A diferença entre o Time Attack e o Hot Lap é que no primeiro a intenção é bater a melhor volta de 3 voltas à pista e o Hot Lap num número ilimitado de voltas bater o recorde. O único problema é que se irá sempre correr contra a IA, pelo que a falta de um modo multijogador, seja ele online ou local, que torna este jogo praticamente vazio. No entanto existe uma tabela de classificação online com um ranking para observar quem está localizado no topo da tabela e tentar, assim, derrubar esse recorde.

Nas restantes opções que se encontram no menu é possível dar uma vista de olhos aos controlos e igualmente a Riding Techniques, para aprender as melhoras técnicas de condução e aprimorá-las em pista. O jogador deve rever estas técnicas antes de jogar, pois são a chave da vitória coisas como arrancar com um boost, aterrar em saltos compridos e usar um pequeno boost, empurrar os jogadores como se fosse no clássico Road Rash e fazer umas acrobacias no ar que dão velocidade uma maior velocidade na queda.


A verdade é que o pressionar do botão para usar este boost, seja nas quedas ou no arranque é um tanto esquisito e às vezes parece não responder devidamente. No entanto a própria jogabilidade, sendo arcade, nem sempre é fácil controlar. Se o jogador fugir um pouco da pista principal irá começar a ver o ecrã a preto e branco, que significa o afastamento e que pode levar à paragem e ser reposto na pista. Para um jogo chamado "Offroad", não era necessário ser-se tão extremista a este nível.

Existem 3 tipos de veículos ao dispor, uma moto de duas rodas, uma de 4 e um buggy. Não se nota diferença entre os veículos na jogabilidade, assim sendo, vai da preferência do jogador a escolha da viatura. O grafismo é razoável e os cenários tal como as pistas também estão boas mas nada de especial a ser apontado. Tem presente os famosos cortes de caminho que muitos outros jogos do género apresentaram e é sempre uma boa adição para criar uma maior variedade nas pistas. Durante as corridas a banda sonora mal se ouve e seria bom ter algo audível para acompanhar e criar mais adrenalina.


Offroad Racing podia até ser um jogo bastante bom, mas fica sempre o sentimento de algo vazio. Acaba por ser um jogo razoável, totalmente direcionado para os maiores afficionados do género e disponível a um preço acessível, mas que deixa sempre a vontade de que oferecesse algo mais.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Capital Games.
Offroad Racing - Buggy X ATV X Moto Offroad Racing - Buggy X ATV X Moto Reviewed by Patrício Santos on 16:15 Rating: 5

Latest in Sports