Lunark


O imaginário do Cosmos sempre esteve presente nas mais diversas áreas de entretenimento. Desde filmes, livros e jogos de vídeo, as premissas por detrás de uma história Sci-fi nunca tiveram um fim à vista. Lunark é uma carta de amor a um género que se manteve ativo desde os primórdios da criação dos vídeos jogos, o género cinematic platformer. 

Quem não se lembra de passar umas boas horas a saltar de plataforma em plataforma no Prince of Persia, o título lançado em 1989? Ou das cutscenes super à frente do seu tempo de Flashback? Lunark bebe da inspiração dos saltos super metódicos desses mesmo títulos, mas imprime a sua própria identidade, ainda que não revolucionando o género sci-fi, é uma aventura que mantém o jogador atento ao que se vai passando no ecrã.

Esta aventura é ambientada no mundo de Albaryne, onde o jogador interpretará o papel de Leo, um rapaz com características físicas bastante distintas e que apresenta uma condição rara que causa o seu envelhecimento precoce. Centuries ago a Lua foi transformada numa gigantesca nave espacial por uma Inteligência Artificial chamada Noah, com o intuito de salvar a raça humana da sua extinção, já que a Terra estava a atravessar períodos bastante complicados. A ideia foi assim a de transportar milhões de embriões humanos para o planeta habitável mais próximo, numa iniciativa que teve o nome de Lunark. 


Este título começa quando Leo é apanhado de surpresa no meio de uma rebelião contra o regime de Lunark. Leo é visto como um rebelde após um evento que levou à explosão da sua nave perto do Headquartes de Gedeon. Sem ter outra alternativa inicia a sua fuga após ser incumbido por Gedeon, de procurar um artefacto com características bastante especiais. Ao longo da aventura e no meio de saltos, puzzles e disparos contra um exército de androides, o mistério da sua origem irá aos poucos sendo desvendado.

Existe um feel específico no controlo da personagem que é sem dúvida uma das partes mais marcantes deste título que para quem não está habituado, poderá imprimir quantidades iguais de charme e de frustração. O movimento e todas as ações que Leo pode efetuar, como disparar a sua arma, usar o seu shield de proteção, ou saltar enquanto corre, têm de ser medidos e calculados na perfeição. É um sistema que à primeira vista pode transmitir uma sensação de falta de resposta, mas que após a sua habituação é possível aproveitar cada pequeno momento. De facto não encontrei qualquer bug ou problema relacionado com as mecânicas de jogo, apenas a minha aselhices em momentos de salto em movimento.


Para atravessar uma sala cheia de guardas é possível ter-se uma de duas abordagens, a stealth, ou a de combate. Leo está equipado com a habilidade de roll que permite não só passar por zonas baixas, mas também permite esquivar a ataques dos guardas ou posicionar-se de forma mais favorável. Cada tipo de inimigo necessita de levar um número diferente de tiros para ir abaixo e apresenta um padrão de ataque diferente. O importante neste sentido é realmente aprender o seu padrão de ataque para que seja possível calcular o movimento seguinte a aplicar. 


Os checkpoints podem por vezes ser bastante espaçados entre si, e um salto mal calculado, armadilhas ou encontros contra inimigos podem facilmente reduzir os corações de vida de Leo a zero. No entanto, os objetos colecionados até então serão guardados no inventário, permitindo assim ao jogador continuar a ação sem a necessidade de repetir novamente a sua tarefa. Como referi, neste título a habituação e paciência são uma virtude.


Lunark é sem dúvida um marco nos cinematic platformers. A animação brilhante traduzida em pixeis de baixa resolução adicionam um detalhe de charme bastante demarcado. O carinho impresso neste jogo é visível também nas cutscenes fantásticas espalhadas neste título. Embora seja possível terminar a sua história em cerca de 6 horas, são 6 horas bastante suculentas. A história de Albaryne é bastante mais complicada do que aparenta, e a jornada de Leo em Lunark não deixará o planeta e o jogador como quando começaram.
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Steam, adquirido pelo próprio.

Latest in Sports