Pokémon Presents: Pokémon Legends Z-A anunciado e outras novidades


A série Pokémon faz hoje 28 anos! Lançados a 27 de fevereiro de 1996 no Japão, Pokémon Red e Pokémon Green marcavam o início de uma das mais famosas séries de videojogos, com Pokémon Blue a ser lançado também no Japão nesse mesmo ano, uma versão refinada do mesmo jogo com algumas melhorias. Como tem vindo a ser tradição nos últimos anos, para marcar este aniversário foi preparado um Pokémon Presents com novidades (e surpresas) com o que esperar da série para os próximos meses!

O arranque da apresentação começou com um conjunto de vídeos uns atrás dos outros, sobre atualizações para os mais diversos jogos de Pokémon em dispositivos móveis. Podem ver a apresentação na íntegra no vídeo em seguida:


Comecemos pelo final, pela grande surpresa desta apresentação, o anúncio de Pokémon Legends Z-A com lançamento mundial em simultâneo em 2025! Pouco sabemos sobre este jogo, ficando apenas com um pequeno tease do título em que apresenta o regresso à região de Kalos de Pokémon X e Y. Uma revelação acompanhada com a mensagem de "um plano de desenvolvimento urbano de Lumiose City", com a visão de uma linda coexistência entre as pessoas e os Pokémon e, ainda, o regresso da mecânica de Mega Evolução.

Talvez seja expectável esperar algo muito semelhante a Pokémon Legends: Arceus em termos de jogabilidade, mas ficou apenas esta pequena amostra para o futuro da série e muitas dúvidas no ar! E, bem, ao fim destes anos todos temos o lançamento de Pokémon Z de alguma maneira, que essa foi a geração que não viu o relançamento do mesmo jogo numa versão definitiva como estamos habituados a ver, nem que seja através de DLC como nos mais recentes jogos.


De resto, na curta apresentação tivemos uns vídeos atrás de outros sobre atualizações dos mais diversos jogos da série: o lançamento de raids dos 3 primeiros starters da série para Pokémon Scarlet e Violet a começar em breve, Pokémon GO com um evento ligado à série de animação Pokémon Horizontes. A chegada do trio de lendários de Pokémon Gold e Silver a Pokémon Sleep e, já que falamos da segunda geração, Silver e o seu Tyranitar em Pokémon Masters EX, juntamente com Geeta e Glimmora. Temos ainda atualizações a caminho de Pokémon Café Remix e também Pokémon Unite, com Miraidon, Falinks e Ceruledge a marcar presença.

São... muitos jogos mobile e, como se não fossem o suficiente, tivemos o anúncio de Pokémon TCG Pocket, para dispositivos móveis! Um jogo com o simples objetivo de colecionar cartas, trocar cartas com amigos e, ainda, participar em rápidas batalhas durante as nossas pequenas pausas diárias, onde quer que estiverem. Algumas cartas com artworks especiais que nos permitem explorar a ilustração como nunca, como se entrássemos dentro das cartas.

Foi este o Pokémon Presents de 2024! De fora ficaram as adições dos jogos clássicos de Pokémon para a Game Boy e Game Boy Advance, para o serviço da Nintendo Switch Online que há muito é pedido pelos fãs. Isso e nenhum grande anúncio para Nintendo Switch este ano. Estarão a preparar já o terreno para a sucessora da Switch, daí não mostrarem nenhum excerto de jogabilidade de Pokémon Legends ZA? Veremos!

Latest in Sports