Garfield Kart Furious Racing


Para gato mais preguiçoso do mundo, quem diria que Garfield também gosta de umas corridas? De carro, claro, que é para não se cansar muito. Garfield Kart Furious Racing é um jogo de corridas bem ao estilo "Mario Kart" baseado no universo do felino mais famoso do mundo, onde não poderia faltar, claro, muita lasanha!

Esta não é a primeira corrida de Garfield e seus amigos, mas sim uma reedição do original Garfield Kart lançado em 2013, com novas funcionalidades e modalidades, além de visualmente adaptado às consolas atuais. Ainda assim, quem tenha jogado o original poderá contar com o regresso às mesmas pistas inspiradas no mundo da personagem.

Ao todo, o jogo conta com 16 circuitos e 8 personagens diferentes, sendo que estas podem ser personalizadas com diferentes viaturas e acessórios desbloqueáveis, que irão alterar as suas performances. Tal como em outros jogos do género, porém, mais do que as habilidades é importante ter alguma sorte com os itens capturados ao longo da pista, pois poderão fazer toda a diferença. Atirar tartes aos adversários, acelerar com uma lasanha ou saltar com uma mola são apenas alguns dos poderes que poderão surgir.


Em termos de conteúdos, as pistas estão distribuídas em 4 campeonatos de 4 corridas cada, podendo também ser jogadas individualmente, seja em competição ou em "time trial". Existem três níveis de dificuldade, que vão desde os fáceis 50cc aos muito exigentes 150cc, e se no primeiro caso qualquer jogador poderá facilmente ganhar, na dificuldade intermédia já será bem preciso conhecer as pistas e dominar a jogabilidade, que nem sempre é a melhor.

O jogo conta com controlos simples: acelerar, travar, disparar itens para a frente ou para trás, mais um botão para saltar e derrapar. No entanto, a detecção de colisões está longe de ser a melhor, pelo que uma curva mal calculada pode provocar um embate da viatura, obrigando a recuar e voltar a acelerar, mesmo que momentos antes parecesse que ia dar para passar. Mesmo sendo possível para cada jogador escolher a melhor combinação de viatura e acessórios para o seu estilo de jogo, há sempre a sensação de que a condução não é tão boa como a de outros títulos do género.

O maior problema, porém, é a falta de algo realmente carismático no jogo. Se alguns dos cenários fazem claramente lembrar o Garfield, outros são simplesmente genéricos e desinteressantes. Ainda assim, considerando que o público-alvo deste título é claramente mais novo que o habitual, os seus tons pastel com pouco ruído visual irão certamente agradar aos mais pequenos. Em termos de desempenho, o jogo corre na Nintendo Switch com uns aceitáveis 30fps nos modos para um jogador, algo que se perde ao jogar em modo split-screen a dois jogadores, com alguns soluços.


A grande longevidade do título reside nos seus vários modos multijogador, que vão desde o splitscreen para dois jogadores contra a AI na Switch e até 4 nas restantes versões, ao modo online com jogadores de todo o mundo. Infelizmente, durante o período desta análise não foi possível encontrar adversários a jogar na Nintendo Switch. O modo mais impressionante é mesmo o multiplayer wireless local desta versão, que permite até 8 consolas ligadas em simultâneo para umas corridas, tal como acontece em Mario Kart 8 Deluxe.

Voltando ao single-player, há um pormenor interessante que ajudará bastante a prolongar a sua longevidade, especialmente para quem gosta de colecionar tudo. Em todas as pistas, existem 3 peças de puzzle para colecionar, desbloqueando depois ilustrações numa galeria acessível no menu principal. Para as enconcontrar, será mesmo necessário conhecer bem as pistas, havendo algumas peças que obrigam tanto a descobrir atalhos como utilizar os itens certos no momento certo. Tudo isto leva a uma perícia que irá certamente ajudar depois nas corridas, especialmente tendo em conta alguns dos atalhos descobertos.


Garfield Kart pode não trazer muito ao seu género, mas pelo seu baixo preço e simplicidade irá certamente agradar aos mais pequenos que sejam fãs de gatos e muita lasanha. Já os jogadores mais experientes irão provavelmente preferir algo mais elaborado.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Capital Games.
Garfield Kart Furious Racing Garfield Kart Furious Racing Reviewed by Telmo Couto on 07 janeiro Rating: 5

Latest in Sports