Porsche Design AOC Agon Pro PD27S


Lançado em agosto deste ano, o "Porsche Design | AOC Agon Pro PD27S" é a mais recente aposta da AOC, em parceria com a Porsche Design, num monitor QHD com um design carismático e óptimo desempenho, desta vez a um preço muito mais acessível em comparação com o anterior.

O PD27S é um monitor de 27" que segue as linhas principais do design do PD32M, com uma base mais simples mas mantendo a inspiração nos os carros desportivos da Porsche. Focado na experiência de gaming, o ecrã conta com uma resolução QHD, taxa de atualização de 165Hz a 170Hz e tempo de resposta de 1 ms Grey-to-Grey, sacrificando outras funcionalidades em contrapartida.

Em termos de design, este é um monitor bastante sóbrio, mas carismático, com uma moldura de ecrã bastante reduzida e uma simples barra horizontal com o logótipo da marca. A base, inspirada nos designs da própria marca, é um suporte de alumínio fundido a jacto de areia que lhe confere uma estabilidade e robustez impressionante, mas sem ocupar demasiado espaço, e dando a possibilidade de ajustar a inclinação do ecrã ou colocá-lo em modo vertical. Na parte traseira, conta com saídas laterais de luz e som ao estilo das entradas de arrefecimento das viaturas. Tudo isto confere-lhe um visual que facilmente se adapta a qualquer estilo de escritório, desde os mais minimalistas até aos mais coloridos.

Com um ecrã de 27 polegadas (68,7 cm) e resolução QHD (2560x1440), o monitor tem uma densidade de pixéis de 109 ppi e taxa de atualização de 165 Hz / 170 Hz, que lhe garante uma excelente fluidez até para os jogos mais intensos. Além disso, o ecrã conta com um painel IPS (AAS) plano de 10 bits, que a nível de cores lhe garante 95% da gama DCI-P3 e 99% da gama sRGB, certificado com DisplayHDR 400, o que lhe permite apresentar imagens mais "realistas", por assim dizer. Um óptimo exemplo é ligá-lo à PlayStation 5, que atualmente já é compatível com ecrãs QHD, e jogar títulos como o The Last of Us Part I com maior fluidez, imerso nos seus ambientes pós apocalípticos. Mesmo para assistir a filmes ou séries de TV, é um excelente monitor em termos de imagem, com sistema de antirreflexo no ecrã.

Outro aspeto a valorizar é a nível sonoro, com duas colunas de 5W, certificadas pela DTS Sound. Com um som claro, sem sacrifício dos graves, pode não substituir a experiência de um excelente headset, mas cumpre bem o objetivo para quem queira simplesmente ver um filme ou série, por exemplo.

Infelizmente, nem tudo é perfeito, e a maior falha vai a nível das ligações. Com duas entradas HDMI 2.0 e duas DisplayPort 1.4, fica em falta uma entrada USB-C, cada vez mais presente em diversos equipamentos e que, sem dúvida, facilita muito a vida de quem trabalha em modelos híbridos e precisa de ligar e desligar frequentemente o seu portátil. Mesmo do ponto de vista dos jogadores, também nunca é demais ter mais uma entrada à disposição.

Outro aspeto que deixa a desejar é o sistema de iluminação ambiente que vem integrado na traseira do monitor. Apesar de contar com uma dose de opções de personalização dos efeitos de luz, esta é demasiado suave mesmo quando se escolhe o brilho máximo nas definições, pelo que acaba por não ser muito visível em termos práticos. Para quem o tiver montado numa secretária que tenha por trás um ponto de passagem, a luz funciona como um embelezamento do monitor, mas quem o tenha junto à parede irá ficar desapontado em comparação com outros equipamentos.

Contando já com 3 meses de utilização no meu escritório, sendo raros os dias em que não o tenho pela frente, aquilo que mais me impressiona ainda é o seu ecrã antirreflexo e a forma como isso reduz imenso as eventuais distrações (por comparação, o ecrã do meu portátil mais parece um espelho quando apresenta imagens escuras). No que diz respeito a videojogos, é um companheiro perfeito para a minha Xbox Series S, mas também se mostrou perfeitamente à altura da PlayStation 5 que, com este equipamento, suporta output a 1440p a 60Hz e 120 Hz, tanto em SDR como HDR (dependendo dos jogos). Jogos como o Elden Ring ou The Last of Us Part I, por exemplo, são uma boa desculpa para se ligar a PS5 ao monitor. Por fim, algo que não deixa de ser importante é a aparente simplicidade do seu design, que faz dele um monitor compatível com os mais diversos tipos e estilos de decoração, dando o seu principal destaque ao que realmente importa: o que estiver a transmitir.


Vantagens: Desvantagens:
- Design apelativo
- DisplayHDR 400
- Ecrã antirreflexo
- Preço elevado
- Falta de ligação USB-C
- Efeitos de luz reduzidos

O Porsche Design AOC AGON PRO PD27S já se encontra disponível tanto nas lojas Porsche Design e lojas especializadas, como online em www.porsche-design.com e lojas online selecionadas, com PVP de €499.

Latest in Sports