Minecraft Legends


Se há uma série que conquistou jogadores em todo o mundo, essa é Minecraft, sendo hoje uma valiosa marca que já conta até com spin-offs, como é o caso deste novo Minecraft Legends.

O original Minecraft não é do agrado de todos: eu próprio fui alguém que ignorou o jogo principal e o seu sucesso, porque o seu género não é de todo a minha praia. Uma coisa, porém, era certa: com tantos fãs e jogadores, era natural que Minecraft não se ficasse por um mero jogo.

Minecraft Legends tem um conceito relativamente diferente do seu jogo original, aqui o foco já não é tanto na construção e nessa liberdade que existia no primeiro jogo, embora exista sim, um mundo a ser explorado e as mecânica de construção estejam implementadas, o que acabou por ser atrativo, tendo uma dose de ação, com uma narrativa simples que serve de pretexto para toda a aventura em Legends.

Neste mundo da criação da Mohjang Studios, os jogadores vão encontrar diversas áreas repletas de cenários distintos e vividos que tornam a experiência mais agradável do que inicialmente possa transparecer. Desde cenários com neve, às áreas mais vulcânicas e às planícies mais verdejantes, Minecraft Legends é uma boa surpresa para todos aqueles que julgam o livro pela capa por ter o nome Minecraft e que provavelmente têm a ideia de que é mais do mesmo.

 
É verdade que as ferramentas de construção estão novamente presentes, o jogador terá a obrigação de recolher recursos para criar os soldados pretendidos. Estes recursos básicos naturais como a madeira e a pedra são os primeiros que o jogador terá acesso, com a progressão, vão existir outro tipo de recursos para a criação de outro tipo de soldados que farão a diferença nas batalhas travadas contra os pequenos piglins que ameaçam este belíssimo e pacifico mundo com ataques a aldeias e apropriação de terras.

Em primeiro lugar, vão ter de escolher um herói entre vários já pré-definidos, qualquer um servirá pois a diferença apenas reside no nível estético e nenhum tem atributos específicos. Após a escolha, o objetivo é colocar um fim a todas estas terras conquistadas pelos inimigos em que se instalaram e colocaram portais para o efeito de enviar tropas e mais tropas para conquistar todo o reino. Para derrotar esta terrível ameaça, o jogador terá de mover as suas tropas e destruir todos estes portais para que nenhum piglins consiga atravessar. Estes inimigos têm por hábito atacar pela noite as vilas próximas, é bom o jogador ter em mente e criar umas torres de ataque para defender as vilas destes pequenos monstros.

As batalhas são interessantes, mas não posso afirmar que sejam totalmente divertidas, embora a ajuda das tropas faça toda a diferença para concluir o objetivo de destruir estes portais. Como o jogo não é linear e podemos decidir por onde ir a seguir, recomendamos que juntem o máximo de tropas possível para a ofensiva, se inicialmente podemos recrutar/criar 20 soldados, podemos igualmente juntar uns animais com habilidades únicas para auxiliar nas batalhas renhidas que vão ter pela frente, de referir que até os inimigos do passado, juntam-se nesta batalha contra o mal.

Como dito anteriormente, a ideia da criação e expansão da nossa base está presente, o jogador terá várias ferramentas as quais deverá de utilizar em toda a sua jornada, e não se trata apenas da base mas sim quando se dirige para atacar um território comandado pelos piglins. Os inimigos vão estar mais fortes a cada passo e vão estar bem mais preparados, daí o jogador ter de recolher recursos sempre que possível e usar e abusar das construções para chegar ao destino, como por exemplo, bases de inimigos que se encontram no alto da montanha, o que obriga ao jogador a criar umas escadas para subir até á plataforma distante que se encontra lá bem no alto.

Os comandos são básicos mas é compreensível, isto porque é um jogo que está direcionado para todas as faixas etárias e os mais novos vão ter aqui um jogo fantástico com uma sensação de algo grandioso devido às ferramentas e a liberdade que este permite. Já para os mais velhos não será um grande desafio, mas não deixará de ser apelativo.

O protagonista irá usar o seu instrumento musical para as mais variadas ações, é com este instrumento que tudo se cria e com a qual se interage. Vão ter também uma espada para atacar e claro, botões de ação para comandar as vossas tropas para onde desejarem, sendo no fundo um jogo com estratégia militar.

Dito isto, o modo campanha é sem dúvida o mais interessante, mas Minecraft Legends conta ainda com um modo Versus e o Legends & Myths. No modo Versus, entramos em batalha contra outros jogadores no modo online, onde teremos de defender a nossa base e atacar a do nosso oponente. Já no Legends & Myths, podemos encontrar um modo que irá presentear os jogadores com novas aventuras e desafios mensalmente.


Por fim, Minecraft Legends estará disponível desde o lançamento no GamePass e, com a componente online, vão poder jogar de modo cooperativo ou competitivo. Importa realçar o facto de ser um jogo cross-platform, dando a possibilidade de jogar com quaisquer outras pessoas, independentemente da plataforma em que o queiram jogar.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Xbox Series X, gentilmente cedido pela Microsoft

Latest in Sports