Terra Nil


E se existisse um city builder que não fosse sobre expandir e industrializar terrenos, mas sim, restaurar a natureza sobre tiles de mapa despidos de quaisquer propriedades? Essa é a questão abordada em Terra Nil, construído sobre um ambiente super relaxante que deixa qualquer pessoa num estado zen, numa abordagem diferente ao género city-building e puzzle.

O objetivo de Terra Nil será o de reabilitar um planeta que efetivamente se encontra morto e desprovido de qualquer vestígios de fauna ou flora. Dividido entre quatro áreas com ambientes diferentes, tudo começa com um elemento que possibilita gerar energia, a turbina eólica. Neste sentido, este elemento torna-se o principal meio de construção dos sub elementos que possibilitam criar um ambiente propício ao nascimento de vegetação, com a ajuda de um purificador de toxinas e posterior irrigador. Com o aparecimento de água e vegetação estão criadas as condições adequadas para a aproximação de vida animal. A componente de puzzle entra em jogo no momento de colocação de todos os mecanismos criados para criar vida. Por exemplo, a turbina eólica apenas funciona em cima de pedras, o irrigador apenas apresenta um X número de tiles por área, entre outros. O mesmo se aplica no momento de deixar a zona respirar livremente sem a ocupação de máquinas. A fase final de cada nível é a reciclagem de todos os equipamentos.
 

Cada zona corresponde a determinadas áreas do planeta, como por exemplo, uma área de floresta, uma área tropical ou uma área gélida. É de facto fascinante ver o mundo ganhar cor e vida nas diferentes áreas com um simples click do botão do rato. Uma das tarefas apresentadas ao jogador ao longo da sua jornada, é a necessidade de criar as condições necessárias para que se dê o crescimento da flora necessária. Controlar a temperatura e a humidade tornam-se aspetos bastante importante. Não sendo uma particularidade super difícil, fez-me repetir o bioma tropical, já que era necessário chegar a uma certa percentagem de humidade para que os corais pudessem crescer.

Após estarem reunidas todas as condições climatéricas, entra a segunda fase da jornada de cada zona, a possibilidade de procurar os diferentes animais. Ainda que estejam reunidas as condições climatéricas necessárias, alguns animais têm necessidades especificas de áreas para poderem proliferar. 


Alguns aspetos em Terra Nil são explicados na sua integra mas outros são aprendidos com a experiência da utilização das várias ferramentas. Não é um elemento negativo, nem o próprio jogo é difícil, mas pode deixar alguns jogadores um pouco perdidos sem saber o seu próximo passo. É sempre possível regressar ao ponto de partida e se se gastar todos os recursos necessário para a construção de cada equipamento sem chegar ao próximo objetivo, esse será mesmo a única escolha possível.
 

Terra Nil é uma experiência super relaxante mas curta. Tem de facto alguma replayability, com a implementação de diferentes níveis de dificuldade, mas apenas quatro zonas diferentes sabe a pouco. No entanto, é um título totalmente recomendado para os fãs de jogos city builder.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC via Steam, gentilmente cedido pela Cosmocover.

Latest in Sports