Capcom Beat 'Em Up Bundle


Quanto tempo passou desde os meus tempos a jogar Sega Mega Drive com o primo mais velho? De ir aos salões de jogos com ele quando eu nem sequer tinha idade para entrar? Na maior parte das vezes os jogos ou eram fighters ou eram os clássicos beat’em ups que eu tanto adoro. Pressionar os botões à força toda e executar os ataques especiais era um vício, apenas eram necessários dois botões para jogar mais o joystick para mover a nossa personagem. Diria que tenho muitas saudades do género, até porque muitas vezes regresso ao meu favorito, Streets of Rage III.

A Capcom decidiu trazer alguns desses clássicos de volta e, em breve, teremos Samurai Showdown nas nossas consolas e de cara lavada, mas antes disso, por pura nostalgia, trouxe-nos este bundle de clássicos do género Beat’em Up. Isto sim é para os amantes das arcades!


O Capcom Beat’em Up Bundle inclui 7 dos jogos com maior êxito das máquinas arcade. A lista conta com 5 jogos que também passaram para as consolas domésticas, mais dois completamente exclusivos que fazem agora a sua primeira aparição em consolas neste pack. A lista completa de clássicos conta com o Final Fight, Captain Comando, Warriors of Fate, Knights of Round, The King of Dragons,  Armored Warriors e Battle Circuit, sendo estes dois últimos os tais que até agora eram exclusivos das arcadas.

Os anos passam e alguns jogos envelhecem, mas por alguma razão poucos são os que deixam de ser divertidos e nesta colectânea certamente todos são excelentes, até mesmo o velho Final Fight de 1989 que após tantos anos de vida e apesar de ser básico, é uma delícia de se jogar. Tudo isto se deve também à sua grande e memorável banda sonora como a Bay Area por exemplo. Mas um dos elementos mais importantes de sempre é a jogabilidade e nisso, a Capcom sempre soube o que fez, sem falar no excelente aspeto gráfico que Final Fight tem para os anos 80. Mas é evidente a diferença entre um Final Fight e um Captain Comando, onde o grafismo melhorou imenso, desde as cores até à própria jogabilidade, tal como acontece com os mais recentes títulos Armored Warriors e Battle Circuit, dois que estão surpreendentes mesmo para os dias de hoje. Infelizmente, neste bundle não se encontram dois títulos que mereciam totalmente o destaque, tais como Cadillac’s Dinosaur e Aliens VS Predator, que estiveram nas arcades durante anos e são dois dos melhores jogos do género no catálogo da grande Capcom. Após alguma pesquisa consegui compreender que estes jogos não estão disponíveis neste pack explosivo devido a problemas com licenças, o que é realmente uma pena pois são dos melhores que podem jogar deste género fantástico.


Falando um pouco mais do que este pacote traz, as opções de dificuldade existentes possibilitam a qualquer jogador terminar os jogos sem problema algum, podendo usar um modo em que os continues são infinitos ou ajustar a dificuldade para um modo mais ao estilo clássico, onde o desafio é mesmo a sério e essa é que é a piada destes jogos, ou às vezes nem por isso. Jogos como o Final Fight ou a parte final do Armored Warriors tornam-se num autêntico desastre no que diz respeito à dificuldade, é como se fosse uma tarefa impossível, a confusão instala-se de tal modo que o jogador tem de rezar para sobreviver com as vidas e continues que tem ao seu dispôr (ainda bem que já não precisamos de gastar moedas de 50 escudos). O melhor nestes casos é jogar em multiplayer e aí a conversa já é outra. O melhor de tudo é a possibilidade de jogar no sofá ou online. No caso do Final Fight apenas jogam 2 pessoas, mas no caso de um Captain Comando por exemplo, já podem ser 3 no campo de batalha. Claro que se torna um pouco confuso, mas nada como uma boa comunicação entre os jogadores, é mais divertido e inequivocamente mais fácil.

Existe mais em Capcom Beat em’Up bundle, é possível jogar em duas versões, inglesa e japonesa, onde tudo se transforma, até os diálogos e textos apresentados nos jogos, para além de que existem algumas diferenças a desvendar em ambas as versões. Para além disto, há uma galeria de arte a ser explorada, com o design das personagens de cada jogo, capas e posters promocionais, tudo com uma arte arrebatadora, um luxo para os fãs, com desenhos supreendentes bem ao estilo da Capcom e dos lados do oriente, o que sempre me fascinou.


Concluindo, esta “bomba” é uma grandiosa oportunidade, seja para relembrar estes velhos clássicos ou os jogadores serem introduzidos pela primeira vez a dois dos melhores jogos do género que possivelmente nunca os conheceram sequer, agora com a vertente multiplayer online, a experiência será sempre refrescante. Uma colectânea a não perder para os grandes fãs e para muitos outros que não chegaram a gastar as moedas que tinham nos bolsos para o lanche matinal nos anos 90.


Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Xbox One, gentilmente cedido pela Ecoplay.
Capcom Beat 'Em Up Bundle Capcom Beat 'Em Up Bundle Reviewed by Patrício Santos on 20 setembro Rating: 5

Latest in Sports