25 jogos que tens de jogar em 2025
Ghost of Yotei
2025 | PS5 | Sucker Punch
2025 vê-nos voltar ao Japão para a tão esperada sequela do brilhante Ghost of Tsushima. Ainda não sabemos muito sobre o novo título da Sucker Punch, para além do facto de que se passa mais de 300 anos depois do primeiro jogo, o que significa que o Ghost, Jin Sakai, é pouco mais que uma lenda agora. Na pele de uma nova protagonista, Atsu, e numa viagem pelo norte do Japão, é seguro assumir que nos espera uma emocionante aventura, as paisagens mais belas que o Japão feudal tem para oferecer e um combate simplesmente fantástico.
Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii
21 de fevereiro | PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC | RGG Studio
O próximo jogo não nos leva ao Japão, mas deixa-nos bem perto. Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii — sim, esse é o nome — finalmente concretiza o maior desejo de todos os fãs da série, ao dar-nos um spinoff centrado em Goro Majima, ao estilo de The Man Who Erased His Name, e promete ser a aventura mais fora da caixa que já vimos em toda a série, com um Majima que, de alguma forma, perdeu a memória e vê-se agora em Havai ao comando de um navio e um grupo de piratas. Pensando bem, nada parece mais adequado para a primeira aventura a solo de Majima do que ver o Louco Cão de Shimano a navegar o Pacífico em busca de um tesouro e a batalhar com espadas e canhões.
Metroid Prime 4: Beyond
2025 | Nintendo Switch | Retro Studios
Parece que foi há uma eternidade que o quarto capítulo da série Metroid Prime foi anunciado, em 2017. Um anúncio dez anos depois de Metroid Prime 3: Corruption, que colocou Samus Aran em situações muito complicadas que, felizmente, terminaram bem. Um regresso de uma série que os fãs anseiam, que desde o remaster do primeiro jogo deixou todos com fome por este novo capítulo que chegará, finalmente, este ano! O que espera a Samus, tanto como a nós, é uma aventura recheada de perigos, muita ação e muito mistério, que se adensa até porque (ainda) sabemos muito pouco sobre este novo capítulo… mas os próximos meses certamente irão trazer novidades.
Metal Gear Solid Delta: Snake Eater
2025 | PS5, Xbox Series X|S, PC | Konami
Falando em figuras icónicas dos videojogos que estão de volta às nossas consolas em 2025, este ano marca o regresso de Naked Snake, antes de ser chamado por outro nome. Este remake de Snake Eater, um dos melhores jogos de sempre, oferecendo a mesma história emocionante e o mesmo mundo imersivo, com gráficos renovados que trarão nova vida a cada centímetro de selva, floresta e pântano. Eu posso dizer com toda a certeza que por aqui estamos mais que prontos para voltar a ver o Snake sofrer de todas as formas imagináveis ao longo desta aventura.
Dragon Quest I & II HD-2D Remake
2025 | Nintendo Switch, PS5, Xbox Series X|S, PC | Square Enix
De um remake para outro, 2025 verá também o regresso de Dragon Quest I e II, com o mesmo estilo de pixel modernizado que Dragon Quest III HD-2D Remake, lançado no ano passado. Dragon Quest I e II completam a trilogia que arrancou a série, intitulada Erdrick Trilogy, e encarrega-te mais uma vez de lutar pelo bem contra os novos mauzões mundo fora, oferecendo-te horas e horas de diversão JRPG com estas histórias multigeracionais que deram o pontapé de saída para aquela que é uma das mais épicas séries de videojogos de sempre.
Mouse P.I. For Hire
2025 | PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC | Fumi Games
Se o desejo que pediste àquele génio que te apareceu quando esfregaste a lamparina que encontraste no sótão da tua avó foi um Cuphead, mas FPS, inspirado pelo film noir e pelos primórdios do Rato Mickey, então é a ti que devemos um agradecimento por Mouse P.I. For Hire. Pelo que consegui apurar depois de alguma investigação, é cientificamente impossível ver gameplay deste jogo e não achar que é o jogo mais fixe de sempre. Nas luvas brancas de John Mouston, um detetive privado, vais cruzar caminhos com todo o tipo de criminosos num mundo caricaturalmente violento.
Death Stranding 2: On The Beach
2025 | PS5 | Kojima Productions
Ok, este é capaz de ser o jogo mais difícil de explicar em toda a lista — e, ironicamente, o jogo para o qual eu estou pessoalmente mais entusiasmado este ano (ignorando do entusiasmo inevitável para um certo outro jogo). Uma lista que já conta com um FPS noir em que o protagonista é um rato e um jogo ex-yakuza que se reinventa como um pirata, e que virá a conter coisas ainda mais estranhas. Mesmo após ter concluído o primeiro Death Stranding, não sei se era capaz de o explicar. Mas essa é a magia de um jogo do Kojima, Quanto à sequela, para já sabemos o seguinte: o Sam e a Fragile estão de volta, bem como o Higgs, que agora tem uma guitarra elétrica que dispara raios, o George Miller, realizador de Mad Max e Furiosa, está no jogo — ou, pelo menos, a sua cara — e a sua personagem tem um gato feito de óleo com asas, há um fantoche stop-motion, e agora há deslizamentos de terra a evitar durante as entregas. Mas sejamos honestos, nada disto interessa, porque já íamos jogar este jogo mesmo se não soubéssemos nada sobre ele.
Little Nightmares III
2025 | Nintendo Switch, PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC | Bandai Namco
Sim, Little Nightmares III constou da nossa lista do ano passado, mas estamos confiantes que é desta que a Bandai Namco nos vai dar a sequela de que estamos à espera. Desta vez, seguirás a viagem de Low e Alonne, tentando guiá-las para fora do Nowhere, numa aventura em que a sua amizade será essencial para conseguirem escapar de um mundo repleto de ilusões e uma ameaça ainda maior que se esconde nas sombras. Pela primeira vez na série poderás enfrentar os teus medos de infância com u amigo em co-op online, podendo sempre jogar sozinho se assim preferires.
Kingdom Come Deliverance II
4 de fevereiro | PS5, Xbox Series X|S, PC | Deep Silver
Saudemos agora o rei dos extremamente realistas e historicamente precisos RPGs medievais, Kingdom Come Deliverance, que regressa em 2025 com uma sequela direta para o original de 2018, e nos volta a pôr na pele de Henry, agora ao serviço do rei e em busca de vingança pela morte da sua família. Está de volta o combate desafiante e metódico, o cenário medieval belo, mas brutal de Bohemia no início do século XV, as conversas e o realismo que distingue esta aventura de qualquer outro RPG.
Grand Theft Auto VI
2025 | PS5, Xbox Series X|S | Rockstar
Ok, consegui aguentar até agora. Não será um exagero dizer que estamos perante algo histórico no mundo dos videojogos. Não me lembro de um evento cultural desta magnitude, que fosse tão antecipado de uma forma geral como o lançamento de GTA VI, desde talvez Avengers: Endgame, e certamente não me lembro de nenhum possível lançamento de um jogo causar tanto furor como este. Como de costume, a Rockstar está a esconder demasiado bem os seus segredos, mas sabemos que vamos ter a primeira protagonista feminina da história da franquia, Lucia, e que iremos voltar a Vice City pela primeira vez desde, bem, GTA Vice City. Mas mesmo após ver e rever os 90 segundos de trailer que a Rockstar nos mostrou uma quantidade de vezes que definitivamente não é saudável, não há muito mais que possamos dizer com certeza para já. Resta-nos ser racionais e esperar com paciência. Ou pôr o trailer a dar em loop na televisão da sala até ser confirmada a data de lançamento. Sim, parece-me ser a melhor opção.
Assassin's Creed Shadows
14 de fevereiro | PS5, Xbox Series X|S, PC | Ubisoft
Já que estamos a falar de franquias históricas, 2025 verá também o regresso de Assassin's Creed, desta vez naquele que é provavelmente o período histórico mais requisitado pelos fãs. A Ubisoft leva-nos, finalmente, para o Japão feudal, na pele de uma dupla de assassinos com abordagens diferentes: a furtiva assassina shinobi Naoe, perita em fazer uso das sombras, técnicas de distração e shurikens, e o lendário samurai Yasuke, mais virado para o combate corpo-a-corpo e determinado em libertar o Japão dos seus opressores. Tal como Mirage, Shadows parece ser um regresso às origens da série, com um foco na construção de uma rede de espiões e nos assassinatos propriamente ditos.
DOOM: The Dark Ages
2025 | PS5, Xbox Series X|S, PC | Bethesda
E enquanto ainda estamos no tema, haverá poucas séries mais icónicas que DOOM, de regresso em 2025 com uma prequela de DOOM (2016) e DOOM Eternal, que nos levará às origens da saga do DOOM Slayer, a super arma com o propósito único de destruir o mal. DOOM está mais brutal do que nunca, contando com um arsenal inigualável que inclui, por exemplo, aquilo que parece ser uma pistola de pregos, um escudo com bordas serradas ao qual podes dar corda e fazer rodar antes de atirar e uma arma que mói crânios e dispara os pedaços resultantes. É bom saber que algumas coisas nunca mudam, e parece que a violência típica de DOOM é uma delas.
2025 | PS5, Xbox Series X|S, PC | Remedy
Sabia que não era só eu que tinha saudades da incomparável atmosfera de Control! Felizmente, este ano vamos poder voltar ao Federal Bureau of Control para combater o Hiss, nesta aventura FPS co-op em que tu e 2 amigos serão membros do Firebreak, a divisão mais versátil do FBC, e a única equipada para combater as forças sobrenaturais que assombram a Oldest House. Mal podemos esperar para percorrer os mapas de Control acompanhados pelos nossos amigos e por ver como é que esta nova perspetiva irá influenciar o excelente combate do jogo original.
Mafia: The Old Country
Verão de 2025 | PS5, Xbox Series X|S, PC | 2K
Se em vez do sobrenatural tens mais inclinação para combater gangsters e mafiosos, então o regresso de Mafia após quase uma década de ausência das nossas consolas é a melhor notícia que podias receber. Esta prequela vai colocar-nos na pele de Enzo Favara, dando-nos um lugar na fila da frente para testemunhar as origens do crime organizado no submundo da Sicília do século XX. Rodeados ora pela beleza dos campos sicilianos, ora pelas arestas menos polidas dos becos urbanos da cidade, não há dúvida que estamos a breves meses de viver mais uma aventura épica, recheada de traições, violência, discursos sobre a importância da família e ofertas irrecusáveis.
Monster Hunter Wilds
28 de fevereiro | PS5, Xbox Series X|S, PC | Capcom
Monster Hunter Wilds é o jogo que, a julgar pelo tamanho dos monstros, vai preencher o espaço que foi ocupado por Dragon's Dogma II no ano passado. Desta vez, fazes parte de uma unidade encarregada de investigar uma criatura misteriosa pelo nome de "White Wraith" nas Terras Proibidas, uma região nunca antes explorada e que se crê desabitada. Na pele de um caçador de monstros profissional, é tua função proteger o equilíbrio do ecossistema e, claro, caçar monstros. Por falar em ecossistema, este promete ser o Monster Hunter mais imersivo até agora, com um mundo que se transforma completamente, desde o comportamento dos monstros ao clima, com o passar das estações.
Avowed
13 fevereiro | Xbox Series X|S, PC | Obsidian
Outro jogo que consta da nossa lista de jogos de 2024 é Avowed, da Obsidian, que infelizmente não pudemos jogar no ano passado. Mas este ano já conta com uma data definitiva de lançamento, o que significa que já só falta um mês para podermos explorar o mundo de Eora, inicialmente apresentado em Pillars of Eternity. Na pele de Aedyr, enviado para investigar rumores de uma praga que se espalha pelas Living Lands, cabe a cada jogador forjar o seu caminho ao longo desta ilha recheada de mistério, segredos, perigos e aventuras e, acima de tudo, escolhas e consequências. Serás tu o salvador de Eora, ou o maior perigo que este mundo já enfrentou?
Clair Obscur: Expedition 33
2025 | PS5, Xbox Series X|S, PC | Sandfall Interactive
Clair Obscur: Expedition 33 é o mais óbvio candidato ao prémio de elenco mais ridiculamente talentoso do ano. Com vozes como a de Charlie Cox (Daredevil), Andy Serkis (Senhor dos Anéis, Andor, The Batman), Ben Starr (Final Fantasy XVI), Jennifer English (Baldur's Gate III, Elden Ring, Divinity: Original Sin II) e Kirsty Rider (Sandman), é difícil não ficar intrigado pelo que o novo título da Sandfall Interactive terá para oferecer. Num mundo alternativo inspirado pela França da Belle Époque, uma figura misteriosa pelo nome de "A Pintora" pinta todos os anos um número no seu monólito e todos aqueles com essa idade desvanecem-se em fumo. Forma-se então uma expedição, todos os seus membros com 33 anos, que parte com o objetivo de destruir a pintora antes que esta possa pintar o número 33.
Hell is Us
2025 | PS5, Xbox Series X|S, PC | Nacon
O que vimos de Hell is Us até agora mostrou-nos uma aventura de ficção científica, com um foco em exploração, combate corpo-a-corpo e inimigos extremamente sinistros. Mas para lá disso existe uma história intrigante e misteriosa, que te coloca na pele de Rémi, um soldado que regressa à nação ficcional de Hadea, de onde fugiu em criança, e que se encontra agora, numa alternativa década de 90, devastada por uma guerra e isolada do resto do mundo. Agora está de volta para encontrar os seus pais, o que significa revisitar conflitos do passado e explorar a escuridão que permeia todo o cenário de Hell is Us.
Borderlands 4
2025 | PS5, Xbox Series X|S, PC | 2K
Borderlands está de volta, com quatro novos Vaulters e, como seria de esperar, muitas e muitas e muitas armas, que certamente serão uma enorme ajuda no novo planeta de Kairos e na batalha contra o opressivo Timekeeper, um impiedoso ditador cuja liderança é ameaçada por uma catástrofe mundial que promete desencadear o caos em todo o planeta. Sozinho ou acompanhado por até 3 amigos, 2025 é o ano para iniciares uma revolução e recorrer ao mais variado arsenal ao teu dispor para abrires caminho pela multidão de monstruosidades mecânicas, bandidos sedentos de sangue e feras cruéis que habitam Kairos. E claro, não te esqueças de recolher o loot!
Atomfall
27 de março | PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC | Rebellion
És fã de Fallout, mas és mais apreciador de fish and chips do que de... seja lá o que for que é considerada comida tipicamente americana? Apresento-te Atomfall, um action-survival pós apocalíptico inspirado pelo verdadeiro desastre nuclear de 1957, em Windscale, no norte de Inglaterra. Vais explorar uma zona de quarentena fictícia populada pelo mais interessante conjunto de sotaques em qualquer parte do mundo, e cabe-te a ti explorá-la e desvendar os mistérios por detrás do acidente nuclear de Windscale. E sejamos honestos, não consigo pensar em nenhum sítio melhor para viver esta aventura do que o pitoresco interior britânico, rodeados por colinas verdejantes, pequenas vilas rurais e as clássicas cabines telefónicas vermelhas e nunca parecem fora de lugar.
Sid Meier's Civilization VII
11 de fevereiro | Nintendo Switch, PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC | 2K
Se a menção do interior britânico nos meados do século XX deixou-te curioso, mas não queres limitar a tua aventura a um único cenário, então talvez a série Civilization seja para ti. Vá lá, todos nós temos um nerd de história de dentro de nós. Não? Só eu? Enfim, Civilization está de volta em 2025, a série que já conta com um legado de mais de 30 anos em que tem cativado jogadores de todo o tipo, colocando-os na pele dos mais variados líderes mundiais e fazendo-os ver que a melhor forma de conquistar poder e território nem sempre é guerra aberta. Por vezes é mais inteligente seguir a via diplomática para desarmar um inimigo, enquanto conspiramos em segredo para o destronar através de propaganda e demagogia, uma mensagem apoiada pelo famoso sedento de poder, Mahatma Gandhi. Civ VII promete trazer novidades revolucionárias, como a possibilidade de misturar diferentes líderes e civilizações, o que dará sem dúvida origem a uma linha temporal bastante estranha, onde Abraham Lincoln liderará os exércitos romanos ou a Cleópatra estará à frente do governo americano.
Fable
2025 | Xbox Series X|S, PC | Obsidian
Espadas, magia e fadas. A série Fable regressa depois de vários anos, para nos levar de volta a Albion e contar uma nova história de heróis lendários e vilões traiçoeiros. Apresentado como um reboot, Fable representa um novo início para a célebre franquia, trazendo consigo um tom brincalhão e um sentido de humor irónico, bem como uma oportunidade de escrever toda uma nova história cheia de peripécias, entre lutas com espadas ou magia, visitas a tavernas, romances épicos e até embates frente a frente com gigantes.
Wuchang: Fallen Feathers
2025 | PS5, Xbox Series X|S, PC | 505 Games
O próximo jogo da nossa lista é um soulslike baseado no período final da Dinastia Ming da China na terra de Shu, assombrada por uma escuridão e um fenómeno pelo nome de "Feathering", responsável por mutações como a capacidade que pelo menos uma mulher parece ter de se transformar numa cabeça de raposa. Tu jogas como Wuchang, uma pirata com amnésia que se vê obrigada a ultrapassar todo o tipo de monstruosidades, usando uma panóplia de armas e estilos de luta para recuperar as suas memórias e desvendar a verdade por detrás de toda esta escuridão. E quem sabe, talvez até venhas a fazer uso do próprio poder do Feathering.
Split Fiction
6 de março | PS5, Xbox Series X|S, PC | Hazelight Studios
2025 traz também consigo a nova aventura co-op da autoria das brilhantes mentes que nos trouxeram It Takes Two. Desta vez, tu e mais um amigo viverão a história de duas escritoras que, de um momento para o outro, se encontram presas em mundos da sua própria criação, onde se vão deparar com todo o tipo de situações bizarras, seja o nascimento de uma supernova, uma batalha de dança com um macaco ou um confronto com um gato malvado. Como seria de esperar, cada nível trará consigo novas peripécias e mecânicas, incluindo secções de platforming, furtividade e puzzles que prometem testar a nossa perspicácia e capacidade de trabalho em equipa.
Judas
2025 | PS5, Xbox Series X|S, PC | Ghost Story Games
A inescapável passagem do tempo significa que já lá vai mais de uma década desde o lançamento do último jogo de Ken Levine, responsável por System Shock 2 e pela série Bioshock. Judas marca o regresso do aclamado diretor criativo, agora ao leme de um novo estúdio, Ghost Story, e as semelhanças com o seu trabalho anterior são inegáveis, principalmente se pensarmos em Bioshock. A bordo de uma nave que transporta aquilo que resta da humanidade para um novo planeta, Judas — és tu — terá de escolher alinhar-se com uma de três fações e, claro, sofrer as consequências da sua escolha, enquanto causa todo o tipo de caos com acesso a uma variedade de armas e poderes. Considerem-nos intrigados.
E aí as têm, as nossas escolhas para os 25 jogos que tens de jogar em 2025! E tu, qual é o jogo que mais queres jogar em 2025?